Fim do semestre: como usar a tecnologia para se organizar?

Educadores compartilham dicas de como aproveitar ferramentas e recursos tecnológicos para gerenciar as demandas do período 

Revisar atividades, separar papéis, documentar projetos, concluir avaliações e participar de reuniões. Diante das diversas demandas que surgem no fim do semestre, como encontrar tempo para realizar um bom balanço pedagógico e planejar os próximos meses? Segundo educadores e especialistas consultados pela Vivescer, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento.

“Vivemos um semestre letivo bastante caótico”, avalia Ana Paula Gaspar, especialista em tecnologias educacionais. Além dos desafios relacionados à implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio, recomposição de aprendizagens e polarizações políticas, as escolas de todo o país também precisaram lidar com casos de violência e ameaças de ataques. “Infelizmente, temos enfrentado uma sobrecarga significativa na área da educação”, destaca.

Para aliviar parte dessa sobrecarga, que tende a aumentar no encerramento do semestre, Ana Paula sugere que a tecnologia seja utilizada para apoiar o trabalho docente em diferentes dimensões: avaliação das aprendizagens, planejamento, cumprimento dos currículos, troca de experiências, busca por materiais de qualidade e autocuidado. “A tecnologia possui grande potencial para tornar as aprendizagens visíveis”, enfatiza a especialista.

Com diversas evidências de aprendizagem coletadas e armazenadas nos primeiros seis meses do ano, que podem variar de fotografias até anotações e registros de atividades dos estudantes, os professores conseguem visualizar com maior facilidade a trajetória de aprendizagem percorrida pela turma.

“Cada vez mais, as coisas se digitalizam. Anteriormente, os professores acumulavam pastas e mais pastas de papel, mas agora é possível armazenar tudo na nuvem. Isso facilita a construção de relatórios utilizando modelos pré-estabelecidos. Ao organizar os objetivos de aprendizagem em uma planilha e colorir as colunas, por exemplo, já é possível ter uma visão do que ainda não foi trabalhado e das áreas que necessitam de foco nos próximos meses”, elenca Ana, destacando que ferramentas simples e gratuitas podem ser de grande auxílio.

Por meio da tecnologia, ela também ressalta que os professores podem compartilhar experiências com colegas, participar de comunidades e buscar soluções coletivas para desafios reais. “A tecnologia possibilita ampliar o repertório.”

Recomendações para educadores

Apesar de todos os benefícios mencionados, é importante tomar alguns cuidados ao utilizar a tecnologia, especialmente no que diz respeito ao armazenamento e segurança dos dados dos estudantes. “A documentação das práticas pedagógicas envolve registros com informações de crianças e adolescentes sob nossa responsabilidade. É necessário ter cautela com dados sensíveis”, alerta Charles Pimentel, professor de design, robótica e matemática na Escola Americana do Rio de Janeiro.

Outro cuidado é estabelecer processos e padrões para nomear e armazenar arquivos, coletar registros, salvar links importantes e gerenciar tarefas, comenta Charles. “Os professores lidam com múltiplas demandas, turmas e atividades. Às vezes, acabam gastando muito tempo em retrabalho devido à falta de uma cultura organizacional ao longo do semestre.”

Essa organização também envolve pensar em formas de sistematizar o conhecimento produzido em sala de aula. “É muito valioso ter um trabalho colaborativo que possa ser documentado e compartilhado para beneficiar outros educadores. Não precisamos reinventar a roda, mas podemos explorar diferentes maneiras de utilizá-la”, afirma o professor de design. Ele também recomenda que os professores salvem cópias dos seus projetos e planos de aula em contas pessoais, com vistas  à autoavaliação e ao desenvolvimento profissional. “Já presenciei muitos colegas perdendo materiais ao trocar de instituição.”

Dicas práticas para se organizar no fim do semestre

Com base nas experiências relatadas pelos educadores e especialistas entrevistados pela Vivescer, confira algumas dicas para se organizar no fim do semestre:

1- Utilize ferramentas de gestão e armazenamento de documentos na nuvem: aproveite as vantagens das ferramentas gratuitas, como o Google Drive ou o OneDrive, para gerenciar e reunir  seus documentos educacionais. Crie pastas, salve planos de aula, reúna links úteis e construa um portfólio de atividades. Isso tornará as informações mais acessíveis, evitando a acumulação de papéis.

2- Estabeleça padrões para o armazenamento de atividades e documentos: simplifique sua busca por informações específicas nomeando arquivos e criando padrões de armazenamento. Inclua os estudantes nesse processo, tornando-os parte ativa na organização dos materiais. 

3- Sistematize as avaliações e forneça feedback (retorno avaliativo) aos alunos: a tecnologia oferece recursos valiosos para a sistematização de informações. Utilize ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para identificar padrões nas avaliações dos estudantes e fornecer feedbacks personalizados. 

4- Compartilhe experiências com outros educadores: participe de espaços de compartilhamento e comunidades online para trocar experiências.. É uma  maneira de enriquecer seu repertório e se inspirar para novas abordagens pedagógicas

5- Utilize evidências para planejar o próximo semestre letivo: transforme o percurso de aprendizagem do semestre em evidências tangíveis. Analise o que funcionou bem e quais pontos precisam de atenção. Essa análise embasada ajudará você a planejar de forma mais eficiente os próximos meses.

6- Aproveite a tecnologia para desfrutar do período de recesso: utilize recursos tecnológicos para desconectar durante as férias. Configure bloqueadores de notificações e limite o tempo de uso de aplicativos. Explore também a programação cultural da sua cidade pela internet, descubra novos interesses, como pintura, música ou tutoriais de artesanato, e aproveite esse tempo para relaxar. 

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