A importância do descanso físico e mental durante as férias 

Educadores podem usar o período para refletir sobre o que passou e se preparar para os desafios de um novo ano letivo 

Se o início do ano letivo demanda organização e disposição, as últimas semanas e dias do ano significam, para a quase totalidade de professores e profissionais da educação, um estado de praticamente exaustão e esgotamento, tanto físico como mental. O ano de 2022 marcou um ciclo ainda mais importante considerando a volta às aulas presenciais depois de muitos meses da educação a distância, seja mediada por tecnologia ou com entrega de atividades impressas. 

Por isso, o período de férias deve ser destinado a atividades que promovam um bem-estar também nesses dois eixos, físico e mental. 

O que isso quer dizer? O grande volume de atividades simultâneas que precisam ser realizadas no final do ano, como correção de avaliações e fechamento de notas e diários, reuniões de educadores e planejamentos, conselhos de classe, longas jornadas – em muitos casos em mais de uma escola – e a vida pessoal de cada um representam um pacote de responsabilidades que muitas vezes se somam sem que o educador consiga enxergar a ‘luz no fim do túnel’. 

Dessa forma, apesar de não existir certo ou errado, e sim o que funciona mais para cada pessoa individualmente, o mais aconselhado é que professores busquem práticas que combinem o descanso mental com estímulos físicos. 

Confira a seguir exemplos de práticas que podem ajudar na recuperação das energias durante as férias: 

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos contribui para a produção de endorfina, hormônio conhecido pela promoção da sensação de bem-estar. Os exercícios são variados e democráticos, e por isso podem agradar todas as pessoas, até quem não gosta de esportes. Exemplos de atividades são os próprios esportes e suas múltiplas modalidades, incluindo musculação, corrida e natação, e também dança. 

Meditação e yoga

Práticas de relaxamento, como meditação e yoga, também são uma forma interessante de combinar estímulos físicos e descanso mental. As atividades podem ser desafiadoras no começo, mas existem canais no YouTube com professores que ensinam os primeiros passos para iniciantes. Vale a tentativa.  

Exercícios de reflexão e metas

As férias também podem ser um período interessante para que os educadores possam realizar exercícios que ajudem a ter um olhar positivo para o ano que passou. Exemplos de atividades reflexivas são escrever em uma folha os desafios do ano e as estratégias utilizadas para superá-los, bem como uma listagem de todas as conquistas, sejam pequenas ou grandes. Refletir sobre metas pessoais e profissionais para o próximo ano com base no que foi realizado no ano que passou também é uma ideia válida. 

Entretenimento

Há dias em que não há nada melhor do que assistir um bom filme, maratonar uma série ou, às vezes, até mesmo passar a noite em claro com a companhia de um bom livro. Diversos influenciadores digitais têm se especializado na indicação de conteúdos de entretenimento e boas leituras.  

Desconexão e conexão

Desinstalar aplicativos ou limitar o tempo de navegação a cada dia são boas opções para dar um descanso para a mente dos estímulos constantes promovidos por redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e outras. Ao fazer isso, é quase garantido que sobre tempo ao final do dia, que pode ser destinado a família ou aos amigos. 

Atividades mão na massa

Muito se fala sobre a importância de atividades mão na massa para crianças e jovens na educação. A dica, entretanto, vale para todo mundo e inclusive para os educadores no período de férias. Cozinhar, fazer artesanato, pintar, bordar, fazer crochê, praticar jardinagem e outras atividades manuais podem ajudar no processo de relaxamento e criatividade, direcionando a atenção para outras práticas. 

Ao ar livre

Ganham pontos extras aqueles que conseguirem realizar as atividades e sugestões acima ao ar livre, seja na praia, no campo, em um parque ou em uma praça, e durante o sol da manhã. Além de ajudar na síntese de vitaminas importantes para o corpo humano, como a vitamina D, estudos comprovam que a exposição diária – e controlada – à luz do sol tem efeitos positivos diretos no cérebro, bem como o contato com a natureza. 

Fique por dentro

Por reconhecer a importância de práticas de autocuidado por parte dos educadores e o melhor uso de momentos de férias e recesso escolar para descanso e relaxamento, a Vivescer já realizou reportagens e matérias com a temática. Confira abaixo: 

Recesso escolar: a importância do descanso para os professores; 

Recesso de julho pode ser usado para estudos e descanso, com equilíbrio;

Professores contam os principais desafios do fim de ano letivo;

Exercícios simples de autocuidado podem ajudar os professores no fim do ano letivo.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *