Vale a pena criar um blog? Descubra o potencial pedagógico desta ferramenta

Da expressão pessoal dos alunos ao compartilhamento de conteúdo, o blog traz inúmeras possibilidades para o ensino e a aprendizagem

Muito popular no início dos anos 2000, o blog foi uma das primeiras ferramentas online de criação de conteúdo. Embora tenha sido um pouco esquecido diante do avanço das redes sociais, ele permanece atual e pode se tornar um excelente aliado no processo de ensino e aprendizagem. 

Para entender se vale a pena construir um blog com os alunos, é importante conhecer um pouco mais sobre a ferramenta. O blog é um espaço destinado à produção de conteúdo com linguagem simples e objetiva, normalmente em texto, mas também é compatível com mídias como fotos, vídeos e áudios. Publicados com frequência, esses conteúdos são facilmente divulgados nas redes sociais, ampliando seu alcance e criando uma audiência cativa.

No contexto educacional, ele pode ser utilizado de várias maneiras: desde um espaço de expressão dos gostos pessoais dos estudantes, abrangendo temas como jogos, música e cinema, entre outros, até um ambiente virtual de disseminação do conhecimento e elaboração de conteúdo pedagógico, em diálogo com as disciplinas. Além disso, ele pode ser utilizado para comunicar as atividades da escola para além de suas instalações, alcançando as famílias e a comunidade ao redor.

Blog escolar: coletivo e colaborativo

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, é um dos educadores que reconhece o potencial pedagógico do blog. “Para a escola, a ferramenta pode ser um espaço de compartilhar informações de forma rápida e sem a necessidade de inscrição. Além disso, é um ambiente de prática de escrita, uma habilidade fundamental, e também um meio de expressão para os estudantes, facilitando a conexão com a comunidade”, afirma.

Na sala de aula, os professores podem usar essa ferramenta para estimular a produção escrita e as habilidades de comunicação dos estudantes, relacionando as postagens com os conteúdos disciplinares. “O blog escolar é um trabalho coletivo. O educador atuará como mediador nesse processo, e os estudantes devem ter autonomia para apresentar, discutir suas ideias em conjunto e, então, produzir esse material, que se torna um grande Jornal Mural digital e dinâmico da escola”, explica Lima.

Carlos Lima também é educador e fundador do projeto Imprensa Jovem, iniciativa da prefeitura de São Paulo que criou uma agência de notícias escolar, com produção de conteúdos pelos estudantes. Em 2006, o projeto iniciou o trabalho com blogs e, neste ano, retomará a produção de conteúdo para as seguintes páginas: Blogando nas ondas do rádio, Imprensa Jovem no ar e Imprensa Jovem 10.

Ocupar espaço e passar mensagem

Para explorar o potencial pedagógico do blog, é interessante dividir a turma em subgrupos, que, semanalmente (ou em uma frequência coletivamente determinada), ficarão responsáveis pela produção de conteúdo sobre diferentes temas e formatos de mídia. A ideia é que o blog represente a diversidade do ambiente escolar – e se transforme em um grande espaço de conexão entre seus colaboradores. 

“Esse canal de comunicação deve valorizar o diálogo social que respeita o público e orienta os estudantes a produzir conteúdo para o coletivo”, defende o educador. E Carlos vai além: “O conteúdo e os recursos digitais produzidos pelos estudantes não são apenas formas de expressão, mas também uma maneira de ocupar o espaço, deixando marcas na internet. Atualmente, é essencial ensinar os estudantes a usar as tecnologias de informação para transmitir suas mensagens, e os blogs desempenham um papel crucial nesse processo.”

Dicas para começar um blog

Para apoiar escolas e educadores que têm interesse em utilizar a ferramenta como prática pedagógica, reunimos a seguir algumas dicas para iniciar essa jornada:

  1. Refletir sobre o propósito do blog: por que ele é necessário, que tipo de conteúdo será postado, qual será a linguagem e quem é o público-alvo; 
  2. Testar as melhores ferramentas: existem vários publicadores de blog gratuitos, como Wix e WordPress, mas Carlos Lima indica a plataforma Blogger, que é conectada ao Google e oferece integração com uma série de ferramentas para facilitar o seu uso, como Google Drive e Google Docs, otimizando o trabalho colaborativo; 
  3. Promover discussões e reuniões de pauta: a troca de ideias sobre os temas abordados no blog pode ser um dos momentos pedagógicos mais enriquecedores desse processo. A plataforma Jamboard é um quadro interativo virtual que pode auxiliar nas discussões;
  4. Dividir os estudantes em subgrupos: ao revezar entre as atividades e funções por trás da atualização do blog, é possível democratizar o acesso aos diversos formatos de produção de mídia; 

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