Professora aborda o tema ansiedade na adolescência de forma inovadora em escola de Porto Alegre
Projeto compartilhou uma série de dicas sobre como lidar com os pensamentos negativos e sintomas da ansiedade com os jovens
Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais acolhedor e atento às emoções dos estudantes, a educadora Viviane Coimbra liderou um projeto inovador intitulado ‘’E essa tal de ansiedade?’’, na Escola Maria José Mabilde, localizada em Porto Alegre (RS). Com a participação ativa das turmas do 8º e 9º ano, a atividade visou abordar e enfrentar um desafio comum nessa fase da vida: a ansiedade.
Segundo a professora, ‘’a justificativa para a iniciativa é fundamentada na compreensão de que a adolescência é uma fase repleta de transformações físicas, sociais e emocionais’’. Essas mudanças frequentemente desencadeiam uma série de emoções intensas, sendo a ansiedade uma delas.
‘’Reconhecendo a importância de fornecer ferramentas para lidar com esse fenômeno, o projeto concentrou-se em promover o acolhimento emocional por meio da escuta das experiências dos adolescentes que enfrentavam esse desafio’’, conta Viviane.
A ação foi dividida em três encontros. O ponto de partida foi uma roda de conversa que proporcionou um espaço seguro para os alunos expressarem suas preocupações e necessidades. Nesse momento, surgiram inúmeras dúvidas sobre o período da adolescência, marcado por transformações, angústias e medos.
Após o acolhimento inicial, os participantes foram envolvidos em uma atividade psicoeducativa focada na ansiedade durante a adolescência. O objetivo era identificar sinais e gatilhos em diferentes situações. No segundo encontro, uma intervenção prática ofereceu dicas e técnicas simples para enfrentar a ansiedade.
Uma das faces mais interessantes do projeto, vale ressaltar, foi a expressão artística dos educandos, que compartilharam suas emoções por meio de desenhos e frases. Com isso, o compilado desse material foi incorporado em um vídeo, que se tornou a culminância do projeto. O material produzido foi compartilhado com toda a comunidade escolar, promovendo a conscientização sobre a ansiedade na adolescência e as estratégias para enfrentá-la.
Além disso, para consolidar as aprendizagens, foram compartilhadas algumas dicas práticas que os alunos podem aplicar no dia a dia para lidar com pensamentos desagradáveis e sintomas de ansiedade. Entre essas sugestões estão a mudança de foco, a prática de técnicas de respiração, a imaginação de cenários opostos, a interação social e a inclusão de atividades prazerosas na rotina, como dança, artesanato, pintura, caminhada e leitura.
‘’O projeto não apenas proporcionou ferramentas práticas para enfrentar a ansiedade, mas também fortaleceu os laços emocionais na comunidade escolar, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental durante a adolescência’’, finalizou a professora.
Parabéns professora Viviane, és uma ótima profissional, e demonstras através deste projeto a preocupação com a saúde mental destes adolescentes.
Que projeto lindo! Quanta sensibilidade da prof Viviane! Parabéns!!
Uma atitude necessária! Parabéns professora.
saletecolombaroli@yahoo.com.br
Parabéns pela iniciativa!
Muitíssimo interessante…
excelente projeto, ótimo para ser trabalhado.
Excelente ação. Parabéns professora.
PARABÉNS PROFESSORA VIVIANE! MUITO INTERESSANTE SEU PROJETO.
Parabéns, professora! Esse olhar atento que você teve nos permite perceber que antes de transmitir/compartilhar conteúdos precisamos alcançar o coração dos estudantes.
Parabéns pelo projeto, esse tema está muito presente na atualidade.
Muito bacana a iniciativa. Parabéns aos envolvidos
Que projeto incrível! Já quero um assim aqui em minha escola.
Maravilhoso até por que hoje a ansiedade está mais forte em adolescentes .
Parabéns,gostei muito do projeto.
Parabéns,Professora Viviane
É fundamental ter uma relação mais próxima com todos, pois assim nos sentiremos bem melhores, seja em casa, no trabalho… enfim amei o curso.
Achei excelente!!
Muito bom, mudou meu jeito de pensar.
Parabéns a professora Viviane!
Ótimo trabalho..
Projeto Lindo! Estes problemas estão muito presentes em sala de aula.
Estou adorando todas as dicas. Quero mais projeto assim.
Adorei tudo.
Este trabalho não só tratou da ansiedade, como também fortaleceu laços, fato extremamente importante para a confiança.
hosanaepedro@gmail.com
Ótimo
Estamos precisando falar desse assunto
Parabéns professora Viviane pelo belíssimo trabalho….
Parabéns Viviane, Pelo belíssimo projeto.
O momento é excelente para tentar dar voz ao aluno e tentar acolhe lo um pouco mais .
Pertinente! Os jovens sofrem com angústias, medos e criam muitas expectativas desnecessária. Nossa juventude vive um tempo de muita ansiedade e sofrimento desnecessário.
Muito enriquecedor,vai ser de grande valia para aplicar em sala de aula.
Parabéns pelo valiosa projeto sobre saúde mental!!O mundo está doente da saúde mental.
Ótimo trabalho! Parabéns aos envolvidos . Será de muita valia para aplicarmos em nossa escola.
Projeto lindo e aborda um tema comum no vivenciada por nós professores em sala de aula que é a ansiedade.
Uma atitude necessária! Parabéns professora.
muito interessante a roda de conversa
Ótimo,parabéns.
Excelente curso para ser abordado em sala de aula!
lins35@hotmail.com
Fiz dinâmica com os alunos sobre o trabalho em equipe.
Parabéns gostri muito do projeto
Reforça o cuidado com a saúde mental
Maravilhoso conteúdo
Muito bom conteudo
Ótima iniciativa! O projeto vai ao encontro das necessidades de nossos adolescentes!
Acho que escolhi o melhor tema , pois convivo sempre com alunos tendo crises de ansiedade.
r
Izabel Cristina de Farias Cardoso
Excelente tema
Parabéns!
Maravilhoso!
Muitas aprendizagens importantes.
Maravilhoso!!! Gostaria da permissão para poder compartilhar e exercitar o mesmo na minha escola!!!
Parabéns professora pelo trabalho criativo e atrativo desenvolvido para os adolescentes.
Achei super interessante, porém o professor tem que dominar muito bem o assunto, senão poderá até piorar.
Se faz cada vez mais urgente um olhar para a saúde mental de nossos adolescentes.Projetos como este podem servir de norte para iniciativas reais dentro das escolas.