FEITO POR PROFESSORES PARA PROFESSORES

Quem somos

Vivescer é uma palavra inventada pelo escritor brasileiro Guimarães Rosa. Ela combina duas palavras: “viver” e “ser” ou, na nossa interpretação poética, “viver em constante desenvolvimento”.

O mundo está mudando rapidamente! Podemos sentir o reflexo disso em nossas salas de aula: a escola que nossos avós e pais estudaram parece não funcionar mais. Muitos especialistas concordam que um caminho possível é o desenvolvimento integral, que cuida dos aspectos cognitivo, emocional, físico, cultural e social.

Na Vivescer, você terá acesso a cursos que te ajudam a se desenvolver nestas dimensões, além de uma comunidade cheia de relatos e experiências úteis para superar os desafios do dia a dia.

Onde estamos

98 mil

Educadores

22 mil

Escolas

3,2 mil

Cidades

27

Estados

Como a Vivescer pode me ajudar?

Um espaço para o desenvolvimento integral

Desenvolvimento integral é a ideia de que o ser humano é composto de muitas dimensões e que todas podem e merecem ser desenvolvidas. A Vivescer oferece quatro jornadas de aprendizagem que colaboram para desenvolver competências relacionadas a dimensões presentes em todos nós: corpo, emoções, mente e propósito.

Nossa história

A Vivescer é uma iniciativa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade.

Nossa história começa na Escola da Toca, com uma abordagem pedagógica inovadora baseada em três princípios: inspiração na natureza, respeito e apreciação da cultura da infância e o desenvolvimento integral.

Nesses dez anos de existência, beneficiamos mais de uma centena de alunos, entre dois e seis anos de idade, com a certeza de que um novo modelo de escola é um sonho possível. A Escola da Toca foi reconhecida pelo Ministério da Educação como referência em inovação na Educação Básica e eleita como uma das 20 escolas mais inovadoras do mundo.

Uma experiência no sistema público de ensino

Um segundo passo foi entender se esse modelo funcionaria em uma escola pública de ensino. Iniciamos uma parceria com uma escola de período integral do município de Itirapina (SP), e aprendemos muito nesse processo. O desenvolvimento integral não é só para crianças, mas também para os adultos que trabalham com elas. Entendemos que cuidando não só da mente, mas do corpo e das emoções, guiados por um propósito forte, ganhamos potência para transformar as coisas ao nosso redor.

Nasce a Vivescer

O terceiro passo foi encontrar um caminho para que a ideia de desenvolvimento integral de alunos e professores pudesse alcançar mais professores de maneira fácil, relevante e gratuita.

Reunimos educadores de todo o Brasil para criar essa solução que está disponível para você!

Sejam bem-vindos a Vivescer, uma plataforma feita por professores para professores. Se pintar alguma dúvida, sugestão ou reclamação, não hesite em nos procurar. Nossa equipe está à disposição!

Esperamos que vocês gostem dessa jornada!

Perguntas Frequentes

Sim. É preciso preencher um rápido cadastro para fazer parte da comunidade Vivescer. Ao cadastrar-se, você poderá criar um perfil, adicionar amigos e criar grupos para discutir assuntos do seu interesse.

Precisamos dos seus dados para emitir os certificados de conclusão das jornadas de aprendizagem.

Nem um centavo! A plataforma Vivescer é 100% gratuita.

A Vivescer é uma solução pensada para professores de todos os segmentos, de norte a sul deste país. Portanto, para que possa ser relevante para todos, não mergulhamos nas didáticas específicas dos componentes (como alfabetizar ou como ensinar ciências), embora existam muitos exemplos interessantes de projetos e sequências didáticas para todos os segmentos permeando nosso conteúdo.

Não. Embora todo o conteúdo seja pensado para educadores (auxiliares de professor, professores, estudantes de pedagogia, coordenadores pedagógicos etc.), a plataforma é aberta a todos os usuários.

Sim e não! Ela se parece com o Facebook no funcionamento, mas o conteúdo é focado no debate e na troca de ideias sobre o desenvolvimento pessoal e profissional de educadores.

Sim. Desde que esteja de acordo com as regras da comunidade.

Você pode começar pela jornada que quiser! Dentro de cada uma das jornadas você encontrará quatro percursos de aprendizagem e também poderá escolher por qual deles começar. Na página “Jornadas” você encontra a descrição de cada um dos percursos para facilitar essa escolha.

Não, mas a assimilação dos conteúdos é potencializada se as atividades forem realizadas na ordem em que foram elaboradas.

Sim. A Vivescer oferece 4 jornadas de aprendizagem: corpo, emoções, mente e propósito. Cada jornada é composta por quatro percursos de aprendizagem. Cada vez que você termina uma jornada, você recebe um certificado emitido pelo Instituto Singularidades, reconhecido pelo MEC como uma das melhores faculdades privadas de Pedagogia do país.

Para obter o certificado de uma jornada, você deve concluir os quatro percursos de aprendizagem e responder a um questionário final.

O tempo para concluir cada jornada depende da dedicação e do ritmo próprio de cada um. Nosso cálculo é que cada percurso, que é composto por 16 atividades, demanda uma média de oito horas para ser realizado. Portanto, para finalizar cada jornada, que tem quatro percursos, você precisará de cerca de 32 horas.

Faça parte dessa comunidade

Desenvolva competências relacionadas a quatro grandes dimensões presentes em todos nós: corpo, emoções, mente e propósito. Entre para essa rede de troca de experiências e faça parte dessa comunidade.