Conheça as competências gerais da BNCC e a importância de cada uma delas

As dez competências gerais orientam o trabalho dos educadores e devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica

Duas meninas de uniforme rindo juntas na escola. Texto: A importância das competências gerais da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma das políticas públicas mais importantes que temos hoje na área de Educação. Ela define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Orientada pelos princípios éticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, a BNCC estabelece dez competências gerais que direcionam a educação brasileira para a formação integral dos alunos. 

De acordo com o texto da Base, a competência é definida como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemo­cionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. 

Para Beatriz Ferraz, especialista em Educação Infantil e diretora da Escola de Educadores, as competências gerais são ferramentas fundamentais para orientar o trabalho dos professores. “As competências são a grande bússola da Base Nacional Comum Curricular, conversando com a educação e trazendo uma função social para os aprendizados das crianças e dos jovens. Elas convidam o professor a fazer essa relação entre as aprendizagens, o mundo social e o mundo cultural em que vivemos.”

As 10 competências gerais

Confira a seguir a importância de cada uma das competências segundo a análise de Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e integrante do Movimento Pela Base. 

1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade. 

2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade. 
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. 

3. Repertório cultural: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais. 
Objetivo: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 

4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 

5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. 
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria. 

6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências. 
Objetivo: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade. 

7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. 
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética. 

8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se. 
Objetivo: Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 

9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, e a cooperação. 
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza. 

10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. 
Objetivo: Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

Como trabalhar as competências?

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Respostas

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