CURSO GRATUITO E CERTIFICADO

Jornada da Mente

Esse curso te ajuda a conhecer e colocar em práticas diferentes estratégias para posicionar o aluno em um lugar ativo e protagonista na construção do conhecimento.

Durante o conte√ļdo, voc√™ vai ser entender melhor os seus pr√≥prios modos de ensinar e de aprender. Vamos l√°? ūüôā

Certificado

de 32h por

jornada

Faça

no seu

tempo

Para professores

de todos os

segmentos

Problemas e

solu√ß√Ķes do dia a

dia escolar

Conte√ļdo dessa Jornada

1. Conhecendo o percurso Experiências Cognitivas
2. Relato de caso
3. O que é modelo mental?
4. Que modelo mental est√° por tr√°s de cada cena?
5. Melhores espa√ßos e configura√ß√Ķes para aprender
6. Conversas difíceis
7. CNV РComunicação não violenta
8. Escolas que rompem barreiras
9. Desafiando modelos mentais 1 – Tert√ļlias dial√≥gicas liter√°rias
10. Desafiando modelos mentais 2 – Amorim Lima e as interven√ß√Ķes no espa√ßo educativo
11. Desafiando modelos mentais 3 РLuiza Mahin e a valorização da cultura afro-brasileira
12. Meditação como caminho РUma palestra de Ellen Langer
13. Meditação na sala de aula: dicas para quem quer começar
14. Autorreflex√£o: quais s√£o meus modelos mentais?
15. O Trabalho – The Work
16. Sustentando a transformação

1. Conhecendo o percurso Perspectivas M√ļltiplas
2. Um exerc√≠cio de m√ļltiplas perspectivas – Vozes no Parque
3. As diferentes vozes em uma roda de apreciação literária
4. As diferentes vozes em uma roda de apreciação literária Рos bastidores
5. V√°rias vozes sobre a indisciplina
6. Indisciplina: uma voz a mais
7. Criando um Ambiente de Pensamento
8. Debate: uma ferramenta para a sala de aula
9. Realizando um debate com seu grupo de alunos
10. A metodologia de casos
11. Caso 1 – O significado do zero no boletim: quem falhou?
12. Caso 2 – Drogas na escola. Problema de quem?
13. Construindo um caso
14. O eneagrama e as m√ļltiplas perspectivas
15. O seu tipo no eneagrama
16. Sustentando a transformação

1. Conhecendo o percurso Estratégias de Aprendizagem
2. Nossas memórias como alunos
3. Caminhos para ensinar
4. Como você aprendeu? Como você ensina?
5. Projetos de Trabalho na Escola Acliméia
6. O ciclo da aprendizagem
7. O que é desenvolvimento e o que é aprendizagem?
8. Entrevista com especialista: aprendizagem e desenvolvimento
9. Projetos Investigativos
10. Projetos de Empreendedorismo Social
11. Aulas invertidas
12. Resolução de problemas matemáticos e debate de estratégias
13. Grupos Interativos de Aprendizagem
14. Inspira√ß√Ķes para a pr√°tica
15. O aluno que queremos formar
16. Sustentando a transformação

1. Conhecendo o percurso Pol√≠ticas P√ļblicas
2. A BNCC como pol√≠tica p√ļblica
3. Comparando diferentes pontos de vista
4. A BNCC sob o ponto de vista de especialistas ‚Äď Beatriz Ferraz
5. A BNCC sob o ponto de vista de especialistas ‚Äď Miguel Thompson
6. A BNCC sob o ponto de vista de especialistas ‚Äď Natacha Costa
7. A BNCC sob o ponto de vista de especialistas ‚Äď Fernando Abrucio
8. A opini√£o de professores
9. Medos e Esperanças
10. Aprofundando o olhar sobre a Base РAs 10 Competências Gerais
11. Práticas vinculadas às 10 Competências РRepertório Cultural
12. Práticas vinculadas às 10 Competências РPensamento Científico
13. Práticas vinculadas às 10 Competências РAutoconhecimento e Autocuidado
14. Práticas vinculadas às 10 Competências РResponsabilidade e Cidadania
15. Um convite para a pr√°tica
16. Posicionando-se politicamente

Avaliação Mente РParte 1
Avaliação Mente РParte 2

Conheça outras Jornadas

Emo√ß√Ķes

  • Aprenda a construir um ambiente de equil√≠brio e seguran√ßa emocional para voc√™ e seus alunos
  • Realize¬†atividades de aprendizagem emocionalmente envolventes na sala de aula

Corpo

  • Conhe√ßa o impacto do trabalho com o corpo na sua vida pessoal e profissional
  • Incorpore cuidados que aumentem sua sa√ļde e energia e inclua a linguagem corporal no trabalho com seus alunos

Propósito

  • Conecte-se com o seu prop√≥sito de vida e tenha um dia-a-dia profissional com mais sentido
  • Mergulhe em sua hist√≥ria de vida e veja a coer√™ncia entre o que voc√™ acredita e o seu fazer docente

Ficou com
alguma d√ļvida?

Entre em contato com a nossa equipe pelo seu

canal preferido.