5 filmes para assistir com crianças e discutir temas como luto, amizade e família

Além de ser uma possibilidade de estreitar vínculos, os filmes podem ajudar a criar memórias afetivas e debater temas complexos que fazem parte da vida

Muitas pessoas acreditam que crianças devem ser poupadas de temas e conversas difíceis. Mas, em muitos casos, é possível usar livros, músicas, filmes, animações, séries e outras ferramentas lúdicas para promover debates sobre assuntos que, inevitavelmente, fazem parte da vida e que, em algum momento, as crianças entrarão em contato – como a perda de um familiar ou de um bichinho de estimação.

Pensando assim, a Vivescer separou alguns filmes – todos eles disponíveis na Netflix – para que a família possa passar um tempo com crianças e adolescentes e refletir sobre luto, perda, saudade, amizade, respeito aos animais, à natureza e ancestralidade. 

Pegue a pipoca e os chocolates e confira nossas dicas a seguir. 

A Menina e o Leão (2019)

O filme conta a história de uma família que se muda para a África do Sul. A filha, Mia, enfrenta algumas dificuldades de adaptação ao local, mas as coisas mudam quando nasce um filhote de leão branco na fazenda da família. Charlie, o filhote, rapidamente se apega à menina e os dois desenvolvem uma relação de amizade. Quando Charlie cresce, o pai de Mia decide vendê-lo, o que leva a menina a fugir com o leão para protegê-lo. 

Canvas (2020)

O curta-metragem de nove minutos trata de temas delicados para pessoas de todas as idades: luto e saudade. Repleto de sensibilidade, o curta apresenta um avô que se que se desconectou de sua arte após passar por uma grande perda. Ele passa por um processo de redescobrir seu amor pela pintura com o apoio de sua família, principalmente da neta. 

Uma Mente Canina (2020) 

Um experimento caseiro que dá certo. Essa é a premissa do filme que conta a história de Oliver, um menino inteligente que cria um mecanismo para ouvir os pensamentos de seu cachorro, Henry. A comédia dramática mostra que Oliver precisa lidar com algumas questões difíceis, como o divórcio de seus pais. Determinado a não deixar que a separação aconteça, Oliver e Henry enfrentam desafios que envolvem um empresário que quer roubar a invenção do menino. 

Em Busca de ‘Ohana (2021)

Do gênero aventura infanto-juvenil, o filme conta a história dos irmãos Loane e Pili, que vão passar as férias no Havaí. Durante a viagem, eles descobrem que a família está passando por problemas financeiros e podem perder a casa em que moram. Depois de encontrarem um diário com uma espécie de rota para um tesouro, os jovens partem em uma aventura para tentar encontrar o ouro perdido e ajudar a família. 

O Homem Água (2020)

Também do gênero de aventura, o filme apresenta Gunner, um menino de 11 anos, novo em uma cidade dos Estados Unidos. Ele e o pai se revezam para cuidar de sua mãe, que está doente. O menino, então, conhece a lenda do Homem Água, uma criatura que diz conhecer os segredos da imortalidade, o que Gunner enxerga como a solução para a situação de sua mãe. Junto de uma amiga, ele parte em uma missão para encontrar a criatura e driblar a morte. 

Trabalhando as emoções

Proporcionar esse tipo de reflexão dialoga diretamente com a questão da vulnerabilidade e criação de espaços de acolhimento, tanto em casa quanto na escola. 

Para saber mais sobre o tema, conheça a Jornada Emoções, nosso curso gratuito e certificado!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *