Exercícios simples de autocuidado podem ajudar os professores no fim do ano letivo

Práticas rápidas oferecem pausa na rotina e contribuem para o bem-estar dos professores na reta final do ano

Na matéria anterior, falamos sobre como o fim do ano letivo é um momento de sobrecarga e, em muitos casos, elevação do estresse para os professores. Em pouco tempo, os docentes precisam lidar com uma lista de afazeres que parece interminável. Muitos dos educadores ouvidos pela Vivescer relataram que é comum encontrar casos de esgotamento físico e mental durante esse período. 

Por mais que pareça não caber mais nada nas 24 horas do dia, é fundamental encaixar momentos de respiro e práticas de autocuidado em meio à rotina turbulenta. Exercícios simples ajudam a desacelerar os pensamentos e a reduzir a ansiedade e o estresse. Confira alguns exemplos! 

Exercícios respiratórios

A melhor parte dos exercícios respiratórios é o quanto eles são democráticos! Qualquer pessoa pode colocá-los em prática e aproveitar seus benefícios. Basta prestar atenção: em situações de conflitos, muitas tarefas e cobranças ao mesmo tempo é comum que a respiração fique acelerada e o coração disparado. 

É nesse momento que os pranayamas, como são conhecidos os exercícios respiratórios, devem ser realizados. Uma das práticas é a respiração por narinas alternadas: em linhas gerais, o movimento consiste em usar os dedos anelar e mínimo para fechar uma narina, e o polegar para fechar e abrir a outra, conforme a pessoa, sentada com a coluna ereta e ombros relaxados, inspira e expira. 

Praticar poucos minutos por dia ajuda a desestressar a mente, liberar a tensão acumulada e a fadiga e tranquilizar o sistema nervoso.

Saiba mais sobre os exercícios respiratórios no módulo Experiências Emocionais, da Jornada Emoções! O curso é gratuito e certificado, acesse AQUI 😉

Autoconhecimento é poder

Em situações de sobrecarga e cansaço, com privação do sono e muitas demandas, os níveis de irritabilidade com outras pessoas tendem a subir. A psicologia chama essas situações de sombra. Por isso, sugerimos a prática “3, 2, 1 da sombra”, que usa a escrita como uma forma de autoconhecimento, reflexão e relaxamento.

A ideia é pensar numa pessoa que tenha provocado irritação nos últimos dias e, a partir do exercício da empatia, tentar entender as razões e emoções dessa pessoa. Além disso, a atividade também te encoraja a buscar situações nas quais você teve um comportamento parecido ao que te irritou, em um processo de autorreflexão e autoconhecimento.

Confira o passo a passo completo dessa prática no Curso Emoções

Atividades para dar ‘pause’ na rotina

Durante a pandemia, se popularizaram as atividades que podem ser realizadas em casa – algumas até mesmo sentado na frente do computador. É o caso de alongamentos dos braços, ombros, pescoço e costas, importantes principalmente para quem fica longas jornadas sentado de frente à tela em uma mesma posição.  

Alguns canais no YouTube também incentivam a prática de exercícios físicos em espaços pequenos e sem a necessidade de materiais de musculação. Com objetos de casa, como uma cadeira e uma toalha, por exemplo, é possível suar e liberar endorfina, hormônio que ajuda na sensação de bem-estar. 

Fazer aulas de yoga, organizar um clube do livro, cuidar de plantinhas e investir na jardinagem ou tentar cozinhar uma receita nova são outras opções para quebrar um pouco da rotina e desacelerar a mente após um final de ano letivo intenso! Deixe a criatividade voar! 

Fique por dentro

Buscando outras atividades para aumentar a energia e a sensação de bem-estar? Conheça a Jornada Corpo!

Nesse curso gratuito e certificado, você vai aprender sobre a relação entre corpo e emoções, percebendo o impacto em sua vida pessoal e profissional! Inscreva-se!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No geral, achei o retorno às atividades pós pandemia positivo.
    Foi muito bom retornar, ter contato com os alunos, que representam vida.
    Boas Festas a todos!
    Joana Tavares