Conheça a história por trás do Dia dos Professores 

No Brasil, o feriado escolar é comemorado anualmente no dia 15 de outubro, você sabe por quê? 

A origem do Dia dos Professores vem lá do Brasil Imperial! 

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos do Império deveriam ter Escolas de Primeiras Letras – hoje, o Ensino Fundamental.  O documento tratava de assuntos como a descentralização do ensino, o salário dos professores e as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender.

No entanto, embora o decreto tenha sido um marco importante, somente 120 anos após a sua publicação houve a primeira comemoração voltada para os professores. Foi em 1947 que Salomão Becker, professor paulista, teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. 

A ideia de Becker surgiu porque, naquela época, o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo: durava de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias. Então, um grupo de quatro professores sugeriu um dia de pausa e comemoração para amenizar o cansaço. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo.

Becker sugeriu que o Dia dos Professores acontecesse no dia 15 de outubro – em sua cidade, Piracicaba (SP), professores e alunos confraternizavam nessa data, fazendo uma festa com muitos doces nas escolas. A sugestão foi aceita e toda comunidade escolar participou do encontro. 

Durante a celebração, Becker ficou famoso por seu discurso, em que disse que “Professor é profissão. Educador é missão”.

Sua proposta se mostrou um sucesso tão grande que inspirou outras celebrações do tipo nos anos seguintes.

Salomão Becker, idealizador do Dia dos Professores no país

Antonieta de Barros: o Dia dos Professores em Santa Catarina

No ano seguinte, em 1948, o Dia dos Professores foi oficializado como data comemorativa e feriado estadual em Santa Catarina. Mas, para isso acontecer, uma figura foi fundamental: Antonieta de Barros, jornalista, professora e política brasileira.

Antonieta foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada no país, formou-se professora na Escola Normal Catarinense e era filha de uma ex-escravizada. Nasceu em 1901 na antiga Desterro, atual Florianópolis, e teve um papel central na luta pela igualdade racial e direitos das mulheres. 

Em 1922, fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, voltado para a educação da população carente. Além disso, também trabalhou como jornalista, escrevendo crônicas sobre questões ligadas à educação, política e preconceito. 

Elegeu-se como deputada estadual em 1934 por Santa Catarina e exerceu seu mandato até 1937, ano de início do Estado Novo – período ditatorial do governo de Getúlio Vargas, que durou até 1946.  

Logo em 1947, Antonieta se elegeu deputada estadual novamente. É nesse mandato que ela elabora o projeto de lei que criava o Dia dos Professores em Santa Catarina. A lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, foi homologada pelo governador José Boabaid e o dia 15 de outubro passou a ser feriado escolar no estado. 

Na justificativa para a criação da data, Antonieta enfatiza a importância do educador: “Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor”.

Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil

Feriado escolar nacional

16 anos após a ideia de Becker e 15 após a lei de Antonieta, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, a data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar.

O decreto, firmado pelo então presidente da República João Goulart, definia a essência do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Padroeira dos professores

Ainda no dia 15 de outubro, comemora-se o Dia de Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores! 

Dia Mundial dos Professores

Já o Dia Mundial dos Professores é celebrado em 05 de outubro. Essa data foi instituída em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para comemorar o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho)/UNESCO relativa ao Estatuto dos Professores, realizada em 05 de outubro de 1966. 

E aí, gostou dessa história? Deixe seu comentário dando parabéns a todos os professores do Brasil!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei importante saber que nossos colegas ,travaram para conseguir essa data .que destaca nossa profissão.