Educação para todos: professora organiza projeto de inclusão em escola de Santa Catarina 

De cineclube a palestras, toda a programação foi pensada de forma interdisciplinar e focada na inclusão de pessoas com deficiência 

Conceitos como empatia, respeito e acolhimento são fundamentais para lidar com a diversidade em sala de aula e garantir a inclusão de todos os alunos.  

Foi pensando nisso que a professora Paula Alieli, de Caibi, Santa Catarina, desenvolveu um projeto especial na escola Casa Familiar Rural São Domingos. “A iniciativa foi criada para disseminar o direito de todos à educação, sobretudo das pessoas com deficiência’’, explicou a educadora.  

Conheça as ações de inclusão 

Foto: arquivo pessoal da professora

Cada atividade foi cuidadosamente planejada em colaboração com os demais professores e a direção da escola. Os alunos participantes eram do segundo ano do Ensino Médio, incluindo um jovem com deficiência intelectual múltipla.  

Durante a semana, a escola organizou:  

1) Sessão de cinema com exibição do filme ‘’Temple Grandin’’ (2010) 

Dirigido por Mick Jackson, o filme conta a história de uma jovem autista que luta para ter uma vida normal. Incentivada pelo professor, ela chega à universidade e usa sua sensibilidade e habilidade com os animais para criar uma técnica que revoluciona a indústria agropecuária dos Estados Unidos. 

2) Palestra com a psicóloga Aline Ues, com foco no tema da inclusão 

Foto: arquivo pessoal da professora

Foi realizado com os alunos a dinâmica do ‘’monstrinho’’. Basicamente, essa atividade prática ajuda a tornar conceitos abstratos, como o de Equidade e Inclusão, por exemplo, em algo mais simples de compreender, facilitando a reflexão sobre o tema. Com isso, a partir daí, os alunos podem pensar sobre como as diferenças individuais podem ser valorizadas e como a igualdade e a equidade podem ser promovidas em suas próprias vidas. 

3) Visita ao centro de Equoterapia 

A Equoterapia é uma abordagem terapêutica e educacional que incorpora o cavalo em um contexto interdisciplinar, abrangendo as esferas de saúde, educação e equitação. Seu objetivo é promover o crescimento biopsicossocial de indivíduos que possuem deficiências ou necessidades especiais. 

4) Adaptação das atividades da disciplina de Educação Física 

Foto: arquivo pessoal da professora

Foram incluídos esportes Paralímpicos nas aulas, como futebol de cegos, corrida vendada e vôlei sentado.  

De acordo com a professora, ‘’essas atividades proporcionaram uma experiência educacional rica e diversificada para os alunos, incentivando a inclusão, a compreensão interdisciplinar e a conscientização sobre as necessidades e habilidades das pessoas com deficiência. O projeto demonstrou o compromisso da escola em criar um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos os alunos’’, finalizou.  

E aí, professor(a), o que você achou da iniciativa da professora Paula? Deixe seu comentário! 

Listamos esses conteúdos que vão te ajudar a aprofundar o tema com seus alunos. Confira: 

Trabalhando a Inclusão com a Ed. Infantil. Clique aqui.

Trabalhando a Inclusão com o Ensino Fundamental I. Clique aqui.

Trabalhando a Inclusão com o Ensino Fundamental II. Clique aqui.

Trabalhando a Inclusão com o Ensino Médio. Clique aqui

 

Respostas

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  1. É DE GRANDE VALIA SEU PROJETO,Q VC POSSA CONTINUAR ,COM ESSA SABEDORIA ,DE INCLUIR SEUS ALUNOS NO MEIO DOS DEMAIS,IGUALDADE P/ TODOS.PARABÉNS.

  2. Parabéns professora, é muito bom vermos profissionais tão empenhados em ajudar o próximo em sua caminhada e desenvolvimento, principalmente ajudando crianças, jovens e adolescentes. Essas atividades mostram o quanto essa troca de experiências é rica entre os alunos, e como isso ajuda a fortalecer os vínculos afetivos dentro e fora da sala de aula.

  3. Trabalho maravilhoso, enriquecedor para o nosso fazer diário. Gratidão por compartilhar essa preciosidade conosco!

  4. Boa tarde a todos e a todas, sou Antonio Balbino, possuo graduação em Licenciatura em História e especialização em Neuropedagogia e Psicopedagogia, estou aposentado como tecnólogo em radiologia com vasta experiência em exames de Ressonância Magnética e tomografia Computadorizada…Hoje tenho o prazer de fazer palestras sobre Afetividade.
    Assim sendo, não posso deixar de de valorizar um trabalho extraordinário como esse dessa equipe fantástica do Vivescer. Parabéns pela iniciativa e compromisso com a educação do nosso país. Obrigado pela oportunidade e materiais compartilhados.

  5. Simplesmente, um trabalho de sensibilidade, coletivamente falando onde todos os envolvidos usam da sensibilidade e com ação criativa, trazem para junto não apenas um aluno mas todos da turma para que a inclusão seja real. Parabéns.

  6. Excelente! um exemplo a ser seguido, só gratidão por ler um artigo tão valioso sou estudante da área de humanas; curso Letras Português Inglês mas atualmente trabalho com crianças autistas, em uma escola de educação infantil e para mim é uma honra poder ter acesso a materiais, que agreguem valor de aprendizagem fiquei muito feliz e grata. Parabéns professora.

  7. Trabalho incrível e que também dá aos alunos a chance do auto conhecimento, todos temos limitações, incluir e respeitar é fundamental.

  8. Achei fantástico este projeto, eu trabalho com alunos especiais e são muitos os desafios enfrentados. Parabéns à professora e a todos os envolvidos, seu projeto me inspirou muito.