E-book da Secretaria da Educação do Espírito Santo traz relatos de experiências educativas durante a pandemia

“Distantes, mas presentes: práticas que aproximam”, publicado neste ano, busca divulgar projetos inspiradores de escolas capixabas 

Tela de um tablet com a capa do e-book Distantes, mas presentes: práticas que aproximam” é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Espírito Santo. 

A Secretaria da Educação do Espírito Santo, por meio do grupo Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE), publicou o e-book “Distantes, mas presentes: práticas que aproximam”. O material é uma coletânea de experiências marcantes de professores e professoras da rede estadual, realizadas a partir da escuta sensível, ao identificar as necessidades de seus alunos no contexto da pandemia de Covid-19. 

Algumas práticas já eram realizadas pelas escolas e ganharam novo formato digital para atender os desafios do ensino remoto, outras foram criadas para atender a demandas específicas surgidas na pandemia. 

Segundo a Secretaria, o objetivo dessa iniciativa é dar visibilidade às atividades potentes que as escolas têm produzido. “Cada capítulo do livro traz práticas pedagógicas que buscaram diminuir as distâncias, ou seja, apesar da distância geográfica, por meio de tecnologias digitais, foi possível se fazer presente, aproximando alunos e professores”, explicam Vitor de Angelo, Secretário de Educação, e Isaura Nobre, Subsecretária de Planejamento e Avaliação, na apresentação do livro. 

As ações e projetos foram desenvolvidos por educadores e estudantes nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marataízes, Mantenópolis, Montanha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Acesse e se inspire 

Num momento desafiador para a Educação, práticas inspiradoras como as compartilhadas no livro enfatizam a importância das ações de acolhimento, favorecem a aprendizagem e previnem o abandono escolar. 

Muitas dessas vivências, que começaram durante a pandemia, continuam tendo grande valor no retorno às aulas presenciais e podem ser replicadas por professores de todo o Brasil. 

Você pode acessar o e-book “Distantes, mas presentes: práticas que aproximam” através do nosso Banco de Práticas! Confira neste link.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Pedro!

      O e-book está disponível no nosso Banco de Práticas. Basta fazer o login na plataforma para realizar o download do material!