Práticas sustentáveis que sua escola pode adotar 

Quando o assunto é incentivar a sustentabilidade entre os alunos, aliar teoria e prática é fundamental. Confira dicas simples para sua escola!

Uma mulher adulta de cabelos pretos e blusa verde conversando com duas crianças enquanto elas seguram plantas e realizam atividades numa horta. Texto: Práticas sustentáveis que sua escola pode adotar.

Cada dia mais, vemos como as ações humanas podem impactar o equilíbrio natural do planeta. Com os recursos naturais cada vez mais escassos, incentivar a sustentabilidade desde cedo é um passo muito importante para construir uma geração de indivíduos engajados com a preservação da natureza. E que lugar melhor para fazer isso do que a escola? 

Uso inteligente dos recursos naturais, preocupação com o meio ambiente, alternativas para a redução de impactos ambientais… Esses são apenas alguns dos temas que a escola pode trabalhar quando o assunto é sustentabilidade. No entanto, é fundamental que o conhecimento teórico esteja aliado a ações práticas. 

Mais do que falar e estimular os alunos a cuidarem do meio ambiente, é preciso praticar, no dia a dia, o que está sendo ensinado. Tarefas simples são capazes de criar hábitos sustentáveis, mostrando que pequenas mudanças de atitude fazem muita diferença! 

Listamos abaixo uma série de práticas que a sua escola pode adotar no caminho da preservação da natureza! Confira! 

Instalar lixeiras de coleta seletiva

Na coleta seletiva, o lixo é separado de acordo com o material do qual é feito: plásticos, vidros, metais, papéis ou materiais orgânicos. 

A escola pode espalhar as lixeiras em locais de fácil acesso e instruir os alunos sobre quais materiais jogar em cada uma e de que forma esse lixo pode ser reciclado. Essa é uma excelente maneira de fazer do descarte consciente de lixo um hábito! 

Caso a instituição não tenha recursos para comprar as lixeiras especiais de coleta seletiva, ela pode incentivar os próprios alunos a prepararem recipientes para coleta com os materiais existentes no meio escolar, como caixas e sacolas!

Criar hortas comunitárias

Por meio de ações de cultivo, plantação e manutenção da horta, a escola desenvolve nos alunos o sentimento de cuidado e proteção com a natureza. 

Desde escolher as sementes e mudas, aprender a lidar com a terra, regar e cuidar de cada espécie e entender a hora certa de colher, o processo pode envolver toda a comunidade escolar, proporcionando uma aprendizagem divertida, produtiva e viva. 

O melhor é que depois os alimentos podem ser consumidos nas merendas e lanches da escola! 

Reutilizar e trocar livros

Que tal organizar uma biblioteca com livros usados? 

Além de ser uma ótima forma de incentivar o hábito da leitura, a dinâmica ajuda os alunos a entenderem a importância de cuidar do material para que ele possa ser aproveitado por outras pessoas! 

Esse caminho também pode ser seguido com os livros didáticos. A reutilização ajuda a economizar na compra do material escolar e ainda contribui para a conservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel. Uma alternativa é comprar em sebos, lojas que vendem livros usados! 

Incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais

Folhas de papel, garrafas pet, caixas de leite, latinhas… A escola pode incentivar os alunos a darem um novo sentido aos materiais que seriam descartados na natureza. 

Além de reduzir o descarte de lixo, essa é uma excelente oportunidade para estimular a criatividade! Enquanto montam brinquedos, presentes e enfeites, os alunos aprendem, na prática, que o lixo pode ser reaproveitado! 

Evitar o desperdício de água

Reaproveite a água da chuva! Com sistemas de captação de água de chuva, a escola pode realizar a limpeza de áreas externas e até mesmo irrigar jardins, plantas e hortas! 

A conscientização acerca do desperdício de água também é importante. A escola pode espalhar mensagens de economia de água nos banheiros, orientando os alunos a fecharem a torneira enquanto escovam os dentes, por exemplo. As placas de aviso podem ser, inclusive, confeccionadas pelos próprios alunos!

Criar grupos de debates sobre sustentabilidade

Para despertar a autonomia dos alunos, os professores podem propor debates em grupo sobre assuntos relacionados à consciência ambiental. 

Usando textos, vídeos, filmes e livros, esse é um momento para os alunos pesquisarem mais referências sobre a sustentabilidade e exercitarem a argumentação! 

Fique por dentro

Na Jornada Corpo, você pode conferir mais dicas e reflexões sobre esse tema através do percurso Alfabetização Ecológica. 

Esse curso é gratuito, com certificado de 32h! Inscreva-se AQUI

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gosto muito de todas essas ideias, sustentabilidade em sala de aula é um tema extremamente necessário, e mais do que de forma teórica é preciso que levemos atividades práticas.

  2. Boa tarde adorei as sugestões vou escrever um projeto com temáticas voltadas a essas ações
    de sustentabilidade escolar e familiar.