Passo a passo para organizar um debate saudável com a sua turma
Além de apoiar as competências gerais da BNCC, os debates escolares proporcionam momentos de troca, colaboração e aprendizado
A palavra “debate” pode até assustar à primeira vista. Mas, na verdade, eles são uma ferramenta muito poderosa, principalmente com turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em um debate em grupo, o professor e todos os alunos trabalham juntos, usando ideias uns dos outros e exercitando diferentes capacidades. Além de colaborar para construir conhecimento coletivo sobre um determinado conteúdo, os alunos também podem desenvolver competências como o pensamento crítico e a habilidade de se comunicar.
A professora de sociologia Laura Marquesini, da Escola Estadual Major Arcy (São Paulo, SP), contou à Vivescer o seu segredo para realizar um debate saudável e estimulante para os alunos: aproximar o tema abordado da realidade da turma. “Aluno adora debater, só que tem que ser pertinente ao contexto que ele está vivendo. Olha pra esse aluno e reflete: por onde eu chego nele? Eu trago o cotidiano para dentro da sala de aula, eu estou ali contextualizando com eles”, explica a professora.
Para Eliane Dantas Sganzerla, diretora da Major Arcy, os debates são oportunidades para que tanto alunos quanto professores trabalhem o respeito, a maturidade e a humildade. “Os debates são imprescindíveis. Às vezes, saem discussões fervorosas, mas faz parte do conhecimento e do autoconhecimento do adolescente. O adolescente precisa disso, ele precisa ser ouvido, precisa ter espaço pra falar. E o professor tem que estar preparado para deixá-los falar.”
Debates, argumentação e BNCC
A argumentação é, inclusive, uma das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
O objetivo dessa competência é incentivar o aluno a formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
A troca de ideias é a base de uma democracia saudável. Ser um cidadão engajado requer a capacidade de compartilhar, justificar e defender ideias e, o que é ainda mais importante, ouvir com atenção e reflexão as ideias e perspectivas dos outros.
Hora de colocar a mão na massa!
Com base no material “Leading a Group Discussion” (em tradução livre: Liderando um debate em grupo) do programa de formação de professores da Universidade de Michingan, a Vivescer listou abaixo uma série de orientações para ajudar os professores a organizarem um debate com suas turmas.
Confira!
O que fazer antes de um debate?
- Escolher, contando com a participação dos alunos, o tema da discussão;
- Selecionar um vídeo ou um texto que possa fornecer apoio teórico para o debate;
- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
- Planejar uma tarefa em grupos para que os alunos possam trabalhar sobre o material escolhido, preparando-se para a discussão;
- Monitorar e dar suporte ao trabalho prévio dos alunos;
- Preparar-se para gravar trechos do debate (cuidando da qualidade da imagem e do som) para uso posterior.
Como começar um debate?
- Compartilhar com os alunos o objetivo do debate;
- Fazer perguntas que ativem os conhecimentos prévios sobre o tema;
- Colocar uma questão aberta sobre a qual o debate possa começar;
- Pactuar ou retomar as regras da discussão;
- Envolver os alunos na discussão.
Como mediar um debate?
- Permitindo e encorajando a participação de todos;
- Encorajando múltiplas ideias ou múltiplas perspectivas;
- Investigando o pensamento dos alunos para ajudar a clarificar e expandir suas ideias;
- Certificando-se de que os alunos estão ouvindo atentamente, percebendo e considerando as ideias de seus pares;
- Ajudando os alunos a conectarem ideias;
- Fazendo contribuições estratégicas;
- Redirecionando, retomando e iluminando ideias pra manter a discussão no rumo;
- Usando uma linguagem que ajude os alunos a participarem e entenderem os objetivos da atividade.
Como concluir e avaliar um debate?
- Apoiar os alunos a relembrar ou dar sentido ao conteúdo;
- Fazer um balanço das principais aprendizagens;
- Combinar com os alunos um momento posterior para assistir ao vídeo do debate e retomar pontos importantes; sistematizar aprendizagens; avaliar conjuntamente a qualidade da participação do grupo e estabelecer relações com novos conteúdos.
Fique por dentro
Na Jornada Mente, você encontra mais reflexões sobre os debates escolares e outras estratégias que posicionam o aluno como protagonista na construção do conhecimento!
Nosso curso é gratuito, online e certificado. Acesse AQUI.
Quero participar
achei chato
calma cirilo
nao pedi sua opinião
vitor e muito Gay
xande tem medo de africanos
Ábu
Aaaaaahhhhhhh 🥵🥵🔥🔥🔥
abhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu quem leu e gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayyyyyyyyyyyyyyyyy
minha picaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ta piscando oigdmrluhrgiylhyxdrlhiuyoigufoidhuglihud