Como aproveitar o recesso escolar para descansar 

Professores compartilham atividades que gostam de fazer para recarregar as energias durante o recesso escolar

Depois de um semestre letivo repleto de atividades, nada melhor do que aproveitar o recesso escolar para recarregar as energias e se preparar para os próximos desafios. Afinal, essa pausa é fundamental para que estudantes e professores cuidem do corpo e da mente. 

“O período de recesso escolar é uma oportunidade para cuidar de si mesmo, renovar as energias e desfrutar de momentos de lazer e relaxamento”, afirma a pedagoga Daniela Sodré, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase nos Transtornos do Espectro Autista. 

Desconectar-se das tarefas

Com base em sua experiência de 35 anos em diferentes contextos educacionais, Daniela diz que é preciso, de fato, aproveitar o recesso para descansar e se desconectar de todas as responsabilidades e tarefas relacionadas ao trabalho. “Evite checar e-mails, mensagens ou pensar em atividades escolares durante o recesso. Permita-se verdadeiramente descansar e recarregar as energias”, aconselha. 

Curtir a família e explorar interesses pessoais

Para o professor Erison Soares Lima, que ministra aulas de Projeto de Vida e Cultura Digital no Centro Educacional de Tempo Integral Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, em Manaus (AM), esse tempo de pausa é uma oportunidade de estar com a família e explorar interesses pessoais, como assistir séries e se dedicar a novas leituras. “Gosto de fazer o que não posso durante as horas de trabalho: ler, e ler muito. Mas uma leitura descompromissada, sem o peso da minha disciplina”, conta. 

Praticar o autocuidado

O tempo com a família e os hobbies também estão na lista de coisas que o professor Danilo Dias, coordenador pedagógico do Centro de Educação Infantil Imaculada Conceição, de Abaré (BA), gosta de fazer no recesso. Além de cozinhar e aproveitar os festejos juninos, ele lembra da importância do autocuidado. “Uma das coisas que eu mais pratico é a arteterapia. Faço vários desenhos e vou colorindo, dando sentidos e significados a cada um deles, de acordo com as experiências vividas no meu dia”, exemplifica.

Fazer passeios na própria cidade ou viajar

Conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza também são boas experiências para o recesso. “Gosto muito de estar em contato com a natureza para descansar (praia ou cachoeira), mas também gosto de aproveitar esse momento para fazer passeios, visitar alguns espaços culturais e museus, tendo em vista o tempo corrido durante o período de aula”, lembra a professora de língua portuguesa e literatura Grasielly Lopes, da Rede SESI. “Caso não seja possível nada disso, ler um bom livro também é uma saída para viajarmos e curtirmos outros cenários”, sugere.

Cuidar do bem-estar físico

Assim como o cuidado com a mente, o bem-estar físico também não poderia ficar de fora das atividades de recesso. O professor Augusto Souza, da Escola Municipal Maria Dias Trindade, de Paripiranga (BA), encoraja outros colegas a fazerem atividades leves e revigorantes. “Além de fazer pequenas viagens, pedalar e dar umas corridinhas para cuidar do físico”. E ele ainda completa: “Acredito que o recesso deve ser encarado como uma recarga de energia”.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *