Professora cria projeto de Educação Ambiental em escola municipal de Mondaí (SC)
O projeto tem como objetivo conectar os jovens com a natureza de forma leve e criativa. Confira e saiba como reproduzir a atividade na sua escola
A Educação Ambiental nas escolas é de fato uma questão urgente e crucial, especialmente em uma sociedade que está se desconectando cada vez mais da natureza. O projeto “Árvores da Minha Escola”, desenvolvido pela professora Claudete Hofstätter na Escola de Educação Básica Municipal Laju em Mondaí, Santa Catarina, é um exemplo inspirador de como a educação pode ser usada para reforçar essa conexão e conscientizar os jovens sobre a importância do meio ambiente.
Esse projeto pedagógico demonstra como a educação ambiental pode ser incorporada de forma prática e significativa no currículo escolar. Ao levar os alunos para o pátio da escola para identificar e aprender sobre plantas nativas e frutíferas, eles não apenas adquirem conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também experimentam diretamente a interação com a natureza.
Segundo a professora, ‘’essa abordagem prática é fundamental para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda e uma apreciação pelas maravilhas naturais ao seu redor’’.
Além disso, a etapa de preparar receitas com os frutos colhidos proporciona uma conexão ainda mais próxima com a natureza e destaca a importância dos recursos naturais para o nosso bem-estar e sustentabilidade. Isso porque essa experiência prática não apenas ensina habilidades culinárias, mas também destaca a relação entre a natureza e o alimento que consumimos, incentivando uma visão mais abrangente do meio ambiente.
‘’Ações como essas estimulam os educandos a desenvolverem uma consciência sustentável e ecológica’’, pontuou Claudete. Nessa perspectiva, ao envolver os alunos de maneira prática e emocional com a natureza, eles são mais propensos a internalizar os valores de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade pelas gerações futuras.
Etapas para a realização do projeto
Antes de explorarmos cada etapa, é importante destacar que essas atividades podem ser implementadas em qualquer escola, independentemente de contar com um pátio rico em biodiversidade, como no caso da escola da professora Claudette. O espaço de atuação pode ser adaptado para incluir a rua, o quarteirão, o bairro, ou qualquer ambiente próximo à escola.
De modo geral, para garantir uma integração adequada das atividades ao tema do projeto, elas foram divididas em três etapas fundamentais: pesquisa, organização e aplicação.
Etapa 1: Pesquisa
Conhecimento Prévio: pesquisa inicial sobre o tema, incluindo informações sobre a biodiversidade local, o bioma da região, as espécies de plantas predominantes e suas características nutricionais.
Identificação de Espécies: nessa fase, a ferramenta usada pela professora Claudete foi o Google Lens. O aplicativo é gratuito e fácil de usar, basta apontar a câmera do celular para a planta que ele identifica a espécie para você. Essa identificação prévia ajudará a direcionar a atividade de campo.
Estudo do Bioma: pesquisa mais aprofundada sobre o bioma específico da região em que a escola está inserida. Isso inclui informações sobre o clima, os tipos de vegetação, os animais característicos e outros aspectos que influenciam a biodiversidade local.
Levantamento de Receitas: o professor pesquisa e coleta receitas que podem ser feitas com os frutos ou produtos das plantas identificadas. Isso inclui tanto receitas tradicionais quanto criativas.
Etapa 2: Organização
Planejamento da Atividade de Campo: Com base nas informações coletadas na etapa de pesquisa, é hora de planejar a atividade de campo. Isso envolve a definição de roteiros, a escolha de áreas específicas para exploração, a determinação de grupos de alunos e a preparação de materiais necessários.
Criação de Roteiros e Recursos: elaboração de roteiros detalhados para a atividade de campo, incluindo instruções para a identificação de espécies, anotações e discussões. Recursos visuais, como mapas, imagens e guias de identificação, podem ser fortes aliados para auxiliar os alunos.
Etapa 3: Aplicação
Atividade de Campo: finalmente, depois de muito trabalho, chegou o momento mais esperado pelos alunos. Nessa etapa, os educandos são conduzidos pelo professor em uma exploração do ambiente escolhido, que pode ser o pátio da escola, a rua, o bairro ou outra área próxima. Durante a atividade, eles utilizam o conhecimento prévio e as orientações do professor para identificar espécies de plantas, coletar amostras e fazer anotações.
Síntese e Apresentações: após a atividade de campo, é hora de retornar à sala de aula para realizar uma síntese das informações coletadas. Eles podem criar apresentações, cartazes, relatórios escritos ou outros materiais para compartilhar com a turma.
Aplicação das Receitas: agora, eles têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao preparar as receitas que foram identificadas durante o projeto. Isso pode ser feito individualmente ou em grupos, e os resultados podem ser compartilhados com a turma.
Discussões Finais e Reflexões: o projeto é concluído com discussões finais sobre o que os alunos aprenderam, os desafios enfrentados, as descobertas feitas e a importância da preservação da biodiversidade local.
É válido ressaltar que essa estrutura em três etapas possibilita que o projeto seja conduzido de maneira estruturada, envolvendo os alunos em todas as fases do processo, desde a pesquisa inicial até a aplicação prática do conhecimento adquirido.
Para a educadora, ‘’isso ajuda a criar uma experiência educacional significativa e enriquecedora, além de promover a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade local’’, pontuou.
Parabéns a professora Claudete e a sua escola pela escolha do tema.
A Educação Ambiental precisa fazer parte do dia a dia de todas as escolas brasileiras.
Adima Jafuri
Parabéns a professora!
Parabéns a todos que se dedicaram para que o projeto acontecesse! É no final todos saíram ganhando. O ingrediente principal é a parceria, que muitas vezes está em falta.
Muito interessante. Parabéns professora Claudete. Cuidar, zelar pela casa comum e um dever de todos e tem que ser desde pequenos e sempre.
Meu abraço fraterno.
Maria Amélia
Eu sou uma professora que reside na colônia e acho esses projeto viável em todas as escolas.Parabens Claude.
Muito bom o projeto. É necessário e primordial fazer esse tipo de intervenção, pois vivemos cada vez mais afastados da natureza. E assim, apartados não sentimos e nem percebemos como iniciativas como essa podem fazer toda a diferença para a conscientização e nos conectarmos com o meio ambiente.
Parabéns, professora! Aulas dinâmicas sempre instigam o interesse e a curiosidade do educando, tornando o ensino prazeroso.
Parabéns professora Claudete e toda equipe escolar! A Educação Ambiental é a educação pra vida. O trabalho de conscientização é fundamental.
Bjs
Parabéns mesmo professora! Como esses projetos com tantas interações entre todos,alegra,e Enriquece nosso ambiente escolar,precisamos seguir seus exemplos sempre! Vilma Lúcia.
Fiquei encantado com esse projeto. Parabéns professor!! O Meio Ambiente agradece.
Parabéns a professora e os demais colaboradores do projeto. Gostei muito da expressão utilizada “conectar os jovens com a natureza de forma leve e criativa”
Um projeto muito interesado,parabéns professora por elaborar esse trabalho com os aluno e dinâmico e a curiosidade de educando
Parabéns professora pelo belo projeto, ações como essas estimulam os educandos a desenvolverem uma consciência sustentável e ecológica.
Emotivador ver o desenpenho e dedicação de educadores com a educação e passando conhecimento evalores encentivando não só os educando mas também os educadores de modo em geral parabéns pela sua dedicação
Parabéns professora por fazer a diferença grata pelas informações.
Excelente matéria. Nos inspirou para também realizar em nossa escola.
Parabéns pelo projeto, Professora Claudete. Tema excelente, achei muito criativo as atividades desenvolvidas, o projeto em si, me lembrou muito os acampamentos de férias americanos. É muito importante as abordagens sobre o meio ambiente, pois as mídias e tecnologias IAS estão afastando nossos jovens e crianças da natureza e você, está resgatando esse amor pela educação ambiental e também a sustentabilidade, que é a preocupação do século.
Adorei o projeto, que maravilha se muitos optassem, transformaria o mundo, que a iniciativa seja tomada para vários educadores, parabéns!!!
Parabéns pela dedução
Achei espetacular a ideia e o projeto aqui bem descrito; parabéns para a professora Claudete e seus colaboradores.
Aqui em nosso município estamos desenvolvendo um projeto parecido denominado “Vivências no viveiro” em parceria com o Instituto Refloresta.
Há também as fases de preparação para a visita monitorada, guiada por um roteiro e com contação de histórias e, por último, a síntese e apresentação das descobertas.
Podemos trocar conhecimento e valorizar o currículo, de forma prazerosa e explorando as habilidades previstas no currículo.
Ótima iniciativa. Sensibilizar, motivar, instigar, colaborar….. são atividades fundamentais para conscientizar nossos alunos sobre a importância da sustentabilidade ambiental, para as presentes e futuras gerações.
Trabalho significativo! É importante para a aprendizagem o contato com a natureza, aula prática e o protagonismo dos estudantes! O trabalho, proposto pela professora traz aos estudantes experiências importantes para apropriação do conhecimento e sensibilização da turma quanto à importância do meio ambiente e os cuidados com o mesmo para nossa qualidade de vida.
Parabéns, professora Claudete! Excelente trabalho. Imagino a alegria e a participação de todos.
Projeto muito bom , de conscientização ambiental. Parabéns à prof. Claudete
INTERESSANTÍSSIMO!!! NESTA ABORDAGEM O ALUNO É PROTAGONISTA DA PESQUISAASIM MISTURANDO TEORIA É PRATICA, A MESMA ABORDAGEM ADOTADA NO NOSSO EMTI.
*ASSIM
Parabéns professora CLAUDETE.
Seu trabalho é magnificante além de explorar benefícios do meio ambiente com conscientização. A educação ambiental se faz necessária com urgência. É preciso não só nas escolas ,mas sim em todo o universo.
Maravilhoso o projeto,parabéns.
Excelente matéria, nos inspirou para também realizar em nossa escola.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, educação ambiental é de é trema importância para o presente e futuro de todos aqueles que valorizam a natureza e a vida na terra!
Parabéns professora Claudete, seu
Projeto interessante uma boa escolha.
Todos envolvidos estão de parabéns.
Parabéns a professora Claudete pelo projeto e por abraçar a causa ambiental de maneira tão linda e criativa!
Gostei muito professora. Parabéns!
Parabéns pelo desemprenho professora!!!!
Amei, é um projeto riquíssimo.