Três museus que oferecem tour virtual para você, seus alunos e sua família
Muitas vezes, as primeiras visitas a um museu acontecem como passeios da escola, que aproximam as crianças e jovens de diferentes culturas e ampliam sua visão de mundo.
Se, por um lado, a pandemia nos distanciou das atividades presenciais em grupo, por outro, acelerou a oferta de conteúdos no formato digital. Muitos museus conseguiram se adaptar e abrir as portas para um tour virtual. Destacamos três experiências online para você experimentar. Se gostar, compartilhe com os seus alunos ou aproveite com a família durante as férias!
Pinacoteca (São Paulo, SP)
A Pinacoteca é o museu de artes visuais mais antigo da cidade de São Paulo, fundado em 1905. Têm como ênfase a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e o diálogo com as culturas do mundo.
O tour virtual 3D da Pina – como carinhosamente é chamada – é de se “tirar o chapéu”! Podemos circular por seus corredores e salas, observar muitas de suas obras e ainda fazer uma visita guiada. Ao explorar o museu pelo computador ou celular, procure pelos ícones laranjas. Neles, há um áudio com diferentes propostas interessantes de interação com as obras.
Louvre (Paris, França)
Um voo São Paulo x Paris sai por mais ou menos R$3.500,00. Mas que tal visitar digitalmente e de graça o Louvre, principal museu da França? Sem filas, nem aglomerações, você pode conhecer de pertinho a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Muita gente fala que os olhos dela nos seguem, será que no computador também?
O Louvre organizou uma visita virtual em que é possível se aproximar da obra e ver detalhes, afastar-se para ter ideia de seu tamanho original e ainda conhecê-la mais profundamente através de textos breves e claros.
Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, RJ)
Inaugurado em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro, já se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A proposta do Museu do Amanhã é abordar ciência, tecnologia e conhecimento de uma forma interativa.
Com uma bela fachada, o espaço com mais 15 mil m² se apresenta como “orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização”, e busca “promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta.”
Falando em tecnologia e interação, o tour virtual do Museu do Amanhã é super intuitivo e fácil de navegar.
BNCC e museus: tudo a ver!
Você com certeza já ouviu falar muito das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A terceira competência fala sobre a importância de se ampliar o repertório cultural dos alunos. Em uma das atividades do curso Mente, da Vivescer, a especialista em educação Anna Penido aborda esse e outros tópicos. Vale a pena assistir (e completar as demais atividades para ganhar o certificado de 32h!). Clique AQUI para acessar.
Ok
Gostaria de ter privacidade.