10 conteúdos para trabalhar com os alunos na volta às aulas

Professor(a), confira os conteúdos da Vivescer e planeje as novidades do ano letivo

O período de volta às aulas é sempre uma ótima oportunidade para rever práticas e adotar novas estratégias pedagógicas. Podemos olhar para o ano anterior e identificar aquele conteúdo que os alunos têm dificuldade ou desinteresse em aprender. Além disso, é hora de aproveitar a energia da garotada, que chega com a bateria renovada. Nesse momento, apropriar-se de ferramentas inovadoras pode ajudar a tornar as aulas mais atraentes.

Para te ajudar nessa missão, nós da Vivescer selecionamos alguns conteúdos para utilizar no retorno às aulas. Vem conferir essa lista!

1) 5 atividades para regular as emoções na sala de aula

Esse PDF oferece uma série de ferramentas simples e eficientes para apoiar as crianças a identificarem, nomearem e gerenciarem emoções em sala de aula. 

Olha o spoiler! Vamos dar o nome de cada uma, mas o passo a passo você só encontra no material, ok?  

Atividade 1: Quadro das Emoções e Sentimentos 

Atividade 2: Conexão das Emoções e Comportamentos 

Atividade 3: Check-in emocional 

Atividade 4: Espaço da calma 

Atividade 5: Exercícios de paciência 

Conheça o material e escolha a(s) atividade(s) que fizerem mais sentido com os seus alunos! 

2) Curso Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula 

Se você nos acompanha há algum tempo, provavelmente já ouviu falar no nosso curso. Ele foi criado com base nos principais desafios docentes no dia a dia da escola. 

A ideia é oferecer ferramentas práticas que possam ajudar no combate a cenários de ansiedade, estresse e dificuldade de aprendizagem, recorrentes hoje nas salas de aula Brasil afora. 

O curso Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula pretende contribuir para criar um clima positivo na escola por meio de atividades como diário de aprendizagem, feedback construtivo e roda de conversa. 

Quer conhecer essas e outras formas de se conectar com os alunos? Inscreva-se AQUI! É online, gratuito e certificado. 

3) Diário de aprendizagem: o que é e como fazer com os alunos

Você já conhece o conceito de diário, certo? Aquele caderno onde anotamos nossos sentimentos e acontecimentos do dia a dia.

Mas o “pulo do gato” é o seguinte: dá para adaptar essa prática de forma pedagógica! 

O novo material da Vivescer ajuda os professores a utilizarem o diário como ferramenta para fortalecer o crescimento e aprendizado dos alunos. 

Mas não basta entregar um caderno e uma caneta para a turma. No conteúdo da Vivescer, apresentamos um passo a passo para os professores levarem o Diário de Aprendizagem de forma organizada, divertida e produtiva para a sala de aula. 

O download do PDF é gratuito! Venha conhecer o Diário de Aprendizagem!

4) Representatividade negra: contribuindo com a luta antirracista na escola

O quarto material que trazemos tem a ver com uma necessidade urgente nas escolas brasileiras: promover uma educação antirracista. 

A escola tem um papel importante na construção de uma sociedade mais justa e,.Incluir nas aulas atividades que contemplem a diversidade, a inclusão e a justiça social, possibilita que os alunos construam, valorizem e respeitem as singularidades e diferenças.  

Por isso, preparamos 3 PDFs, para diferentes segmentos da Educação Básica, que vão te ajudar a trabalhar esse tema com os seus alunos.  

Educação Infantil: Brincadeiras da Cultura Afro-brasileira: um espaço para conhecer a si, ao outro e ao mundo 

Brincar é a linguagem da infância. Conheça brincadeiras da Cultura Afro-brasileira para realizar com os seus alunos. 

Ensino Fundamental I e II: Roda literária antirracista: ‘’Amoras’’ 

Veja como a literatura está relacionada à construção de novos imaginários sociais e leve o antirracismo para a sua escola. 

Ensino Médio: Beleza negra: atividades para trabalhar esse tema na escola 

Veja como abordar a construção e afirmação da identidade racial na juventude com os alunos do Ensino Médio

5) Horta na escola: aprendizado e diversão no contato com a natureza

Já pensou em construir uma horta na escola? Pode parecer complicado, mas é mais fácil do que você imagina! 

Essa proposta oferece muitos benefícios para os alunos. Primeiro de tudo, ela ajuda a explorar espaços para além da sala de aula, o que por si só já contribui para aumentar o interesse e conexão dos estudantes com a escola. 

Além disso, construir uma horta na escola incentiva a sustentabilidade, o contato com a natureza e a busca por uma alimentação saudável. 

Vamos construir uma bela horta na escola? Preparamos um passo a passo em PDF! Confira!

6) Portfólio de desenhos na Educação Infantil: alimentando o percurso criador das crianças 

Ao desenhar, a criança pequena comunica emoções, ideias, experiências… ao explorar e investigar a linguagem do desenho, cria formas próprias de expressão, marcas pessoais, que evoluem e se transformam enquanto a criança cresce e se desenvolve. Poder fazer essa exploração em contextos de troca e aprendizagem faz toda a diferença. 

Por isso, nesta aula, trazemos formas práticas que vão te ajudar a desenvolver um portfólio com os desenhos de cada aluno, os estimulando a avaliarem o crescimento e desenvolvimento das suas próprias produções. Confira! 

7) Projeto de Vida: o que é e como trabalhar com os alunos

O PDF Projeto de Vida oferece ferramentas que poderão ajudar o aluno a traçar um caminho entre quem ele é e quem ele deseja ser, planejando estratégias para atingir seus sonhos pessoais, profissionais e para vida em sociedade e fazer isso com apoio e amparo pedagógico traz clareza e profundidade ao processo. 

8) Trabalho em grupo: como organizá-lo de forma eficiente na sala de aula?

Muitas vezes, o trabalho em grupo é encarado apenas como a união de diferentes pessoas em torno de uma mesa, cada um desenvolvendo a sua própria atividade. Outras vezes, é tratado como uma divisão de tarefas em que um estudante se propõe a fazer o trabalho, delega funções secundárias para os outros, sentindo-se sobrecarregado. 

Você sabia que essa forma de organização da turma pode ser muito mais do que isso? Com esse conteúdo, você vai aprender técnicas/ferramentas que vão te ajudar a organizar grupos de alunos de maneira eficiente e proveitosa. Confira!

9) Jornada do Corpo

Neste curso, você vai compreender melhor a relação entre corpo e emoções, percebendo o impacto em sua vida pessoal e prática profissional.

Além disso, trazemos dicas para que os professores incorporem cuidados que aumentem sua saúde e energia.

Por fim, vamos ver maneiras de incluir a linguagem corporal no trabalho que realiza com seus alunos. Confira o nosso material!

10) Sustentabilidade: perguntas essenciais para investigar esse tema com sua turma

Professor, você sabe como abordar o tema da sustentabilidade com nossos estudantes? 

Esse tema, de extrema relevância, pode ser trabalhado de diferentes formas e por diversas perspectivas. Nesse contexto, nosso convite aqui é o de realizar a reflexão guiada por uma pergunta essencial, que conduz a um processo reflexivo que envolve grandes ideias, engajar as crianças e jovens no aprendizado e relaciona o tema com saberes prévios, promovendo, assim, significado e profundidade ao tema. 

Confira o nosso material!  

E aí, professor, gostou das dicas? Escolha o material que você gostou mais (ou todos!) e leve para os seus alunos! 

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *