Cursos para apoiar educadores durante a pandemia do coronavírus

Oportunidade de começar uma nova vida simbolizada por porta aberta

A adoção de aulas remotas mediadas pela tecnologia em razão da suspensão das aulas e fechamento de escolas para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19) vem provando que ainda é preciso percorrer um longo caminho para que a educação a distância seja realmente efetiva. De uma hora para outra, educadores foram colocados diante de novas dificuldades para engajar seus alunos.

Aqui na Vivescer, entendemos que educação é muito mais que transmitir conteúdos, seja de forma presencial ou online. Por isso, separamos dicas de cursos que favorecem o autoconhecimento e o desenvolvimento docente como profissional e como pessoa, o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, ou ainda auxiliam a preparação de aulas online.

Outras plataformas do Instituto Península, como a do programa de educação esportiva Impulsiona e a do Instituto Singularidades, também oferecem cursos a professores de diferentes áreas sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e metodologias ativas mediadas pela tecnologia.

Confira a lista abaixo:

Jornadas de Aprendizagem Vivescer
Na Vivescer, professores encontram notícias sobre o universo docente, conteúdos e dicas sobre ensino-aprendizagem e, principalmente, um conjunto de cursos online fundamentados em quatro linhas de desenvolvimento: corpo, emoções, mente e propósito. Dentro de cada linha, são exploradas quatro dimensões da realidade: as experiências, comportamentos, relações e sistemas com os quais nos relacionamos. Dessa forma, são 16 percursos de aprendizagem a serem percorridos para que o docente não só reflita sobre suas práticas e métodos enquanto professor, mas também como o funcionamento de suas emoções, por exemplo, afeta sua capacidade de aprender e ensinar. As atualizações são constantes e vale anotar na agenda: um novo percurso é adicionado todas as quintas-feiras. 

Impulsiona
O Impulsiona é um programa de educação esportiva que utiliza o esporte como ferramenta para promover o desenvolvimento integral dos alunos. O programa Impulsiona oferece diversos cursos online gratuitos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) para coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e educadores de alunos líderes. A carga horária e o tema de cada curso são definidos de acordo com o público-alvo. Todas as formações possuem certificação com números de horas e chancela do MEC.

Além das formações específicas para educadores esportivos, existem outras ofertas de temática mais abrangente. Destaque para o curso BNCC na Prática: do currículo à sala de aula. Com carga horária de 20 horas, o material é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de Secretarias de Educação responsáveis pelo currículo e formação de professores. São três módulos que contemplam os ensinos infantil, fundamental e médio, e que contam com videoaulas, fóruns de discussão e sugestões de atividades.

Instituto Singularidades
O Instituto Singularidades é reconhecido como referência nacional para a formação inicial e continuada de professores e especialistas em educação e tem como meta contribuir para a formação de professores em nível superior nas áreas prioritárias da Educação nacional. Três cursos pagos estão sendo oferecidos gratuitamente durante o período de pandemia. Basta ir até o site e fazer a inscrição. O curso está sinalizado com o valor de R$ 0,00 e, para fazê-lo, prossiga como se fosse uma compra (mas nada será cobrado!)

– O ensino híbrido parte do princípio de que muito do que é feito em sala de aula precisa ser mantido, mas que novas práticas envolvendo tecnologias devem ser implementadas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Para que isso vire realidade, é necessário pensar sobre o papel do professor, espaço de ensino, experiência do aluno e formas de avaliação e tecnologias potencializadoras.  O curso Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação está gratuito até o dia 13 de Maio e permite que essas reflexões e práticas aconteçam.

– Você sabia que a BNCC também propõe práticas pedagógicas para a creche?
Os professores da primeira infância podem garantir às crianças os seis direitos da aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) junto aos campos de experiência e os objetos de aprendizagem! Para saber mais sobre o assunto, o curso on-line BNCC na Creche: bebês em foco foi pensado nessa faixa etária e em como a BNCC pode ser aplicada diariamente com os bebês.

– Você sabe qual a importância de ler para crianças e adolescentes? Além de trabalhar a imaginação, é possível também contribuir para o desenvolvimento da identidade, apoiar o compreendimento das relações familiares e cultivar o vínculo afetivo. Para aprofundar mais sobre o assunto, o Singularidades está com acesso livre para o curso “Ler em Rede”, que trata sobre a mediação na formação de leitores.

Foto: bedneyimages/Freepik

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Difícil principalmente para famílias que perderam parentes com covid.

  2. Momento importante para o professor se apropriar de outras ferramentas. Mas importante saber se este professor está em condições de realizar esses cursos de forma tranquila. Respeitar o momento de cada um. Sem exigências.

  3. vale ressaltar que não se trata do que o indivíduo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado.