7 filmes inspiradores para assistir com a família

Reunimos sugestões de filmes com boas histórias para relaxar e passar o tempo com pessoas queridas durante o recesso escolar

Os dois últimos anos mostraram que é fundamental estabelecer uma relação saudável com a tecnologia e a vida frente às telas. Ao mesmo tempo que a os meios digitais ajudam a encurtar distâncias e promover o contato com quem está longe, eles também podem ser um instrumento de pressão e estresse. O grande segredo é o equilíbrio.

Se usadas de forma consciente, por exemplo, as plataformas digitais podem promover bons momentos de distração e reflexão. Pensando nisso, a Vivescer selecionou alguns filmes inspiradores disponíveis na Netflix para que o momento das férias seja aproveitado da melhor maneira possível: ao lado daqueles que amamos. 

Confira nossas dicas a seguir:

Como Estrelas na Terra (2007)

Depois de já ter sido reprovado na escola, o menino Ishaan Awasthi, de oito anos, corre o risco de passar por outra reprovação por não conseguir acompanhar as aulas em razão de sua dislexia. Seu pai decide enviá-lo a um internato, onde o menino conhece um professor de Artes substituto que consegue perceber as dificuldades de aprendizagem de Ishaan, uma vez que ele próprio também era disléxico. O professor, então, passa a abordar a dislexia com sua turma de estudantes, debatendo sobre respeito e inclusão.  

Cena do filme Como Estrelas na Terra

Escritores da Liberdade (2007)

O filme conta a história da professora Erin, que vai trabalhar em uma escola marcada por conflitos dentro e fora das salas de aula. Protagonizado pela vencedora do Oscar Hilary Swank, o longa mostra como a empatia da professora – questionando, por exemplo, quantos alunos já perderam algum amigo para a violência entre gangues –, conquista o respeito dos jovens. O filme é baseado em uma história real. 

Cena do filme Escritores da Liberdade

O Céu é de Verdade (2014)

Também baseado em uma história real, o filme conta a história da família Burpo. Colton Burpo, um menino de quatro anos, precisa passar por uma cirurgia de emergência na qual quase perde a vida. Após a cirurgia, o menino conta a seus pais que foi levado ao céu, onde conheceu o bisavô, que morreu em um acidente de carro quando o avô do menino tinha apenas seis anos. A história também foi transformada em um livro. 

Cena do filme O Céu é de Verdade

Somos Todos Iguais (2017)

O filme conta a história do casal em crise Ron e Deborah Hall. Ron conta à mulher que teve um relacionamento fora do casamento, mas em vez de brigar e querer se separar, Debbie faz com que ele participe com ela de uma missão comunitária de ajuda às pessoas em situação de rua. É nessa ocasião que conhecem Denver, um homem considerado fechado e violento. Ao longo do filme, são debatidos temas como o racismo nos Estados Unidos. O filme também é baseado em uma história real. 

Cena do filme Somos Todos Iguais

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Dirigido pelo ator Chiwetel Ejiofor, o filme indicado ao Oscar e vencedor do BAFTA conta a história real de William Kamkwamba, um jovem de 14 anos que decide agir para ajudar sua comunidade no Malawi. Depois de sofrer com a seca, a região é atingida pela fome, uma vez que as plantações foram prejudicadas pela falta d’água. A partir de troncos de árvores e sucata, William constrói uma turbina de vento, que depois dá origem a um moinho de vento usado para bombeamento de água. 

Cena do filme O Menino que Descobriu o Vento

Feel the Beat (2020)

A comédia musical conta a história de April, uma dançarina que comete um erro em uma audição e vê seu sonho de estrear na Broadway ficar cada vez mais distante. A situação obriga April a voltar a morar com o pai na sua pequena cidade natal, onde descobre que uma figura importante da Broadway será jurada na competição mirim de dança. A bailarina decide, então, treinar uma equipe de meninas para competir. Nessas duas semanas de treinos intensos, a relação de April com as meninas e consigo mesma começa a mudar. 

Cena do filme Feel the Beat

Milagre Azul (2021)

A recente produção, lançada em 2021, conta a história da Casa Hogar, um orfanato no México que foi destruído pela passagem de um furacão. Também baseado em uma história real, o filme mostra a boa relação entre as crianças do orfanato e os dois tutores responsáveis. Depois da tempestade, as crianças viajam com o tutor para se unirem a um barqueiro, campeão de um famoso torneio de pesca. 

Cena do filme Milagre Azul

Extra: 

O Começo da Vida (2016) e O Começo da Vida 2: Lá Fora (2020)

Os filmes-documentários falam sobre a importância dos primeiros anos na vida de uma criança a partir da perspectiva de especialistas e famílias de diferentes partes do mundo. A parte dois, lançada em 2020, traz uma perspectiva atual ao reforçar a importância do contato de bebês e crianças com a natureza. 

Cena do filme O Começo da Vida

Para relaxar no recesso

Quer outras dicas de como relaxar o corpo durante o recesso escolar?

Confira nosso conteúdo gratuito, com atividades leves que aumentam sua saúde e energia! Saiba mais na Jornada Corpo!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São filmes ótimos. Uma excelente dica para férias. Reunir a família para assistir histórias inspiradoras.

  2. Escritores da Liberdade, filme maravilhoso para trabalhar conflitos e resiliência

  3. Como estrelas na terra.
    Esse filme é incrível, assistir com minha família e pude perceber como ele impactou a vida dos meus filhos.
    Ele é completo , Aquele filme que termina e te deixa com gostinho de quero mais!

  4. Ja assistir vários desses , são maravilhosos!
    Irei assistir os outros indicados.

  5. Já assisti os filmes: Como estrela na terra, escritores da liberdade, O menino que descobriu o vento e O céu é de verdade são maravilhosos. Vou assistir os demais que ainda não assisti. Também sugiro Mãos Talentosas, muito bom.

  6. Excelentes sugestões! Amei a ideia de compartilhar essas sugestões conosco.
    Acrescento à lista o Filme “No ritmo do coração ❤” . Relato da vida de uma família de pessoas surdas que se dá conta que o amor, união, respeito às diferenças e parceria entre eles fortalecem os membros da família para buscar suas realizações na vida.
    Minha outra sugestão é que sejam compartilhados contos com enredo que podem ser compartilhados em reunião pedagógicas com professores. Com mensagens de esperança, otimismo, empatia etc

  7. São ótimas sugestões, filmes que realmente nós envolvem!