“Escrevivendo” Infâncias: projeto explora a literatura negra com as crianças do Ensino Fundamental 

Projeto tem como objetivo promover a literatura negra com as crianças e torná-las protagonistas do seu processo de aprendizagem 

A Feira Literária Municipal de Itaguaí (FLIMI) é um evento anual dedicado à promoção da arte e cultura nacional. Dentro desse cenário, as escolas municipais da cidade são convidadas a participar ativamente da programação. Este ano, a temática escolhida foi “A Contribuição de Personalidades Negras para a Literatura Brasileira”. 

Inspirada pelo tema, a professora Flávia, da Escola Estadual Municipalizada Chaperó, em Itaguaí (RJ), concebeu o projeto “Curadoria Escrevivendo Infâncias” com seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, proporcionando uma homenagem à grande escritora Conceição Evaristo. 

O trabalho desenvolvido com as crianças consistiu em uma releitura do conto “Olhos d’água”, resultando na produção de diversas histórias escritas pelos próprios alunos. 

Foto: arquivo pessoal da professora

”Sonhei que seria lindo produzir com as crianças uma escrita que os colocasse frente à sua fertilidade e que abrisse caminho para autores de escrevivências. Unindo meu desejo de honrar Evaristo e meu sonho de viabilizar a produção de conhecimento, nasceu o nosso projeto”, comentou Flávia.  

Etapas da atividade

A atividade começou com um passeio pela escola, chegando até o mural com uma foto da Conceição. Nesse dia, a contação de história foi sobre a Menina Conceição.  

‘’Fiz uma recontagem do conto Olhos D’água e mostrei a Menina se tornando Vovó no mural da escola. Cada criança se pôs diante da vovó, tocou sua foto, gravou em si sua imagem e a história de uma meninice belo-horizontina favelada’’, relatou. 

Já em outro momento, as crianças foram levadas para a área externa da escola para que, juntas, pudessem remontar o passo a passo da história. ‘’Deitamos na grama para olhar o céu, construímos nossa casa e colamos palavras no teto. Perguntei a cada uma delas, que palavra lhe fazia sentir esperança e o resultado foi um teto cheio de motivação.’’ 

Foto: arquivo pessoal da professora

Essa motivação foi o combustível para os outros dias, onde as crianças fizeram suas próprias releituras das histórias. Cada trecho da história foi carinhosamente pensado por eles para registrar seus aprendizados e impressões do processo. 

Por fim, durante o dia da FLIMI na escola, a atividade alcançou seu ápice com uma casa cheia de palavras e uma emocionante sessão de autógrafos aberta à comunidade escolar, apresentando o livro de escrevivências elaborado pelas turmas do primeiro ano. 

Foto: arquivo pessoal da professora

Para a professora Flávia, a importância de atividades como essa reside na fuga das práticas pedagógicas tradicionais, criando caminhos que dão protagonismo e centralidade às crianças em seu processo de aprendizagem. 

Além disso, ‘’acredito que evidenciar a literatura negra me utilizando de propostas que não sejam recheadas de experiências seja uma contradição pedagógica, visto que Evaristo exalta a partir de sua teoria, seu método e sua prática uma literatura escrevivente’’, finalizou.  

E aí, professor(a), gostou da atividade? Deixe seu comentário!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei ❤️,amo histórias infantis, contei muitas e diversas e algumas divertida, parabéns pela iniciativa e pelo envolvimento das crianças.

  2. Que maravilha!! Essa atividade ajuda a discutir o tema: Historia e Cultura Afro -Brasileira no interior da Escola. A experiencia nos diz que o fato da existencia da Lei 10.639 estabelecer a obrigatoriedade isso de fato não se concretiza em todas as escolas dentro do Estado Brasileiro e iniciativas como esta ajuda a quebrar as barreiras que tem impedido o efetivo exercicio da lei.

  3. Isso é o principio de mudança na mentalidade das gerações fututras, começando na base.
    gostei muito e valido a ação. Que não fique somente no mês da consciência negra, precisamos avançar.

  4. Parabéns, em 20 anos de lei e há 17 anos a frente da coordenação de cultura étnico-racial e diversidade no município de Itaguaí é gratificante acompanhar as mudanças que aconteceram com relação aos conteúdos e atividades que falem sobre história e cultura africana e afro-brasileira, nas escolas do município . Porém, o meu maior agradecimento é para os professores que se dedicam, buscam um aprendizado e abraçam a temática rompendo barreiras do preconceito, da discriminação e da intolerância, reconhecendo que tudo contribuiu e contribui para o verdadeiro ensino da nossa história do Brasil, fazendo a diferença no aprendizado dos nossos alunos.

  5. Eu gostei muito desse projeto, mas como nos já estamos com um projeto sobre a nossa cidade, já finalizando, mas vou organizar e verificar melhor esse projeto para o próximo ano letivo de 2024. mas fico muito agradecido por vcs compartilhar comigo projetos e demais trabalhados realizados. Espero receber mais, pois ajuda muito e muitas vezes esses projetos vem de encontro com a nossa realidade.

  6. Parabéns pelo relevante projeto! Tenho certeza que fará toda diferença na vida dos protagonistas e de todos que contribuíram para execução da obra!

  7. Nossa, amei essa atividade!
    Sim o simples fato de deixarmos os alunos serem os criadores da historia nos mostra em simples atos o quanto podemos fazer com coisas pequenas.
    Quando a professora sai e deixa ele observarem o ambiente ao redor ,respirar ,se acalmar ,traz paz e a felicidade !Parabéns!

  8. Amei a ideia, pois ficou claro que interatividade, a emoção é as inferências culturais se fizeram presentes na proposta que que a colega professora propôs.
    Parabéns à proposta, às crianças, ao grupo que ajudou na idealização do projeto “Escrevivendo infâncias”.

  9. Bom dia professora Flávia, parabéns pela iniciativa em proporcionar aos seus alunos a possibilidade de criar a sua própria visão do que nós foi negado e das diferenças que precisam ter um olhar exclusivo para ele. Penso ter sido muito gratificante ter dado este pontapé inicial com este projeto.

  10. Sim, é uma p´ratica muito interessante, pois hoje a maior preocupação das escolas é o incentivo da leitura aos alunos. Percebemos que essa junvetude lê muito pouco ou quase nada, talvez em função dos pais também não terem esse hábito. Quando vejo projetos desta natureza, abordando temas tão importante na nossa sociedade, são iniciativas que geram frutos e muda o olhar das criança com relação a leitura. parabéns pelo projeto.

  11. Muito sugestivo essa atividade. Foi inspirador esse Projeto, principalmente por trabalhar uma autora contemporânea, que está entre nós, visto que muitas vezes os autores são trabalhados com homenagens póstumas.

  12. Uma atividade enriquecedora que com certeza contribuiu na aprendizagem desses pequenos. Parabéns 👏👏

  13. Maravilhoso trabalho além de desenvolver um projeto no contexto das relações afro, também é uma maneira bacana de trabalhar com as crianças as questões socio-emocionais, e as inter -relações.

  14. Gostei do projeto, parabéns pelo trabalho, são grandes ensinamentos e isso faz com que a história de cada criança seja valorizada , parabéns!