Como desenvolvimento integral ajudou engenheiro encontrar seu propósito na educação
“Quanto mais certeza temos do nosso propósito, mais completos estaremos em nossa prática, que poderemos fazer de forma muito melhor.” Por mais inspiradora que essa reflexão seja, ela não veio fácil para Felipe Herszenhaut, professor-embaixador da Vivescer.
Tutor pedagógico de uma turma de 30 educadores da rede estadual de São Luís, capital do Maranhão, a trajetória de Felipe na educação conta com algumas particularidades. Formado em engenharia de produção, trabalhou durante cinco anos na área de operações de uma organização de saúde. Com a chegada de uma nova pessoa na área de recursos humanos da empresa, que trouxe consigo uma abordagem de desenvolvimento integral para a organização, Felipe começou a ver as coisas mudarem.
“Essa história de falar de propósito dentro do ambiente de trabalho e do desenvolvimento humano não só para o objetivo do que tem que ser entregue em uma tarefa, por exemplo, foi o que começou a trazer o meu olhar para a educação como algo que eu gostava e tinha muito a ver com o que me movia”, explica o educador.
Em um avanço rápido, Felipe mudou o rumo de sua carreira e já deu aula de física em uma escola estadual do Espírito Santo, antes de mudar para o nordeste. Quando conheceu a Vivescer, ainda em sua primeira versão, e se deparou com uma proposta de desenvolvimento integral, ficou empolgado. “Apesar de essa proposta existir na educação, geralmente quem fala de desenvolvimento integral são escolas privadas de elite. Então é muito legal a Vivescer falar sobre isso e disponibilizar o conteúdo para o desenvolvimento de professores da escola pública de todo o Brasil.”
Navegação na plataforma
Como um dos primeiros usuários da Vivescer, Felipe conheceu a plataforma quando somente a jornada sobre emoções estava disponível. Para ele, descobrir e ter acesso aos conteúdos lhe causou uma sensação de completude, como se tivesse adquirido novas ferramentas de trabalho.
“Eu copiei em um pedaço de papel e deixo acessível uma tabelinha apresentada na trilha que fala das emoções básicas e vários sentimentos. Toda vez que estou sentindo alguma coisa diferente, eu paro, dou uma lida e tento entender. Essa técnica tem me ajudado a dar mais atenção aos sentimentos e emoções, e não apenas deixá-los passar”, reforça o educador.
Além disso, ele pontua que terminar os conteúdos de forma mais rápida não está entre seus objetivos e, por isso, leva seu tempo para fazer reflexões sobre cada ensinamento. Para Felipe, a navegação no site tem sido, em meio a tantas incertezas, “um momento de reflexão agradável, com mensagens positivas, que busca olhar para um futuro possível.”
Na prática
Seu trabalho como tutor consiste em assistir a aula dos professores, fazer observações em notas e, posteriormente, conversar para implementar melhorias durante a “coinvestigação”. Esse processo foi interrompido em função do distanciamento social imposto para conter o avanço do novo coronavírus e, por isso, o trabalho online com os educadores tem envolvido discussão sobre planejamento e avaliação de atividades e engajamento dos alunos, com a busca de alternativas e soluções a partir das queixas dos educadores.
A jornada incentivou que Felipe passasse a trabalhar mais com os educadores para que eles conseguissem identificar as emoções em suas falas, o que tem sido útil em um momento de frustrações e incertezas sobre ensino a distância e a maneira com que os alunos estão recebendo as atividades, por exemplo.
“As pessoas procuram referências mas, enquanto professores, não nos sentimos confortáveis em compartilhar, com medo de que tenha algo errado. Precisamos nos apoiar nesse processo e compartilhar para que nos ajudem a melhorar. É um processo de nos aceitar vulneráveis e se abrir.”
Aguardava ansiosa pela mudança da escola diante das mudanças no mundo. Agora fomos forçosamente obrigados a nos reinventar diante do isolamento. Temos que ter atenção aos que estão isolados por desigualdade de oportunidades. Temos formas mais simples de inserção Bastam as pessoas terem sensibilidade e pensarem que todos devem participar deste crescimento da escola e só assim atingiremos a todos os nossos alunos. Hora de pensar na grande parte da população excluída. Simplificar para incluir. Temos ferramentas e só querer.
Que relato maravilhoso! A Educação é fascinante!
Por aqui estamos tentando! Entre erros e acertos, coração partido e fortaleza, vamos seguindo! Com a certeza do fazer agora, nossa adesão só aumenta!
A vida se torna bela, de acordo com o seu olhar! Solidariedade e empatia.
Sou uma professora sonhadora, sonho com um mundo em que todos terão as mesmas oportunidades e mesmo diante dessa pandemia acredito que muitas pessoas vão morrer , mas quem ficar vivo vai com certeza pensar em melhorar nosso planeta, construir um mundo com mais amor e solidariedade.
Excelente seu comentário. Reconhecemos que esse momento seja de mudanças, participações, reflexões e crescimento.
Gostei muito do relato. Tem muito a nos acrescentar.
Relato motivador . Enqto educadores , estamos em constante busca de aprimoramento, pois além de motivar e influenciar gerações, cremos num futuro / próximo ,que haja mais igualdade social.
Seu relato nos incentiva a fazer uma maior reflexão sobre mudanças que estão ocorrendo no nosso meio.E como podemos gerenciar nossas emoções na busca de novos saberes.
Fiquei muito motivada em fazer as jornadas . É muito bom trabalharmos os sentimentos . Precisaremos muito nos preparar para recebermos nossas crianças na volta as aulas.
Ficamos felizes, Maria Luciade! As jornadas da Vivescer foram feitas para promover o autoconhecimento, o autocuidado e reflexão sobre a prática. Super legal saber que está fazendo sentido para você! Um abraço! ❤️
Estou muito anciosa e curiosa para conhecer essas vivências.
As jornada estão sendo um suporte fundamental para atravessar esse momento que estamos possando. Além disso tenho sido preparada para a volta as aulas, sei que iremos precisar de muito equilíbrio nesse regresso. tenho aprendido muito!
Ficamos felizes em saber que a Vivescer está sendo uma boa companhia para você, Margarida! Super legal saber que está fazendo sentido para você! Um abraço! ❤️
Que relato motivador. Está sendo bem prazeroso entender meus propósitos profissionais e pessoais. Talvez em outro momento, não teria parado para absorver esse entendimento de forma tão profunda. Trabalhar nossas emoções, buscar o equilíbrio , se faz bastante necessário , principalmente,nesse momento que nos fez repensar toda a nossa vida.
Encontrar o nosso propposito de vida e profissional nesse momento,trabalgando as emocoes está sendo muito prezeroso e importante para meu crescimento pessoal.
Acredito que ter propósitos é fundamental na vida de qualquer pessoa. É o que nos impulsiona, gerando algo novo dentro de nós.
Gostei desse comentário: ” muito legal a Vivescer falar sobre isso e disponibilizar o conteúdo para o desenvolvimento de professores da escola pública de todo o Brasil.”
Ajuda muito.
Gostei muito, faz nos refletir como é importante trabalhar em nós os sentimentos e emoções. Percebermos e trabalhamos com nossos alunos e muitas das vezes esquecermos que somos humanos e temos essas sensações que precisa ser trabalhadas para buscar melhorias consigo mesmo