Como organizar trabalhos em grupo e mediar conflitos entre os estudantes 

Se por um lado os trabalhos em grupo podem ser uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades, por outro, quando mal estruturados, têm potencial para causar conflitos e discussões entre os estudantes. Afinal, quem nunca presenciou a clássica situação onde uns fazem tudo, enquanto outros pouco colaboraram?

Para que os trabalhos em grupo sejam bem-sucedidos, o professor de matemática Deivide Nascimento, que dá aulas para as turmas do oitavo e nono ano do Colégio Marista Glória, no Cambuci (SP), afirma que é importante considerar alguns fatores. O primeiro deles é a diversidade das equipes: “Os grupos devem ser compostos por estudantes com diferentes habilidades, conhecimentos e experiências. Isso ajudará a garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir e aprender”, recomenda. 

Também é fundamental fornecer diretrizes claras para orientar a turma na organização do trabalho. “Isso ajuda a evitar conflitos e garante que o trabalho seja concluído de forma eficaz”, ressalta. Da mesma forma, o feedback regular ajuda os alunos a medir o seu progresso. 

“Como professor, acredito que os trabalhos em grupo são uma ferramenta essencial para o aprendizado dos estudantes. Eles permitem o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração, resolução de problemas e criatividade”, destaca Deivide. 

No livro “Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas”, as pesquisadoras Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel A. Lotan, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trazem uma definição interessante de trabalho em grupo: “Alunos trabalhando juntos em grupos pequenos de modo que todos possam participar de uma atividade com tarefas, claramente, atribuídas.” 

Para as autoras, a boa execução do trabalho em grupo também passa pela delegação de autoridade para que os alunos se esforcem sozinhos e cometam erros. Elas ainda indicam promover um ambiente de cooperação e oferecer subsídios para que eles se comuniquem de forma autônoma. 

Ao mesmo tempo, o trabalho em grupo também pode se tornar prejudicial quando não prepara os estudantes para essa situação. “Não necessariamente os estudantes e os próprios adultos sabem como trabalhar em grupo de maneira exitosa, por isso, é necessário aprender a se trabalhar assim”, alertam as autoras na publicação. 

Como mediar conflitos nos trabalhos em grupo 

Na hora de trabalhar em grupo, também é natural que apareçam alguns conflitos entre os estudantes, principalmente porque eles estão aprendendo a se comunicar e questionar opiniões divergentes. O caminho para mediar essas situações, segundo a coordenadora Bianca Villela, que trabalha na Escola Lumiar, em São Paulo (SP), é estimular o diálogo entre os alunos para que eles aprendam a olhar para o conflito de forma positiva. “Eles precisam expor o que sentem e ter uma visão sobre os seus sentimentos. O que eu sinto? O que pra mim é desconfortável? O que seria necessário? Ao mesmo tempo que conseguem expressar isso, também precisam ouvir o que a outra pessoa sente e precisa”, diz. 

Quando surgem os conflitos, ela também menciona que é importante evitar pré-julgamentos, sem cair na armadilha de imaginar que, se um estudante é bagunceiro, provavelmente fez algo errado. “Toda a situação de conflito demanda uma conversa para compreender aquelas pessoas e o que aconteceu”, pontua. 

Para a mediação de conflitos entre os estudantes, a coordenadora Juliana de Oliveira Santos, que trabalha no Senac Santana, em São Paulo (SP), também sugere pensar na perspectiva da justiça restaurativa – ou seja, por meio do diálogo e da negociação. “É importante mediar conversas entre os envolvidos, tentando entender para além de como eles se sentem com a situação, o que entendem que seriam propostas de reparar o ocorrido”, orienta. 

Nem sempre será possível fazer o que todos querem, mas esse olhar ajuda os estudantes a compreender suas responsabilidades e como diferentes ações impactam nas relações dentro e fora da sala de aula. 

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