Educação para todos: professora organiza projeto de inclusão em escola de Santa Catarina
De cineclube a palestras, toda a programação foi pensada de forma interdisciplinar e focada na inclusão de pessoas com deficiência
Conceitos como empatia, respeito e acolhimento são fundamentais para lidar com a diversidade em sala de aula e garantir a inclusão de todos os alunos.
Foi pensando nisso que a professora Paula Alieli, de Caibi, Santa Catarina, desenvolveu um projeto especial na escola Casa Familiar Rural São Domingos. “A iniciativa foi criada para disseminar o direito de todos à educação, sobretudo das pessoas com deficiência’’, explicou a educadora.
Conheça as ações de inclusão
Cada atividade foi cuidadosamente planejada em colaboração com os demais professores e a direção da escola. Os alunos participantes eram do segundo ano do Ensino Médio, incluindo um jovem com deficiência intelectual múltipla.
Durante a semana, a escola organizou:
1) Sessão de cinema com exibição do filme ‘’Temple Grandin’’ (2010)
Dirigido por Mick Jackson, o filme conta a história de uma jovem autista que luta para ter uma vida normal. Incentivada pelo professor, ela chega à universidade e usa sua sensibilidade e habilidade com os animais para criar uma técnica que revoluciona a indústria agropecuária dos Estados Unidos.
2) Palestra com a psicóloga Aline Ues, com foco no tema da inclusão
Foi realizado com os alunos a dinâmica do ‘’monstrinho’’. Basicamente, essa atividade prática ajuda a tornar conceitos abstratos, como o de Equidade e Inclusão, por exemplo, em algo mais simples de compreender, facilitando a reflexão sobre o tema. Com isso, a partir daí, os alunos podem pensar sobre como as diferenças individuais podem ser valorizadas e como a igualdade e a equidade podem ser promovidas em suas próprias vidas.
3) Visita ao centro de Equoterapia
A Equoterapia é uma abordagem terapêutica e educacional que incorpora o cavalo em um contexto interdisciplinar, abrangendo as esferas de saúde, educação e equitação. Seu objetivo é promover o crescimento biopsicossocial de indivíduos que possuem deficiências ou necessidades especiais.
4) Adaptação das atividades da disciplina de Educação Física
Foram incluídos esportes Paralímpicos nas aulas, como futebol de cegos, corrida vendada e vôlei sentado.
De acordo com a professora, ‘’essas atividades proporcionaram uma experiência educacional rica e diversificada para os alunos, incentivando a inclusão, a compreensão interdisciplinar e a conscientização sobre as necessidades e habilidades das pessoas com deficiência. O projeto demonstrou o compromisso da escola em criar um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos os alunos’’, finalizou.
E aí, professor(a), o que você achou da iniciativa da professora Paula? Deixe seu comentário!
Listamos esses conteúdos que vão te ajudar a aprofundar o tema com seus alunos. Confira:
Trabalhando a Inclusão com a Ed. Infantil. Clique aqui.
Trabalhando a Inclusão com o Ensino Fundamental I. Clique aqui.
Trabalhando a Inclusão com o Ensino Fundamental II. Clique aqui.
Trabalhando a Inclusão com o Ensino Médio. Clique aqui.
Também sou da educação inclusiva… simplesmente um show de iniciativa
Maravilho projeto, que possa ser dado continuidade.
Parabéns Paulinha…
Você é show ???
Parabéns ???
Simplesmente maravilhoso esse projeto
Que possa ser dado continuidade ..
Parabéns pelo trabalho. É essencial quando o apoio é proporcionado para quem faz a diferença
Maravilhoso projeto! Se colocar no lugar do outro faz toda diferença! Empatia, sempre!
maria.fonseca.guedes@educacao.com.br
É DE GRANDE VALIA SEU PROJETO,Q VC POSSA CONTINUAR ,COM ESSA SABEDORIA ,DE INCLUIR SEUS ALUNOS NO MEIO DOS DEMAIS,IGUALDADE P/ TODOS.PARABÉNS.
Excelente trabalho, parabéns e que possa dar continuidade a esse belo projeto..
Parabéns professora, é muito bom vermos profissionais tão empenhados em ajudar o próximo em sua caminhada e desenvolvimento, principalmente ajudando crianças, jovens e adolescentes. Essas atividades mostram o quanto essa troca de experiências é rica entre os alunos, e como isso ajuda a fortalecer os vínculos afetivos dentro e fora da sala de aula.
Trabalho maravilhoso, enriquecedor para o nosso fazer diário. Gratidão por compartilhar essa preciosidade conosco!
Maravilhoso.
Lindo trabalho, parabéns!
Admiro o trabalho da Educação Inclusiva
Vejo os trabalhos aqui na escola, são otimos também.
Trabalho maravilhoso.
Boa tarde a todos e a todas, sou Antonio Balbino, possuo graduação em Licenciatura em História e especialização em Neuropedagogia e Psicopedagogia, estou aposentado como tecnólogo em radiologia com vasta experiência em exames de Ressonância Magnética e tomografia Computadorizada…Hoje tenho o prazer de fazer palestras sobre Afetividade.
Assim sendo, não posso deixar de de valorizar um trabalho extraordinário como esse dessa equipe fantástica do Vivescer. Parabéns pela iniciativa e compromisso com a educação do nosso país. Obrigado pela oportunidade e materiais compartilhados.
Simplesmente, um trabalho de sensibilidade, coletivamente falando onde todos os envolvidos usam da sensibilidade e com ação criativa, trazem para junto não apenas um aluno mas todos da turma para que a inclusão seja real. Parabéns.
Muito show adorei está de parabéns.
Excelente iniciativa. Pequenas ações gerando grandes resultados! Parabéns!
kaldriane.lima@hotmail.com
Parabéns por este trabalho que vocês realizam.
Excelente esse projeto parabéns ?
Excelente! um exemplo a ser seguido, só gratidão por ler um artigo tão valioso sou estudante da área de humanas; curso Letras Português Inglês mas atualmente trabalho com crianças autistas, em uma escola de educação infantil e para mim é uma honra poder ter acesso a materiais, que agreguem valor de aprendizagem fiquei muito feliz e grata. Parabéns professora.
Excelente projeto.
Parabéns pela iniciativa!!! Trabalho belíssimo.
Que trabalho lindo professora, encantada com seu desempenho nesse projeto de inclusão.
Trabalho incrível e que também dá aos alunos a chance do auto conhecimento, todos temos limitações, incluir e respeitar é fundamental.
Projeto maravilhoso de uma profissional com um olhar cheio de ternura para a educação especial e inclusiva.
Parabéns!!
adorei a iniciativa, faço parte da educação inclusiva, precisamos mesmo desta iniciativa,.
Que maravilha! Parabéns aos envolvidos!
Um projeto de grande relevância educacional e social, parabéns pela iniciativa
Gostei muito do projeto e vai me ajudar na elaboração de atividades para meu aluno na Educação Especial.
Achei fantástico este projeto, eu trabalho com alunos especiais e são muitos os desafios enfrentados. Parabéns à professora e a todos os envolvidos, seu projeto me inspirou muito.
Boa tarde!
Material enriquecedor em conhecimento com experiência vivenciadas
É a primeira vez que estou trabalhando com educação inclusiva. Está sendo um grande desafio. Estou aprendendo muito. Gostaria de estar recebendo informações, atividades sobre a educação inclusiva especial. Sucessos a todos que participam dessa grande profissão.
Agradeço as contribuições, fiquei alegre em conhecer o site.