Professora cria projeto de Educação Ambiental em escola municipal de Mondaí (SC) 

O projeto tem como objetivo conectar os jovens com a natureza de forma leve e criativa. Confira e saiba como reproduzir a atividade na sua escola 

A Educação Ambiental nas escolas é de fato uma questão urgente e crucial, especialmente em uma sociedade que está se desconectando cada vez mais da natureza. O projeto “Árvores da Minha Escola”, desenvolvido pela professora Claudete Hofstätter na Escola de Educação Básica Municipal Laju em Mondaí, Santa Catarina, é um exemplo inspirador de como a educação pode ser usada para reforçar essa conexão e conscientizar os jovens sobre a importância do meio ambiente. 

Esse projeto pedagógico demonstra como a educação ambiental pode ser incorporada de forma prática e significativa no currículo escolar. Ao levar os alunos para o pátio da escola para identificar e aprender sobre plantas nativas e frutíferas, eles não apenas adquirem conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também experimentam diretamente a interação com a natureza.  

Foto: arquivo pessoal da professora

Segundo a professora, ‘’essa abordagem prática é fundamental para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda e uma apreciação pelas maravilhas naturais ao seu redor’’.  

Além disso, a etapa de preparar receitas com os frutos colhidos proporciona uma conexão ainda mais próxima com a natureza e destaca a importância dos recursos naturais para o nosso bem-estar e sustentabilidade. Isso porque essa experiência prática não apenas ensina habilidades culinárias, mas também destaca a relação entre a natureza e o alimento que consumimos, incentivando uma visão mais abrangente do meio ambiente. 

‘’Ações como essas estimulam os educandos a desenvolverem uma consciência sustentável e ecológica’’, pontuou Claudete. Nessa perspectiva, ao envolver os alunos de maneira prática e emocional com a natureza, eles são mais propensos a internalizar os valores de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade pelas gerações futuras. 

Etapas para a realização do projeto

Antes de explorarmos cada etapa, é importante destacar que essas atividades podem ser implementadas em qualquer escola, independentemente de contar com um pátio rico em biodiversidade, como no caso da escola da professora Claudette. O espaço de atuação pode ser adaptado para incluir a rua, o quarteirão, o bairro, ou qualquer ambiente próximo à escola. 

De modo geral, para garantir uma integração adequada das atividades ao tema do projeto, elas foram divididas em três etapas fundamentais: pesquisa, organização e aplicação.

Foto: arquivo pessoal da professora

Etapa 1: Pesquisa

Conhecimento Prévio: pesquisa inicial sobre o tema, incluindo informações sobre a biodiversidade local, o bioma da região, as espécies de plantas predominantes e suas características nutricionais. 

Identificação de Espécies: nessa fase, a ferramenta usada pela professora Claudete foi o Google Lens. O aplicativo é gratuito e fácil de usar, basta apontar a câmera do celular para a planta que ele identifica a espécie para você. Essa identificação prévia ajudará a direcionar a atividade de campo. 

Estudo do Bioma: pesquisa mais aprofundada sobre o bioma específico da região em que a escola está inserida. Isso inclui informações sobre o clima, os tipos de vegetação, os animais característicos e outros aspectos que influenciam a biodiversidade local. 

Levantamento de Receitas: o professor pesquisa e coleta receitas que podem ser feitas com os frutos ou produtos das plantas identificadas. Isso inclui tanto receitas tradicionais quanto criativas. 

Etapa 2: Organização

Planejamento da Atividade de Campo: Com base nas informações coletadas na etapa de pesquisa, é hora de planejar a atividade de campo. Isso envolve a definição de roteiros, a escolha de áreas específicas para exploração, a determinação de grupos de alunos e a preparação de materiais necessários. 

Criação de Roteiros e Recursos: elaboração de roteiros detalhados para a atividade de campo, incluindo instruções para a identificação de espécies, anotações e discussões. Recursos visuais, como mapas, imagens e guias de identificação, podem ser fortes aliados para auxiliar os alunos. 

Etapa 3: Aplicação

Atividade de Campo: finalmente, depois de muito trabalho, chegou o momento mais esperado pelos alunos. Nessa etapa, os educandos são conduzidos pelo professor em uma exploração do ambiente escolhido, que pode ser o pátio da escola, a rua, o bairro ou outra área próxima. Durante a atividade, eles utilizam o conhecimento prévio e as orientações do professor para identificar espécies de plantas, coletar amostras e fazer anotações. 

Síntese e Apresentações: após a atividade de campo, é hora de retornar à sala de aula para realizar uma síntese das informações coletadas. Eles podem criar apresentações, cartazes, relatórios escritos ou outros materiais para compartilhar com a turma. 

Aplicação das Receitas: agora, eles têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao preparar as receitas que foram identificadas durante o projeto. Isso pode ser feito individualmente ou em grupos, e os resultados podem ser compartilhados com a turma. 

Discussões Finais e Reflexões: o projeto é concluído com discussões finais sobre o que os alunos aprenderam, os desafios enfrentados, as descobertas feitas e a importância da preservação da biodiversidade local. 

Foto: arquivo pessoal da professora

É válido ressaltar que essa estrutura em três etapas possibilita que o projeto seja conduzido de maneira estruturada, envolvendo os alunos em todas as fases do processo, desde a pesquisa inicial até a aplicação prática do conhecimento adquirido.  

Para a educadora, ‘’isso ajuda a criar uma experiência educacional significativa e enriquecedora, além de promover a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade local’’, pontuou.  

E aí, professor(a), o que achou da matéria? Deixe seu comentário!

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Respostas

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  1. Parabéns a professora Claudete e a sua escola pela escolha do tema.
    A Educação Ambiental precisa fazer parte do dia a dia de todas as escolas brasileiras.
    Adima Jafuri

  2. Parabéns a professora!
    Parabéns a todos que se dedicaram para que o projeto acontecesse! É no final todos saíram ganhando. O ingrediente principal é a parceria, que muitas vezes está em falta.

  3. Muito bom o projeto. É necessário e primordial fazer esse tipo de intervenção, pois vivemos cada vez mais afastados da natureza. E assim, apartados não sentimos e nem percebemos como iniciativas como essa podem fazer toda a diferença para a conscientização e nos conectarmos com o meio ambiente.

  4. Parabéns, professora! Aulas dinâmicas sempre instigam o interesse e a curiosidade do educando, tornando o ensino prazeroso.

  5. Parabéns a professora e os demais colaboradores do projeto. Gostei muito da expressão utilizada “conectar os jovens com a natureza de forma leve e criativa”

    1. Emotivador ver o desenpenho e dedicação de educadores com a educação e passando conhecimento evalores encentivando não só os educando mas também os educadores de modo em geral parabéns pela sua dedicação

  6. Parabéns pelo projeto, Professora Claudete. Tema excelente, achei muito criativo as atividades desenvolvidas, o projeto em si, me lembrou muito os acampamentos de férias americanos. É muito importante as abordagens sobre o meio ambiente, pois as mídias e tecnologias IAS estão afastando nossos jovens e crianças da natureza e você, está resgatando esse amor pela educação ambiental e também a sustentabilidade, que é a preocupação do século.

  7. Achei espetacular a ideia e o projeto aqui bem descrito; parabéns para a professora Claudete e seus colaboradores.
    Aqui em nosso município estamos desenvolvendo um projeto parecido denominado “Vivências no viveiro” em parceria com o Instituto Refloresta.
    Há também as fases de preparação para a visita monitorada, guiada por um roteiro e com contação de histórias e, por último, a síntese e apresentação das descobertas.
    Podemos trocar conhecimento e valorizar o currículo, de forma prazerosa e explorando as habilidades previstas no currículo.

  8. Ótima iniciativa. Sensibilizar, motivar, instigar, colaborar….. são atividades fundamentais para conscientizar nossos alunos sobre a importância da sustentabilidade ambiental, para as presentes e futuras gerações.

  9. Trabalho significativo! É importante para a aprendizagem o contato com a natureza, aula prática e o protagonismo dos estudantes! O trabalho, proposto pela professora traz aos estudantes experiências importantes para apropriação do conhecimento e sensibilização da turma quanto à importância do meio ambiente e os cuidados com o mesmo para nossa qualidade de vida.

  10. INTERESSANTÍSSIMO!!! NESTA ABORDAGEM O ALUNO É PROTAGONISTA DA PESQUISAASIM MISTURANDO TEORIA É PRATICA, A MESMA ABORDAGEM ADOTADA NO NOSSO EMTI.

  11. Parabéns professora CLAUDETE.
    Seu trabalho é magnificante além de explorar benefícios do meio ambiente com conscientização. A educação ambiental se faz necessária com urgência. É preciso não só nas escolas ,mas sim em todo o universo.

  12. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, educação ambiental é de é trema importância para o presente e futuro de todos aqueles que valorizam a natureza e a vida na terra!