Redes sociais: como preparar os estudantes para navegar com segurança na internet?

Com a inserção cada vez mais precoce de crianças e adolescentes no mundo digital, é essencial discutir como prepará-los para navegar com segurança na internet. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, 95% da população entre 9 e 17 anos utiliza a internet e 88% tem perfis em redes sociais. Nota-se ainda uma antecipação na idade do primeiro acesso, com 24% conectando-se antes dos seis anos.

Diante desse cenário, surgem oportunidades e riscos que devem ser levados em consideração por professores e famílias. O acesso à internet pode ser uma ferramenta valiosa de aprendizagem, mas também expõe crianças e adolescentes a riscos como conteúdos impróprios, interações com estranhos e situações de bullying e discriminação.

“Não existe nenhuma prática que seja essencialmente boa ou essencialmente ruim. Uma das atividades mais realizadas, que é justamente a busca de informação, tanto para atividade escolar quanto para temas de interesse, ela pode ser super potente para adquirir algum conhecimento, mas também pode colocar a criança em contato com temas sensíveis”, pondera Luísa Adib, coordenadora da pesquisa. 

Para explorar as potencialidades do ambiente digital com segurança, crianças e adolescentes precisam desenvolver competências, que vão além do uso operacional dos dispositivos, e devem ser orientadas por adultos para navegar com segurança na internet. “A tecnologia não deve estar na sala de aula apenas como um apoio ao conteúdo educacional, mas também como um tema de discussão”, recomenda Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação. 

Segundo dados da TIC Educação 2022, metade dos professores entrevistados que atuam em escolas de ensino fundamental e médio abrem mão de usar tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem porque consideram que os alunos ficam dispersos. No entanto, quando esse uso é bem acordado com os estudantes, é possível driblar parte dos desafios. 

Apresentamos a seguir dicas para auxiliar professores na mediação do uso seguro da internet por crianças e adolescentes:

Converse sobre o uso das tecnologias

O diálogo é a base para o bom desenvolvimento de atividades pedagógicas. É importante que o educador estabeleça combinados e promova discussões com os estudantes sobre as próprias dinâmicas algorítmicas, os objetivos dos dispositivos digitais, os riscos inerentes ao ambiente online e como interagir de forma segura e responsável nele. Daniela enfatiza a importância dessa interação, equiparando-a ao uso da tecnologia e da internet em si. “Quando os professores vão fazer o uso dessas tecnologias, há uma necessidade de também conversar com a sala sobre o uso das tecnologias.”

Definição de um propósito pedagógico

Definir um propósito claro para o uso de diversos dispositivos e do ambiente digital é outro aspecto crucial. “Não é levar a tecnologia para sala de aula simplesmente porque é mais legal ou porque os pais estão exigindo para desenvolver habilidades. É preciso ter um propósito pedagógico, acordado entre alunos e professores”, indica Daniela. 

Envolvimento das famílias

Quando o assunto é uso seguro da internet, as famílias também devem ser convidadas a participar. “Temos que pensar em uma responsabilidade compartilhada”, destaca Luísa. Nesse contexto, os conhecimentos adquiridos pelos educadores podem ser úteis para serem compartilhados com os pais e responsáveis. “Muitas vezes os professores também são meio de apoio para os pais”, completa Daniela. 

Promoção de debates sobre privacidade na internet

Dentro da sala de aula, os professores podem trabalhar com os estudantes assuntos como privacidade, segurança de dados e rastro digital. Essas discussões são fundamentais para uma interação mais segura nas plataformas de redes sociais. “Estamos formando esses estudantes para um uso mais saudável, crítico e até criativo das tecnologias”, aponta Daniela. 

Estímulo ao desenvolvimento de múltiplas habilidades

Conforme a pesquisa TIC Kids Online Brasil, Luísa recomenda que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades em diversas áreas: operacionais (baixar ou instalar aplicativos, conectar-se a uma rede Wi-Fi), sociais (identificar conteúdos inapropriados para compartilhamento, reconhecimento de bullying), informacionais (escolher palavras-chave para buscas, avaliar a confiabilidade de um site) e criativas (criar e postar vídeos ou músicas autorais, distinguir conteúdos patrocinados dos não patrocinados).

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