4 descobertas e recomendações para a aprendizagem na primeira infância

Conheça ações que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos envolvendo professores, famílias e políticas públicas

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, isso porque 90% das conexões cerebrais são formadas até os seis anos de idade. Um levantamento realizado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) revela que são geradas aproximadamente um milhão de novas conexões neurais por segundo nesse período. 

Essa fase é considerada uma janela de oportunidade para que as crianças desenvolvam habilidades emocionais, cognitivas e sociais. Pensando nisso, com base em estudos e artigos, separamos descobertas e recomendações sobre aprendizagem na primeira infância que podem orientar ações conjuntas entre professores, famílias e políticas públicas. Confira: 

A educação antirracista deve ser fortalecida desde a primeira infância

Entre os 8 meses e 2 anos de idade, as crianças começam a perceber as diferenças físicas como traços faciais, cor de pele e tamanho. De acordo com a publicação “Desigualdade racial na primeira infância“, nesse período o racismo tem um impacto profundo no desenvolvimento psicológico, social e físico das crianças. 

Em 2019, mais de 330 mil crianças entre quatro e cinco anos estavam fora da escola, e a probabilidade de crianças negras, pardas e indígenas estarem nesse grupo era 25% maior em comparação com crianças brancas. Em parceria com o Instituto Promundo, o UNICEF lançou a estratégia PIA (Primeira Infância Antirracista) como resposta a esse cenário. 

Para ajudar os professores na criação de atividades comprometidas com a educação antirracista, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com a ajuda de estudantes de sete países africanos, desenvolveu o “Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileira“, que traz possibilidades de integração e transmissão de conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

A Vivescer preparou um material que incentiva a leitura como estratégia antirracista na Educação Infantil. O PDF sugere a organização de uma roda literária do livro “Amoras”, que aborda a questão racial a partir da linguagem poética.

A leitura de obras de ficção por um adulto melhora a empatia e as habilidades sociais das crianças

A narrativa literária é uma importante ferramenta para moldar os aspectos não cognitivos da personalidade das crianças. Na publicação Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância“, a Fundação Itaú Social aponta que a leitura de obras de ficção pelo adulto melhora a empatia e as habilidades sociais das crianças.

A abordagem do estudo mostra que o envolvimento dos pais na aprendizagem por meio da leitura reduz a agressividade e a hiperatividade, proporcionando maior foco nas tarefas, e contribui para a formação de adultos emocionalmente saudáveis e engajados na aprendizagem.

Crianças que interagem com a natureza tendem a se importar mais com a sua preservação no futuro

Nos primeiros anos de vida, à medida que crianças estabelecem conexões afetivas com a natureza, tornam-se mais propensas a valorizar sua preservação ao longo da vida. Segundo a pesquisa “Childhood nature connection and constructive hope” (Conexão com a natureza na infância e esperança construtiva, em livre tradução), esse contato também ajuda as crianças a lidarem com preocupações e frustrações em relação ao futuro do planeta e ao avanço da degradação ambiental. 

Nesse contexto, a publicação “Infâncias, Cidade e Meio ambiente: Refletindo sobre algumas possibilidades“, elaborada por meio do projeto Primeira Infância é Prioridade, apresenta uma proposta para transformar a relação das crianças com a cidade e o meio ambiente em que vivem. 

O material propõe estratégias para uma interação saudável com os espaços urbanos e com a natureza,  bem como estabelece metas para o reconhecimento das crianças como cidadãs e a garantia de seus direitos em políticas de saúde, educação, cultura, assistência social, proteção, segurança e meio ambiente. 

Uma sugestão de atividade que promove a interação das crianças com a natureza é a construção de uma horta na escola. A Vivescer preparou um PDF com o passo a passo de como fazer essa atividade com as crianças. Baixe gratuitamente!

Um ambiente acolhedor e afetuoso favorece o desenvolvimento pessoal das crianças

Relações de apoio com adultos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Em um vídeo traduzido e adaptado para o português pelo Núcleo Ciência Pela Infância, Jack Shonkoff, presidente do Center on the Developing Child (CDC), da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, destaca a importância de desenvolver competências nos adultos próximos às crianças para fornecer estabilidade emocional e financeira, construindo, assim, uma sociedade saudável. 

O Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, oferece uma apostila formativa aos professores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre planejamento curricular centrado na criança. Com base em fundamentos teóricos, o material serve como recurso de apoio e referência, com uma série de atividades e práticas que estimulam a expressão e compreensão do mundo pelas crianças.

No curso gratuito da Vivescer, destacamos práticas para construir e fortalecer uma cultura de acolhimento com os pequenos.

Você usa alguma dessas recomendações na Educação Infantil? Responda nos comentários!

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