Passo a passo para organizar um debate saudável com a sua turma

Além de apoiar as competências gerais da BNCC, os debates escolares proporcionam momentos de troca, colaboração e aprendizado 

A palavra “debate” pode até assustar à primeira vista. Mas, na verdade, eles são uma ferramenta muito poderosa, principalmente com turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em um debate em grupo, o professor e todos os alunos trabalham juntos, usando ideias uns dos outros e exercitando diferentes capacidades. Além de colaborar para construir conhecimento coletivo sobre um determinado conteúdo, os alunos também podem desenvolver competências como o pensamento crítico e a habilidade de se comunicar. 

A professora de sociologia Laura Marquesini, da Escola Estadual Major Arcy (São Paulo, SP), contou à Vivescer o seu segredo para realizar um debate saudável e estimulante para os alunos: aproximar o tema abordado da realidade da turma. “Aluno adora debater, só que tem que ser pertinente ao contexto que ele está vivendo. Olha pra esse aluno e reflete: por onde eu chego nele? Eu trago o cotidiano para dentro da sala de aula, eu estou ali contextualizando com eles”, explica a professora. 

Para Eliane Dantas Sganzerla, diretora da Major Arcy, os debates são oportunidades para que tanto alunos quanto professores trabalhem o respeito, a maturidade e a humildade. “Os debates são imprescindíveis. Às vezes, saem discussões fervorosas, mas faz parte do conhecimento e do autoconhecimento do adolescente. O adolescente precisa disso, ele precisa ser ouvido, precisa ter espaço pra falar. E o professor tem que estar preparado para deixá-los falar.”

Debates, argumentação e BNCC

A argumentação é, inclusive, uma das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. 

O objetivo dessa competência é incentivar o aluno a formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética. 

A troca de ideias é a base de uma democracia saudável. Ser um cidadão engajado requer a capacidade de compartilhar, justificar e defender ideias e, o que é ainda mais importante, ouvir com atenção e reflexão as ideias e perspectivas dos outros.

Hora de colocar a mão na massa!

Com base no material “Leading a Group Discussion” (em tradução livre: Liderando um debate em grupo) do programa de formação de professores da Universidade de Michingan, a Vivescer listou abaixo uma série de orientações para ajudar os professores a organizarem um debate com suas turmas. 

Confira! 

O que fazer antes de um debate?

  • Escolher, contando com a participação dos alunos, o tema da discussão;
  • Selecionar um vídeo ou um texto que possa fornecer apoio teórico para o debate;
  • Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Planejar uma tarefa em grupos para que os alunos possam trabalhar sobre o material escolhido, preparando-se para a discussão;
  • Monitorar e dar suporte ao trabalho prévio dos alunos;
  • Preparar-se para gravar trechos do debate (cuidando da qualidade da imagem e do som) para uso posterior.

Como começar um debate?

  • Compartilhar com os alunos o objetivo do debate;
  • Fazer perguntas que ativem os conhecimentos prévios sobre o tema;
  • Colocar uma questão aberta sobre a qual o debate possa começar;
  • Pactuar ou retomar as regras da discussão;
  • Envolver os alunos na discussão.

Como mediar um debate?

  • Permitindo e encorajando a participação de todos;
  • Encorajando múltiplas ideias ou múltiplas perspectivas;
  • Investigando o pensamento dos alunos para ajudar a clarificar e expandir suas ideias;
  • Certificando-se de que os alunos estão ouvindo atentamente, percebendo e considerando as ideias de seus pares;
  • Ajudando os alunos a conectarem ideias;
  • Fazendo contribuições estratégicas;
  • Redirecionando, retomando e iluminando ideias pra manter a discussão no rumo;
  • Usando uma linguagem que ajude os alunos a participarem e entenderem os objetivos da atividade.

Como concluir e avaliar um debate?

  • Apoiar os alunos a relembrar ou dar sentido ao conteúdo;
  • Fazer um balanço das principais aprendizagens;
  • Combinar com os alunos um momento posterior para assistir ao vídeo do debate e retomar pontos importantes; sistematizar aprendizagens; avaliar conjuntamente a qualidade da participação do grupo e estabelecer relações com novos conteúdos.

Fique por dentro

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Respostas

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      1. abhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quem leu e gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayyyyyyyyyyyyyyyyy