7 dicas de perfis para qualificar seu tempo nas redes sociais

Ao invés de desconectar completamente, que tal qualificar o tempo nas redes sociais? Produtores de conteúdo incentivam novos hábitos, prática de exercício físico sem sair de casa, reorganização da rotina e reflexão sobre propósito. Confira

Não é mais segredo para ninguém que as redes sociais são pensadas de forma a fisgar os usuários e viciá-los na navegação pelos feeds infinitos. O filme “O Dilema das Redes”, disponível na Netflix, traz depoimentos de profissionais envolvidos em grandes empresas de tecnologia afirmando que de fato existem estratégias pensadas especificamente para manter as pessoas conectadas, navegando pelos aplicativos.

Com a pandemia, muitas pessoas tentaram suprir o distanciamento social com uma conexão 24/7, ou seja, 24 horas por dia e sete dias por semana. Com quase um ano da chegada do novo coronavírus ao Brasil, já foi possível notar que esse modelo está longe do ideal. Mas, como muitas coisas, o segredo é o equilíbrio. Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem despertar sentimentos de comparação, ansiedade e consumismo, também existem produtores de conteúdos que se especializam em determinados nichos e, com isso, qualificam o tempo que as pessoas passam nos aplicativos.

Por isso, a Vivescer fez uma seleção de alguns perfis que mostram um outro lado das redes sociais, ao incentivarem novos hábitos, darem dicas de organização da rotina, sugerirem exercícios físicos e de autoconhecimento e reflexões relacionadas ao propósito de vida, todas elas de alguma forma ligadas ao princípio de desenvolvimento integral do ser humano defendido pela plataforma. Confira a seguir.

 

– Corpo e mente

Pri Leite Yoga

Com 931 mil inscritos no YouTube, o canal de Priscilla traz a mensagem ‘Retire os sapatos, receba o meu abraço e pode entrar: você está em casa!’. São 344 vídeos que trazem exercícios de yoga tanto para pessoas iniciantes que nunca praticaram, como para aqueles mais avançados, que desejam aprimorar seus movimentos. Os vídeos incentivam o trabalho com flexibilidade, relaxamento, equilíbrio, fortalecimento e alongamento. A prática de yoga é conhecida por unir o trabalho entre corpo e mente: ao mesmo tempo que o corpo é exercitado, a mente relaxa. O canal conta também com conteúdos produzidos especialmente para a realização junto com crianças. Confira.

Norton Mello

Treinos online sem a necessidade de materiais de ginástica. Essa é a proposta do personal trainer e orientador físico Norton Mello, que, desde o começo da quarentena, realiza transmissões ao vivo para seus 595 mil seguidores no Instagram. A ideia é mostrar que qualquer pessoa pode praticar exercícios sem a necessidade de estar na academia. Os treinos, com duração média de 40 minutos, podem ser realizados por qualquer pessoa, independente de seu condicionamento físico. O preparador defende que as transmissões foram a forma encontrada para manter a atividade mesmo em meio à quarentena, fundamental, sobretudo, para quem passa o dia todo sentado em frente ao computador. Saiba mais.

Monja Coen

Engana-se quem pensa que o perfil de Monja Coen no Instagram é dedicado a falar exclusivamente sobre budismo. Com 2,4 milhões de seguidores, Monja Coen fala sobre assuntos diversos que se aplicam a todas as pessoas do mundo, como a importância de fazer o bem, como lidar com a dor, dicas de leituras, a busca por caminhos alternativos à violência, entre outros conteúdos. Além da série Monja Coen Responde, essa no YouTube, seu canal no Instagram é abastecido com vídeos sobre budismo, ansiedade e estresse, mensagens e preces, que alcançam milhares de reproduções. Assista.

 

– Autoconhecimento e hábitos

Eurekka.me

Originalmente uma clínica de psicologia fundada em 2017 por três jovens psicólogos de Porto Alegre (RS), a Eurekka conseguiu, com sua presença online, levar conteúdos sobre saúde emocional para todo o Brasil, além dos atendimentos presenciais. As produções envolvem vídeos no YouTube, a publicação de livros, terapia online e presencial, um aplicativo de fácil acesso aos conteúdos e uma ferramenta de inteligência artificial para fornecer apoio emocional. Diariamente os 553 mil seguidores no Instagram recebem dicas sobre relacionamentos profissionais e pessoais, comportamentos, como praticar autoconhecimento, enfrentamento da ansiedade, transtornos de alimentação e muitos outros temas, todos abordados de forma simples e acessível. Conheça.

Bookster

Qualquer um dos 293 mil seguidores de Pedro Pacífico no Instagram já sabe que “leitura é hábito”. O advogado usa sua página na rede social para incentivar o hábito da leitura. Além de publicar resenhas das obras que lê, ele mostra novas leituras e incentiva o engajamento dos seguidores com desafios do tipo clubes de leitura. Considerado uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos pela Forbes, Pedro comanda um perfil literário que visa descomplicar a leitura, desencorajar comparações do tipo ‘quantos livros você lê?’, discutir produções brasileiras e internacionais e mostrar que o conhecimento das páginas pode não somente ser um passatempo, mas também mudar vidas. Acesse.

Hábitos que mudam

Trabalhando com planejamento estratégico há mais de sete anos, Laris Rodrigues decidiu criar a Hábitos que Mudam, página no Instagram dedicada ao compartilhamento de dicas e sugestões que, ao serem implementadas na rotina, podem ajudar na organização, produtividade, criação de novos hábitos e aprimoramento de práticas não tão boas. Com mais de 135 mil seguidores, os posts apostam em cores e desenhos para chamar a atenção do público para práticas de foco, como lidar com situações no home office, dicas de séries e filmes sobre organização, a importância da criação do hábito do descanso, como se planejar para mais realizações, como tirar projetos do papel, entre outros conteúdos. Saiba mais.

 

– Propósito

Marisa Bussacos

Com um olhar integral para o ser humano, Marisa Bussacos atua em processos de coaching, biografia humana e propósito. A partir dos princípios da antroposofia, Marisa incentiva, em mais de mil publicações, reflexões sobre vida, propósito, valores e conexão interna. Com posts no Instagram, em seu site e em outras redes sociais, aborda temas diversos como integração entre as chamadas hard e soft skills, dicas para como encerrar bem um ciclo, autoconhecimento, a compreensão de jornadas, a separação entre a pessoa e sua vida profissional e outros assuntos. Conheça.

 

Foto: jcomp/Freepik 

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *