Retrospectiva VIVESCER 2022

Fique por dentro de tudo que rolou na Vivescer nesse ano! 

2022 foi um ano atípico, não é mesmo? Tanto as equipes pedagógicas quanto os estudantes e famílias precisaram de muita persistência, paciência, dedicação e diálogo para encarar um contexto de volta às aulas presenciais, que misturou emoções como ansiedade e alegria.

Uma coisa é certa: apesar dos desafios, podemos dizer que foi um ano de muitos aprendizados. Afinal, é lidando com as adversidades que desenvolvemos novas competências. 

Nesse contexto, para fechar o ano com chave de ouro, fizemos uma retrospectiva da Vivescer, com os projetos que marcaram a nossa história em 2022:

1) Representatividade Negra na escola

Nós acreditamos que não há Educação Integral sem adotar, na prática, o antirracismo nas escolas. 

Foi pensando nisso que preparamos 3 PDFs inéditos, para cada segmento da Educação Básica, que têm como objetivo ajudar professores a desenvolverem atividades práticas para abordar esse tema de forma produtiva.

2) Outubro Rosa na sala de aula

Em parceria com o Instituto Vencer o Câncer, lançamos um material especial para ajudar a comunidade escolar a debater a temática da prevenção e combate ao câncer de cama, um tema delicado mas que pode ser trabalhado de forma leve e positiva.

3) Banco de Práticas

Nosso acervo de práticas pedagógicas atualmente conta com 16 materiais em PDF gratuitos para professores de todos os segmentos. Os conteúdos estão alinhados à BNCC e ao novo Ensino Médio. Além disso, os materiais contam com atividades para a aula, sequências de aprendizagens e e-books, tudo para apoiar os profissionais da educação.

4) Curso Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula 

O curso, lançado no segundo semestre de 2022, oferece uma série de ferramentas práticas e teóricas para ajudar os profissionais da Educação a promoverem uma cultura de acolhimento nas escolas. Com mais de 13 mil inscritos, o curso foi o “queridinho” da Vivescer no ano. 

Entre as estratégias para reduzir conflitos e aumentar a conexão dos jovens com a escola estão o diário de aprendizagem, as rodas de conversa e o feedback construtivo. O passo a passo para todos está disponível no curso, gratuito e certificado.

5) Parcerias personalizadas com Secretarias de Educação

Para gerar um impacto positivo e legado duradouro, fechamos parcerias com  secretarias de educação estaduais, com o apoio do Consed. Por meio de encontros formativos, cursos síncronos e assíncronos e conteúdos personalizados, buscamos colaborar para que as redes pudessem enfrentar os principais desafios da educação em 2022. 

E aí, professor(a), gostou da nossa retrospectiva? Ano que vem tem muito mais, fiquem ligados! Um excelente final de ano!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde, obrigado por tudo que fizeram pelos professores tudo de bom para vivescer.

  2. Obrigado pela parceria! Espero que no próximo ano sejamos mais forte

  3. Gostaria de Agradecer pelo projeto, gostei muito e podem contar comigo para 2023.

  4. Obrigada por tudo nesse ano de 2022. Que o novo ano possamos novamente estar juntos.
    Bjs