Projeto envolvendo mascote na escola incentiva a responsabilidade e socialização das crianças

Alunos levam a mascote para casa para cuidar, praticar atividades físicas e ler com o animal

Um gato aventureiro e amigável conquistou o coração dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elvira Barros, em Afonso Cláudio, no Espírito Santo. Esse é o Miau, a mascote do projeto “Mascote Miau – Aprender é uma Aventura”, desenvolvido pela professora Fernanda Braga, de Educação Física, em colaboração com a disciplina de Aprofundamento de Leitura e Escrita (ALE), conduzida pela professora Raquel Pegnor.

Como funciona?

Através de um sorteio na turma, os alunos são escolhidos para levar a mascote para casa com um kit de sobrevivência, uma mochila com livros e alguns materiais esportivos. Em casa, as crianças devem, junto com o Miau, ler e praticar atividades físicas, estimuladas pela ludicidade e companhia do bichinho.

“O objetivo do projeto é desenvolver na criança através da mascote Miau, o cuidado, a responsabilidade, a autonomia e estimular a escrita, a leitura e a prática de atividades físicas em casa.”, contou a professora Fernanda.

Quando o tempo de estadia do Miau na casa de um aluno está terminando, um novo sorteio é realizado para descobrir o próximo lar do bichinho. Assim, a criança passa a responsabilidade de cuidar da mascote para o(a) próximo colega.

Em cada casa que ele visita, Miau deixa uma marca de aprendizado e alegria, continuando sua missão de estimular o desenvolvimento das crianças.

Participação da família
O projeto também contribuiu para promover a interação da família com a escola. Por ser na casa de cada aluno, os responsáveis se sentem incluídos na atividade, o que fortalece os laços e cria momentos de aprendizado compartilhados.

O relato abaixo, enviado pela família de uma das crianças, demonstra o sucesso da mascote:

Você na Vivescer!

Tem uma atividade de aula para compartilhar conosco? Envie para o nosso WhatsApp 22 98111-3620!

E aí, professor(a), o que achou da matéria? Deixe seu comentário!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem lega! Mas por que não pensar num animal de verdade?
    Esse ano fizemos na minha turma um projeto com objetivos semelhantes porém com um hamster 🐹 . Foi um sucesso, tudo combinado com as famílias antes, no final a Flor, como foi chamada pelas crianças foi sorteada entre os pequenos.

  2. Projeto Maravilhoso, professoras muito especiais, crianças muito felizes. A criatividade desse trabalho é fantástica, parabéns Fernanda e Raquel. Quero que as professoras do meu filho ano que vem façam também.

  3. Boa tarde!! Adorei a ideia 💡, em 2009 eu tinha um peixe 🐠 beta como mascote. Era bem complicado levar o peixe para casa.
    Mais assim sendo de pelúcia 🧸 achei muito criativo. Vou fazer isso o ano que vem.

  4. Bos noite.
    Gostei da idéia da mascote.
    Achei maravilhoso.
    Parabéns a professora que teve a
    idéia e ter compartilhado.
    Sou de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.

  5. Incentivar alguém é uma demonstração de empatia e solidariedade. Agradeço pelo incentivo desse projeto. Irei realizá-lo com minha turma.
    Obrigada.❤✨😊

  6. Olá Equipe do Vivescer.
    A Proposta do projeto é muito positiva ,pois possibilita o olhar de auto cuidado não só com a própria criança, mas como também em relação ao pet representado pelo Miau, este contribui também para o desenvolvimento das relações afetivas de todos os envolvidos da família.

  7. Parabéns, o projeto é de muita importância, já que um dos nossos objetivos como professores e
    especialistas é criar bons cidadão, pois a responsabilidade é uma das principais etapas que forma um ser humano bem sucedido.