7 filmes inspiradores para assistir com a família

Reunimos sugestões de filmes com boas histórias para relaxar e passar o tempo com pessoas queridas durante o recesso escolar

Os dois últimos anos mostraram que é fundamental estabelecer uma relação saudável com a tecnologia e a vida frente às telas. Ao mesmo tempo que a os meios digitais ajudam a encurtar distâncias e promover o contato com quem está longe, eles também podem ser um instrumento de pressão e estresse. O grande segredo é o equilíbrio.

Se usadas de forma consciente, por exemplo, as plataformas digitais podem promover bons momentos de distração e reflexão. Pensando nisso, a Vivescer selecionou alguns filmes inspiradores disponíveis na Netflix para que o momento das férias seja aproveitado da melhor maneira possível: ao lado daqueles que amamos. 

Confira nossas dicas a seguir:

Como Estrelas na Terra (2007)

Depois de já ter sido reprovado na escola, o menino Ishaan Awasthi, de oito anos, corre o risco de passar por outra reprovação por não conseguir acompanhar as aulas em razão de sua dislexia. Seu pai decide enviá-lo a um internato, onde o menino conhece um professor de Artes substituto que consegue perceber as dificuldades de aprendizagem de Ishaan, uma vez que ele próprio também era disléxico. O professor, então, passa a abordar a dislexia com sua turma de estudantes, debatendo sobre respeito e inclusão.  

Cena do filme Como Estrelas na Terra

Escritores da Liberdade (2007)

O filme conta a história da professora Erin, que vai trabalhar em uma escola marcada por conflitos dentro e fora das salas de aula. Protagonizado pela vencedora do Oscar Hilary Swank, o longa mostra como a empatia da professora – questionando, por exemplo, quantos alunos já perderam algum amigo para a violência entre gangues –, conquista o respeito dos jovens. O filme é baseado em uma história real. 

Cena do filme Escritores da Liberdade

O Céu é de Verdade (2014)

Também baseado em uma história real, o filme conta a história da família Burpo. Colton Burpo, um menino de quatro anos, precisa passar por uma cirurgia de emergência na qual quase perde a vida. Após a cirurgia, o menino conta a seus pais que foi levado ao céu, onde conheceu o bisavô, que morreu em um acidente de carro quando o avô do menino tinha apenas seis anos. A história também foi transformada em um livro. 

Cena do filme O Céu é de Verdade

Somos Todos Iguais (2017)

O filme conta a história do casal em crise Ron e Deborah Hall. Ron conta à mulher que teve um relacionamento fora do casamento, mas em vez de brigar e querer se separar, Debbie faz com que ele participe com ela de uma missão comunitária de ajuda às pessoas em situação de rua. É nessa ocasião que conhecem Denver, um homem considerado fechado e violento. Ao longo do filme, são debatidos temas como o racismo nos Estados Unidos. O filme também é baseado em uma história real. 

Cena do filme Somos Todos Iguais

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Dirigido pelo ator Chiwetel Ejiofor, o filme indicado ao Oscar e vencedor do BAFTA conta a história real de William Kamkwamba, um jovem de 14 anos que decide agir para ajudar sua comunidade no Malawi. Depois de sofrer com a seca, a região é atingida pela fome, uma vez que as plantações foram prejudicadas pela falta d’água. A partir de troncos de árvores e sucata, William constrói uma turbina de vento, que depois dá origem a um moinho de vento usado para bombeamento de água. 

Cena do filme O Menino que Descobriu o Vento

Feel the Beat (2020)

A comédia musical conta a história de April, uma dançarina que comete um erro em uma audição e vê seu sonho de estrear na Broadway ficar cada vez mais distante. A situação obriga April a voltar a morar com o pai na sua pequena cidade natal, onde descobre que uma figura importante da Broadway será jurada na competição mirim de dança. A bailarina decide, então, treinar uma equipe de meninas para competir. Nessas duas semanas de treinos intensos, a relação de April com as meninas e consigo mesma começa a mudar. 

Cena do filme Feel the Beat

Milagre Azul (2021)

A recente produção, lançada em 2021, conta a história da Casa Hogar, um orfanato no México que foi destruído pela passagem de um furacão. Também baseado em uma história real, o filme mostra a boa relação entre as crianças do orfanato e os dois tutores responsáveis. Depois da tempestade, as crianças viajam com o tutor para se unirem a um barqueiro, campeão de um famoso torneio de pesca. 

Cena do filme Milagre Azul

Extra: 

O Começo da Vida (2016) e O Começo da Vida 2: Lá Fora (2020)

Os filmes-documentários falam sobre a importância dos primeiros anos na vida de uma criança a partir da perspectiva de especialistas e famílias de diferentes partes do mundo. A parte dois, lançada em 2020, traz uma perspectiva atual ao reforçar a importância do contato de bebês e crianças com a natureza. 

Cena do filme O Começo da Vida

Para relaxar no recesso

Quer outras dicas de como relaxar o corpo durante o recesso escolar?

Confira nosso conteúdo gratuito, com atividades leves que aumentam sua saúde e energia! Saiba mais na Jornada Corpo!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como estrelas na terra.
    Esse filme é incrível, assistir com minha família e pude perceber como ele impactou a vida dos meus filhos.
    Ele é completo , Aquele filme que termina e te deixa com gostinho de quero mais!

  2. Já assisti os filmes: Como estrela na terra, escritores da liberdade, O menino que descobriu o vento e O céu é de verdade são maravilhosos. Vou assistir os demais que ainda não assisti. Também sugiro Mãos Talentosas, muito bom.

  3. Excelentes sugestões! Amei a ideia de compartilhar essas sugestões conosco.
    Acrescento à lista o Filme “No ritmo do coração ❤” . Relato da vida de uma família de pessoas surdas que se dá conta que o amor, união, respeito às diferenças e parceria entre eles fortalecem os membros da família para buscar suas realizações na vida.
    Minha outra sugestão é que sejam compartilhados contos com enredo que podem ser compartilhados em reunião pedagógicas com professores. Com mensagens de esperança, otimismo, empatia etc