Três museus que oferecem tour virtual para você, seus alunos e sua família

Muitas vezes, as primeiras visitas a um museu acontecem como passeios da escola, que aproximam as crianças e jovens de diferentes culturas e ampliam sua visão de mundo.

Se, por um lado, a pandemia nos distanciou das atividades presenciais em grupo, por outro, acelerou a oferta de conteúdos no formato digital. Muitos museus conseguiram se adaptar e abrir as portas para um tour virtual. Destacamos três experiências online para você experimentar. Se gostar, compartilhe com os seus alunos ou aproveite com a família durante as férias!

Pinacoteca (São Paulo, SP)

A Pinacoteca é o museu de artes visuais mais antigo da cidade de São Paulo, fundado em 1905. Têm como ênfase a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e o diálogo com as culturas do mundo.

O tour virtual 3D da Pina – como carinhosamente é chamada – é de se “tirar o chapéu”! Podemos circular por seus corredores e salas, observar muitas de suas obras e ainda fazer uma visita guiada. Ao explorar o museu pelo computador ou celular, procure pelos ícones laranjas. Neles, há um áudio com diferentes propostas interessantes de interação com as obras.

tour virtual pinacoteca sao paulo

Louvre (Paris, França)

Um voo São Paulo x Paris sai por mais ou menos R$3.500,00. Mas que tal visitar digitalmente e de graça o Louvre, principal museu da França? Sem filas, nem aglomerações, você pode conhecer de pertinho a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Muita gente fala que os olhos dela nos seguem, será que no computador também?

O Louvre organizou uma visita virtual em que é possível se aproximar da obra e ver detalhes, afastar-se para ter ideia de seu tamanho original e ainda conhecê-la mais profundamente através de textos breves e claros.

tour virtual louvre monalisa

Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, RJ)

Inaugurado em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro, já se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A proposta do Museu do Amanhã é abordar ciência, tecnologia e conhecimento de uma forma interativa.

Com uma bela fachada, o espaço com mais 15 mil m² se apresenta como “orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização”, e busca “promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta.”

Falando em tecnologia e interação, o tour virtual do Museu do Amanhã é super intuitivo e fácil de navegar.

tour virtual museu do amanha

BNCC e museus: tudo a ver!

Você com certeza já ouviu falar muito das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A terceira competência fala sobre a importância de se ampliar o repertório cultural dos alunos. Em uma das atividades do curso Mente, da Vivescer, a especialista em educação Anna Penido aborda esse e outros tópicos. Vale a pena assistir (e completar as demais atividades para ganhar o certificado de 32h!). Clique AQUI para acessar.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *