‘Precisamos cuidar da gente para cuidar dos outros’, afirma professor

Dente-de-leão

“Os professores precisam compreender que devem cuidar de si, porque a sala de aula precisa que eles estejam bem”. Essa é apenas uma das reflexões realizadas por José Souza dos Santos, professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 da Escola Municipal Maria Dias Trindade, localizada em Paripiranga, na Bahia.

Há dois anos, José esteve presente ao lançamento da Vivescer, realizado em São Paulo (SP). Desde então, o professor já realizou duas das quatro jornadas disponíveis no site: emoção e mente. Cada uma conta com percursos formativos elaborados para apoiar a formação e desenvolvimento profissional e pessoal do docente.

Apontando caminhos

José conta que, na época em que conheceu a plataforma, estava desenhando o projeto “Vamos Conversar”, criado para ajudar os alunos a lidar com questões emocionais como ansiedade, estresse e depressão. Além de perceber que suas convicções estavam alinhadas com o que a plataforma propunha, o professor reforça que os percursos apontaram caminhos, possibilitando que ele percebesse como promover a integração de conteúdos, por exemplo.

“Nós vivemos em um modelo de educação em que é preciso promover a interdisciplinaridade. Então, se você quer trabalhar emoções em sala de aula, não é preciso criar uma disciplina para isso, mas realizar discussões sobre o tema nas aulas de português, matemática, geografia. Foi ótimo porque, dessa forma, não ficou um projeto fixo”, explica o docente.

José Souza dos Santos, professor de Língua Portuguesa e embaixador da Vivescer
José Souza dos Santos, professor de Língua Portuguesa e embaixador da Vivescer

A experiência rendeu frutos. Tempos depois, José criou o “Crônicas do Meu Lugar”. Como professor de Língua Portuguesa, propôs que os alunos escrevessem sobre as comunidades onde moram. “Quando produzimos textos autorais, acabamos falando sobre nós mesmos. E assim descobri que muitos estudantes sofrem com questões relacionadas à ansiedade e depressão.”

Apostando mais uma vez na conexão entre as diferentes áreas do conhecimento, José foi tocando o trabalho com estudantes e colegas de profissão, até perceber uma oportunidade de ampliar o projeto. “Depois de um tempo, percebemos que trabalhávamos com os alunos, mas esses voltavam de suas casas ‘desconfigurados’, porque a família também precisava ser envolvida. Assim, passamos a enxergar a plataforma de uma maneira mais integrada, possibilitando também o trabalho com os pais.”

Autoconhecimento

Para José, um dos pontos de destaque da plataforma é incentivar não só a formação do professor, mas seus cuidados pessoais. Na jornada “emoções”, ele destaca o percurso que ensina os docentes a fazerem meditação guiada. “Aprender a fazer automeditação me ajudou bastante porque sabemos o quanto isso acalma a alma e traz uma paz interior, além do autoconhecimento. O professor pensa que só tem o trabalho de sala de aula e assim esquece de si mesmo. Mas precisamos cuidar da gente para poder cuidar dos outros.”

Para o docente, a descoberta e exercício do eixo de autocuidado reflete-se no trabalho em sala de aula de maneira positiva. A solidão docente também é apontada como um desafio que a Vivescer ajuda a enfrentar. O educador destaca o fato de a plataforma abrir espaço para a troca de experiências e de conteúdos, considerando os diálogos e a criação de redes.

Fotos: 024-657-834/Pixabay e Arquivo pessoal

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Mariana e Vivescer, eu que agradeço o acolhimento de vocês. Vocês são incríveis.
        ❤️❤️

  1. Parabéns José, obrigada Vivescer! Espaço maravilhoso, a plataforma tem muito me ajudado a me reinventar enquanto ser humano.

    1. Ficamos muito felizes e agradecidos pelo seu comentário, Rosiane! ? E conte com a gente, sempre! ❤️

  2. Excelente o seu trabalho, Professor! Uma amiga, cansada de presenciar crises de choro de crianças de um quarto ano devido a problemas pessoais, decidiu propor um trabalho com diários a partir do filme “Diário de Anne Frank”, os alunos escreviam em seus diários expressando suas angústias vividas em uma comunidade muito carente e cheia de problemas familiares, o escrever era de certa forma uma catarse para elas além de aprenderem a empatia em relação aos problemas dos colegas, gerando um fortalecimento do senso de pertencimento àquele grupo e diminuição do bullying que foi bonito de se ver…

    1. Que iniciativa linda da sua amiga, Valeria! ? E ela está aqui na plataforma para compartilhar conosco essa experiência?! ☺️

  3. Excelente, José. Parabéns pelo projeto e pelas práxis educativas que você desenvolve e que eu sempre acompanho. Você i é um Professor que ama a Educação. Isso é que faz grande diferença dentro de uma escola e fora dela. És inspiração para muitos…

  4. Excellent article. Keep writing such kind of info on your page.
    Im really impressed by it.
    Hello there, You have performed a fantastic job.
    I will certainly digg it and individually recommend to my friends.
    I am confident they will be benefited from this site.

  5. Hello, I do believe your blog could be having web browser compatibility problems.

    When I take a look at your site in Safari, it looks fine however, if opening
    in IE, it’s got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads
    up! Aside from that, excellent site!

  6. Your way of explaining everything in this article is really fastidious,
    all be able to simply know it, Thanks a lot.

  7. Greetings! I’ve been reading your blog for some
    time now and finally got the courage to go ahead and give
    you a shout out from Austin Texas! Just wanted
    to mention keep up the excellent work!

  8. Currently it looks like BlogEngine is the best blogging platform
    available right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

  9. Thanks for your marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you’re a great author.I will ensure that I bookmark your blog and definitely will comeback very soon. I want to encourage you to ultimatelycontinue your great posts, have a nice evening!

  10. magnificent points altogether, you just gained a emblem new reader.
    What could you recommend in regards to your post that you made some
    days in the past? Any certain?

  11. hey there and thank you for your info – I’ve certainly picked up
    something new from right here. I did however expertise some technical points using this site, since I experienced to reload the web site lots of
    times previous to I could get it to load properly.

    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining,
    but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google
    and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of your respective interesting content.
    Ensure that you update this again soon.

  12. Howdy just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue.

    I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

  13. I read this piece of writing completely regarding the difference of newest and preceding technologies, it’s remarkable article.

  14. Have you ever thought about including a little bit more
    than just your articles? I mean, what you say is important and
    everything. But think about if you added some great photos or
    video clips to give your posts more, “pop”!

    Your content is excellent but with images and videos, this site
    could certainly be one of the best in its niche.
    Superb blog!

  15. I got this web site from my buddy who informed me aboutthis site and now this time I am browsing this web page and reading very informative articles or reviews at this time.

  16. It is really a great and helpful piece of information. I’m glad that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

  17. What’s up colleagues, how is the whole thing,
    and what you desire to say concerning this post, in my view its really awesome designed for me.

  18. You are so awesome! I do not suppose I’ve truly read through a single thing like this before. So good to discover someone with some genuine thoughts on this issue. Really.. many thanks for starting this up. This web site is one thing that’s needed on the internet, someone with a little originality!

  19. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems asthough you relied on the video to make your point.You obviously know what youre talking about, why throw awayyour intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us somethingenlightening to read?

  20. Wow that was odd. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say superb blog!