Como produzir podcasts com os seus alunos

Confira dicas para transformar ideias em realidade e investir na produção de podcasts com a sua turma

Mais do que uma tendência efêmera, os podcasts vieram para ficar. Segundo uma pesquisa do Itaú Cultural e do Datafolha, 56,7 milhões de brasileiros entre 16 e 65 anos já são ouvintes do formato. Que tal aproveitar essa popularidade para produzir conteúdos em áudio com os seus alunos?

Os podcasts são excelentes recursos educacionais, tanto para apresentar novos conhecimentos quanto para incentivar os alunos a criarem seus próprios episódios. “A grande vantagem do podcast é a praticidade, os alunos podem ouvi-los enquanto estão no ônibus ou até mesmo andando de bicicleta. Se estiverem disponíveis em plataformas como o Spotify, por exemplo, eles também podem reproduzir o conteúdo com a tela bloqueada, economizando bateria e dados móveis”, afirma Felipi Fraga, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente, em Canoas (RS).

Na escola, desde 2019 são gravados episódios do ALPodcast, abordando temas de interesse geral, cultura, educação e entrevistas com a comunidade escolar. “Começamos com questões culturais, mas fomos ampliando os temas e convidando mais pessoas para serem entrevistadas, como integrantes de bandas, a Coordenadora Regional de Educação (Mara Maria Valandro, da 27ª Coordenadoria Regional de Educação) e a Secretária Estadual de Educação (Raquel Teixeira). O nosso episódio mais escutado é o ‘Vida de Professor‘, no qual educadores da escola contam suas experiências como alunos no Ensino Fundamental e Médio, e na graduação.”  

Alguns episódios são produzidos e gravados por professores da escola, enquanto outros são completamente criados pelos alunos, desde a definição do tema até a edição e publicação. “Estamos construindo um estúdio aqui na escola para ajudar, principalmente, no isolamento acústico. Em determinados horários, não conseguimos gravar devido ao barulho”, explica Felipi.

Como organizar a produção dos podcasts

Para iniciar o trabalho com podcasts, ele recomenda que os educadores encontrem locais e horários mais silenciosos. Se a escola não dispõe de um estúdio, isso pode ser feito em uma biblioteca ou sala reservada. O importante é evitar ruídos externos, alerta o diretor.

Também é necessário elaborar um roteiro prévio. “Nas aulas de língua portuguesa, por exemplo, o professor pode sugerir que os alunos escrevam uma pauta para a entrevista, incluindo o tema, as perguntas, os participantes, e quando e onde será realizada a gravação.”

Quais ferramentas usar para gravar e editar

Com a pauta definida, convidados agendados e um local reservado, é chegado o momento de iniciar a gravação. Para isso, Felipi garante que não é necessário investir em equipamentos caros. “Muitos celulares já possuem gravador, mas caso não possuam, é possível baixar um aplicativo gratuito”, afirma. Com o passar do tempo, se a escola ou o professor desejarem tornar as produções mais profissionais, é possível adquirir microfones e outros dispositivos que assegurem uma melhor qualidade de áudio.

A edição pode ser feita por meio de aplicativos gratuitos, como o Spotify for Podcasters (antigo Anchor), ou programas de código aberto, como o Audacity. Aqueles que desejarem explorar novos formatos, como a gravação simultânea de vídeos para podcasts, também podem utilizar a ferramenta CapCut.

Como divulgar os podcasts

Uma vez que os podcasts forem gravados, também é importante pensar na melhor estratégia para sua distribuição. Felipi recomenda que as versões completas sejam publicadas no Spotify (isso pode ser feito diretamente pelo aplicativo Spotify for Podcasters) e no YouTube (o aplicativo Headliner possibilita criar animações com ondas sonoras para o vídeo).

Além da publicação dos episódios completos, ele sugere que sejam criadas amostras com trechos bem atrativos para as redes sociais, incluindo Instagram e TikTok. “São as redes mais populares no momento”, afirma. Portanto, são excelentes canais para compartilhar as produções com a comunidade escolar.

E aí, professor! Já pensou em criar um podcast com os seus alunos? Comente!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *