15 de outubro: a história por trás do Dia dos Professores 

Entenda o porquê de a data ter sido escolhida para homenagear os educadores 

É bem provável que a maioria dos brasileiros saibam que o dia 15 de outubro é considerado feriado nacional em homenagem ao Dia dos Professores. No entanto, você sabe por que essa data específica foi escolhida? Fica aqui que a gente te explica.  

Basicamente, o dia escolhido faz referência ao Imperador Dom Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827 criou a Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil – também conhecida como Escola de Primeira Letra.  

Nesse contexto, a partir do decreto todas as cidades deveriam, obrigatoriamente, ter Escolas de Primeiro Grau – atual Escolas de Educação Básica. Isso tudo em conjunto com a contratação de professores assalariados e um cronograma de disciplinas.  

Contudo, apesar da diretriz criada pelo Imperador ter sido um marco importante, somente 120 anos depois após a sua publicação houve a primeira comemoração voltada para os educadores.  

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker teve a ideia de transformar a data em feriado e, então, deu início a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. Entretanto, é válido ressaltar que, apesar de ter sido adotada pela comunidade escolar onde Becker atuava como docente, a data ainda não era considerada feriado nacional institucional.  

Um ano depois, em 1948, Antonieta de Barros, professora e deputada estadual de Santa Catarina (SC) – a única negra entre as primeiras mulheres eleitas no Brasil – que criou oficialmente o Dia do Professor (lei n.145, de 12 de outubro de 1948) em SC.  

A data seria oficializada em todo o país somente quinze anos depois, em 14 de outubro de 1963 (decreto n. 52.682), pelo presidente da República, João Goulart, como feriado escolar nacional. 

Outras culturas  

Há 29 anos, a Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconhece a data 5 de Outubro como Dia Mundial dos Professores.  

Em contrapartida, nos Estados Unidos, o Dia do Professor é comemorado na primeira terça-feira de maio.  

Por fim, em grande parte dos países latino-americanos, o dia é celebrado em 11 de setembro, em homenagem ao pedagogo, jornalista e político Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888), ex-presidente da Argentina – data esta estabelecida na Conferência Interamericana sobre Educação realizada no Panamá em 1943. 

E aí, professor(a), você já conhecia essa história? Deixe seu comentário aqui embaixo!  

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *