Por que é importante fazer registros pedagógicos?

A prática apoia o professor a avaliar seu próprio trabalho e a acompanhar a evolução dos estudantes, além de fortalecer o aprendizado entre pares

Planejar aulas, aplicar e corrigir provas, criar novas metodologias de ensino, acompanhar a evolução dos estudantes e se relacionar com suas famílias. Essas são algumas das funções que tradicionalmente se associam ao trabalho docente. Contudo, nesse rol há uma atividade muito importante – e também pouco comentada: a realização de registros pedagógicos.

Essa atividade nada mais é do que o professor registrar, de maneira sistemática e intencional, as suas práticas pedagógicas. Ao ser instaurada, a prática pode apoiar o professor a avaliar seu próprio trabalho, encontrando pontos positivos e negativos, e dessa maneira aperfeiçoar a dinâmica das aulas. Ainda permite que os docentes troquem experiências sobre suas diversas práticas pedagógicas e, assim, evoluam em conjunto.

A importância dos registros pedagógicos

Com a ajuda do diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim, elencamos alguns pontos que mostram a importância da prática de registros pedagógicos para o trabalho docente:

  • Acompanhar o progresso dos estudantes

“O registro permite que os professores acompanhem o progresso individual dos estudantes ao longo do tempo, percebendo com o que se identificam, em que avançam com mais fluidez e onde precisam de apoio”, observa Iuri.

  • Avaliar e ajustar a própria prática

“Ao registrar as estratégias usadas e os resultados obtidos, os docentes podem avaliar o que funciona melhor em sua prática pedagógica e fazer ajustes necessários para melhorar o aprendizado dos estudantes.”

  • Fortalecer o aprendizado entre pares

“Os registros também podem ser compartilhados entre educadores e, assim, fornecer diferentes insights (percepções) e perspectivas, fortalecendo também o aprendizado entre pares.”

Principais desafios

No Brasil, a rotina de trabalho da classe docente também é marcada pela sobrecarga de tarefas, pelo estresse e pela falta de apoio e valorização, como demonstram diversas pesquisas e relatos de quem está à frente da sala de aula. Esses elementos, somados à ausência de espaços formativos, tornam-se um grande empecilho para a realização do registro de práticas pedagógicas.

Nesse cenário, há um consenso entre educadores de que os momentos de reflexão coletiva acerca das práticas são fundamentais e devem fazer parte da carga horária, recebendo apoio e reconhecimento da gestão escolar.

O diretor do Instituto Anísio Teixeira cita também a “fragmentação dos tempos pedagógicos” como um grande desafio a ser superado, como as decisões sobre a quantidade de alunos nas turmas e as estratégias de ensino. “Esses pontos ultrapassam a esfera de decisão dos docentes, e aí é muito importante compreender como decisões administrativas nunca são somente administrativas e, em diversas ocasiões, afetam diretamente o desempenho de professores e estudantes.”

Iuri reforça a importância de metodologias que colocam o estudante como protagonista, no centro do processo de aprendizagem. “Afinal, se o professor opta por um modelo de aula expositiva e fica em evidência durante todo o processo, que tempo lhe resta para fazer observações e registros?”, questiona.

Apoio para o professor praticar o registro

Sobre o suporte que os educadores devem receber da gestão para executar seus registros pedagógicos, o especialista lista alguns pontos:

  • apoiar na organização dos horários “para superarmos as famigeradas aulas de 50 minutos”;
  • dosar a distribuição de estudantes por turma “para que a quantidade de alunos permita a implementação de uma maior variedade de estratégias de ensino”;
  • incentivar o uso de um conjunto de mídias e tecnologias “que facilitem não apenas o registro, mas também o compartilhamento desses materiais”;
  • promover ativamente comunidades de prática e outros formatos de aprendizagem entre pares;
  • utilizar registros pedagógicos reais como material didático em processos de formação continuada.

Como posso fazer meu registro?

Se o educador e a escola já estão convencidos da importância dos registros pedagógicos, mas não sabem como iniciar esse processo, Iuri Rubim também dá algumas sugestões:

“Existem muitos modelos possíveis de registro pedagógico. No meu ponto de vista, um documento atual deve ser multimídia e permitir a confluência de arquivos de diversos formatos. Isso dá liberdade ao professor ou professora para usar a forma de registro mais adequada e à mão – em geral, seu smartphone. Ao mesmo tempo, deve focar menos no que já está pronto antes das aulas e mais nas emergências e irrupções de cada encontro, afinal é ali que está a mágica! Tudo isso, claro, com algum contexto e incentivo às observações dos docentes.”

Por fim, o especialista ressalta um ponto de atenção nesse processo: as redes escolares devem evitar a formatação e padronização excessiva dos registros pedagógicos. “Os educadores podem enxergar isso como uma interferência indevida ou como ‘mais uma obrigação’ e jogar por terra todo o esforço realizado”, finaliza.

Saiba mais!

A Vivescer preparou uma matéria com dicas para fazer uma boa sistematização de práticas pedagógicas. Confira!

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Respostas

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  1. Não estou atuando no momento, sou formada e ainda não tive oportunidade, mas vejo quanto material de qualidade encontramos e que nos auxila a ter uma ideia de como iniciar o trabalho com menos insegurança.

  2. Eu gosto muito de anotar todo desenvolvimento das minhas aulas, desde abordagem sobre determinado conteúdo, trabalho, roda de conversa, pesquisa, ou quando vamos ao laboratório de informática, pois nem sempre consigamos cumprir aquilo que foi planejado, pode acontecer imprevistos e ter que mudar tudo o que foi planejado, e nesse momento é preciso ter em mente outras possibilidades. Tenho um caderco de campo para suporte. E esses cursos da Vivescer estão fazendo a diferença em meu trabalho.

  3. minhas praticas pedagogica sao variaveis, sempre trabalho com grupos pequenos de alunos, faco avaliaçao de todo aplicaçao do conteudo e avanços e dificuldades dos estudantes.trabalho muito em minhas aulas a roda de conversa,a troca de experiencias vividas ,adiquirida dos estudantes sobre o conteudo apresentado.realiso a,auto avaliaçao em todo meu trabalho em sala de aula e tb com os estudantes.sempre o dialogo esta presente em minhas praticas oedagogicas,leituras em tirinhas,e texto interpretaçao do seu cotitiano e buscando sempre a graatica dentro do texto com um contexto mais simplificado e real,texto circulatirio e leitura e compreençao coletiva,e a apresentaçao na sala de aula do trabalho.pesquisa na biblioteca sobre tal conteudo com as feramentas digitais existente ao meio,trabalho texto musica em vidio .trabalho teatro dramtizaçao, mimicas,caracterizadas.atividades escritas e oral com intuido de avalicaçao,diagnosticas,formativa,e continua,para um possivel revisao se caso for necessario

  4. O livro de registro é uma ferramenta muito importante pois nele relatamos a evolução de cada criança, desde a educação infantil se faz necessário esse relato do desenvolvimento delas individualmente e coletivamente e w esse livro seja passado para os novos professores dos anos seguinte pous estará ressaltando onde a criança tem mais dificuldade ou a área que ele mais se desenvolveu será um avanço….

  5. É de suma importância esta atitude de registro, particularmente venho tentando esta atitude mas nem sempre consigo, para 2024 tenho esta pretensão e espero consegui-la, adotando o caderno de registro.