Inteligência Artificial e Chat GPT: saiba como usar nas suas aulas 

A ferramenta que é a nova febre na internet pode ser usada pelos professores no planejamento de aulas criativas 

Sem sombra de dúvidas, a internet é uma das maiores invenções do século XX. Não é à toa que, desde a sua criação, ela vem possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias que seguem transformando significativamente o modo como vivemos e nos relacionamos. 

Nesse contexto, a internet acaba influenciando também as dinâmicas escolares, por exemplo, tanto de forma positiva quanto negativa. Isso porque, ao mesmo tempo em que professores podem usar a internet para preparar aulas mais criativas, alunos têm mais dificuldade de atenção e estão presos nas redes sociais.  

Nesse sentido, é cada vez mais necessário que o uso das tecnologias e seus avanços sejam aliados dos educadores na sala de aula.   

Por falar em avanços tecnológicos, uma nova ferramenta que está “bombando” e que pode ser muito útil para os professores é o Chat GPT. Mas vamos com calma! Afinal, não tem como falar dessa ferramenta sem antes explicar o que é Inteligência Artificial (IA), não é mesmo?! 

Mas então, o que é Inteligência Artificial?  

De antemão, vale destacar que a IA deixou de ser uma realidade restrita aos filmes de ficção científica e está cada vez mais presente no nosso cotidiano, inclusive na Educação. 

Nesse contexto, basicamente, a IA consiste em algum tipo de máquina capaz de pensar e tomar decisões de forma semelhante aos seres humanos. 

Isso é possível porque a tecnologia consegue aprender por meio de dados e códigos, gerando uma infinidade de comandos que permitem “imitar” pessoas. 

Bom, agora que já entendemos o que é IA, vamos falar dessa nova tecnologia que tem bombado nas redes: o Chat GPT. 

Entendendo o Chat GPT 

De modo geral, o Chat GPT é muito simples para quem usa: você faz uma pergunta em uma caixa de texto, ou pede um conselho, e recebe uma resposta do computador. 

A grande diferença do Chat GPT para o Google, por exemplo, é que ele consegue identificar o contexto da interação, e elaborar letras de música, poemas, piadas, códigos de programação, receitas… 

Outro ponto alto da ferramenta é que ela é gratuita e pode ser utilizada em português. Mas chega de enrolação! Vamos ver no vídeo abaixo como funciona o Chat GPT na prática. 

2 sugestões de atividades usando o Chat GPT 

Agora que já entendemos bem como funciona essa ferramenta, vamos ao que interessa: como usá-lo em sala de aula. Para isso, nós trouxemos duas sugestões de atividades pedagógicas usando o Chat GPT. Confira! 

1) Grupo de debate

(Habilidade BNCC): Conhecimento, Pensamento Crítico, Científico e Criativo, Comunicação, Argumentação, Responsabilidade e Cidadania. 

Dinâmica da aula: Essa dinâmica já é bem conhecida pelos estudantes e por vocês educadores. Os temas para as atividades são diversos e podem englobar assuntos como ‘’Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável’’, um exemplo que vem sendo bastante discutido em todas as esferas da sociedade. 

Peça aos estudantes que façam perguntas no Chat GPT com temas como: 

– Quais são as diferenças entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável? 

– Qual é o impacto dos seres humanos no mundo? 

– Como o desenvolvimento sustentável pode contribuir para a qualidade de vida? 

Ao final do diálogo com a plataforma, os estudantes se reúnem e montam grupos com o objetivo de debater sobre as respostas e o ponto em comum ou a divergência. Podem ser criadas equipes “contra ou a favor” das pautas. 

É importante que o educador nesse momento seja um mediador e procure estabelecer uma troca com os grupos de trabalho. Nesse contexto, temos um material em PDF que pode te ajudar. Para acessar, só clicar aqui.

2) Apresentação oral

(Habilidade BNCC): Argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania. 

Dinâmica da aula: Outra estratégia eficaz são as apresentações, que ajudam na fixação dos conteúdos trabalhados em aula e ajudam a desenvolver habilidades sociais, como compartilhar suas opiniões em público e defender suas ideias. 

Sugira um tema, de preferência aquele que você quer começar a trabalhar. Vamos utilizar o exemplo do Projeto de Vida, ok? 

Seus alunos podem pedir para o Chat GPT contar: 

– O que é Projeto de Vida? 

– Como traçar um bom Projeto de Vida? 

– Qual é a relação entre Projeto de Vida e autoconhecimento? 

Ao final da interação com a plataforma Chat GPT, os grupos montam uma apresentação para compartilhar com os demais colegas, que anotam os pontos principais abordados pelos grupos. Aqui, vale ressaltar com os alunos que as respostas do Chat GPT não devem ser “copiadas e coladas”, mas sim servir como inspiração para as apresentações.  

Temos um conteúdo que com certeza vai te ajudar a trabalhar esse tema com os alunos. Para acessar, clique aqui. 

Dica extra: como citar o Chat GPT 

É importante citar as referências de um trabalho, isso porque além de dar autoridade à sua pesquisa, você garante os devidos créditos ao autor daquele conhecimento. Cada instituição tem suas exigências quanto à formatação, mas lembre aos seus alunos que é preciso citar as fontes. 

No caso do Chat GPT, as informações abaixo devem ser destacadas: 

  1. Autor: OpenAI 
  1. Título do site: OpenAI 
  1. Data de acesso: data em que você pesquisou no ChatGPT 
  1. URL: https://openai.com/ 

E aí, professor, curtiu as ideias? Comenta aqui embaixo! 

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *