Teatro ajuda a trabalhar expressão corporal, memória e criatividade dos alunos

Para celebrar o Dia Mundial do Teatro (27/03), o artista Bruno Wan-Dick sugere abordagens para trabalhar a expressão artística na escola e explica seus benefícios para alunos de todas as idades

Apesar de não fazer parte do grupo das “Sete Artes” – arquitetura, escultura, pintura, música, literatura, dança e cinema –, o teatro é uma expressão artística de suma importância que traz muitos benefícios pedagógicos. A encenação pode ser uma grande aliada na realização de discussões com alunos sobre temas diversos e desafiadores, podendo-se adaptar as abordagens de acordo com a faixa etária. 

A peça infantil Os causos do Zé Barbado, por exemplo, lançada pela produtora artística Cia. Camarim, conta a história de um pescador que teve o rosto queimado após montar por engano a mula sem cabeça. Após constantes agressões dos moradores de seu vilarejo, ele se refugia na floresta. Disponível no canal do YouTube da companhia, o espetáculo traz reflexões sobre insegurança, responsabilidade, amizade, cultura popular, diversidade e bullying

A trajetória de Zé Barbado reforça como o preconceito e a discriminação podem prejudicar emocionalmente uma pessoa: como era constantemente ofendido, o personagem prefere se afastar de seus conhecidos. Se os moradores da sua vila fossem dotados de empatia, não cometeriam tal ato de violência. Desse modo, o espetáculo estimula o espectador a conhecer a história do Zé Barbado sobre o ponto de vista do personagem”, explica Bruno Wan-Dick, diretor da peça e artista da Cia. Camarim. 

Desenvolvimento

Além de contribuir para a formação da bagagem cultural dos alunos, o teatro também apoia o desenvolvimento de crianças com diferentes perfis. Para as mais tímidas e retraídas, por exemplo, o teatro pode ser uma forma de trabalhar a oralidade e, com isso, incentivar o aluno a expor suas ideias. 

“O teatro ajuda não só as crianças mais tímidas a se comunicarem, como também auxilia as mais falantes a compreenderem a importância de ouvir e respeitar o espaço de fala dos outros. Também desenvolve a empatia e o trabalho em grupo e exercita a leitura e interpretação de texto”, explica Bruno. 

Para o artista, os benefícios também se estendem à parte física e mental, uma vez que esse tipo de expressão artística trabalha a expressão corporal, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, respiração, expressão vocal, memória, concentração e criatividade.  

Teatro na escola

Bruno explica que uma sala ampla e vazia e um professor com a formação necessária são dois elementos importantes para uma boa aula de teatro na escola. No entanto, nem todas as escolas contam com esses profissionais. Por isso, o artista elenca algumas dicas para professores que buscam trabalhar o teatro com suas turmas:

  • Consumir esse tipo de arte para se familiarizar com as dinâmicas; 
  • Ler sobre o assunto (o artista recomenda os livros da autora Viola Spolin);
  • Fazer aulas de teatro; 
  • Convidar professores de outras disciplinas a contribuírem. 

Em termos de recurso, aparelho de som, sucata, colas e tintas são materiais interessantes que ajudam a expressar a criatividade durante a confecção de fantoches, cenários e fantasias. 

Participação e protagonismo

Bruno também reforça que as crianças estão muito mais próximas do mundo lúdico do que adultos. Por isso, ao trabalhar práticas teatrais na escola, é interessante não colocar imposições, dando espaço para os alunos criarem. Uma opção é incentivar que os próprios estudantes planejem um espetáculo. 

“Essa é uma possibilidade fantástica de exercitar a imaginação, o trabalho em grupo e até mesmo as artes plásticas e musicais dentro do processo de criação de cenário, de figurinos ou trilha sonora”, explica. 

Apesar de ser artista e viver do teatro, Bruno relembra que a prática deve ser prazerosa para todos. Dessa forma, é importante que os educadores não forcem os estudantes que não se sentirem à vontade para apresentar. “Teatro é uma arte em que o caminho percorrido é mais importante do que o lugar aonde se chega. Para que seja realmente benéfico aos estudantes, não se deve obrigar as crianças a se exporem em apresentações públicas apenas para cumprir o calendário de datas comemorativas.” 

Fique por dentro

O teatro é apenas uma das possibilidades para conectar Educação e Artes. Em entrevista com a artista e educadora Stela Barbieri, conversamos sobre o que pode ser feito para utilizar os diferentes espaços da escola, trabalhar as expressões artísticas e apoiar o desenvolvimento dos alunos. Leia na íntegra!

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