Avaliação por pares: como criar um ambiente de colaboração na sala de aula 

Conheça a Avaliação por pares e saiba como ela pode te ajudar a promover um ambiente colaborativo e respeitoso em sala de aula

Que tal envolver os estudantes no processo avaliativo? Com a abordagem da avaliação por pares, é possível construir um ambiente de colaboração e respeito na sala de aula. 

A proposta é inspirada na Aprendizagem entre Pares (Peer Instruction), criada pelo professor de física Eric Mazur, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Além de aprender a partir de trocas com os colegas, os estudantes também são convidados a dar e receber feedbacks sobre o desempenho deles em projetos, atividades ou provas. 

A avaliação por pares é também uma resposta às discussões atuais da educação, como ressalta a professora e consultora educacional Renata Salomone, fundadora da Mapa Metodologias Ativas. A ideia não é fazer apenas a “avaliação da aprendizagem”, mas “avaliar para aprendizagem”. 

“Quando pensamos em avaliação para aprendizagem, enfatizamos que a avaliação não é apenas uma forma de mensurar resultados, mas também uma ferramenta que pode melhorar o aprendizado”, afirma.

Avaliação por pares na prática

Para trabalhar com a avaliação por pares, é importante que o professor organize previamente alguns critérios de avaliação a serem seguidos pelos estudantes, garantindo que as análises sejam construtivas e coerentes. Eles podem considerar desde aspectos socioemocionais até cognitivos, incluindo o nível de compreensão de um determinado conteúdo. 

A professora de língua portuguesa Danielle Lima de Vasconcelos, que atua como consultora educacional na Geekie, conta que já aplicou a avaliação por pares nas suas aulas, envolvendo principalmente os alunos do 6º ano. Com base na sua experiência, ela recomenda a leitura do livro  “Planejamento para a Compreensão”, de Grant Wiggins e Jay McTighe, que pode trazer referências e inspirar os educadores que desejam experimentar essa abordagem com as suas turmas. 

Esse trabalho pode ser introduzido em todas as etapas de ensino, mas uma dica importante é começar com menos critérios de avaliação, de uma forma mais simples. Conforme os estudantes forem se desenvolvendo e aprimorando suas habilidades de análise, o professor pode adicionar outras camadas.  

Contribuição para a aprendizagem inclusiva

A partir da sua experiência, Renata afirma que a avaliação por pares pode trazer diversos benefícios aos estudantes. No processo de dar e receber feedbacks de maneira respeitosa, eles desenvolvem uma visão mais crítica sobre seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos colegas.  

“Ao analisarem seus pares, os estudantes precisam observar com clareza os pontos fortes e as áreas de melhoria, o que também estimula a autoconsciência”, diz Renata. Ela conta que este percurso ajuda a desenvolver autonomia, fomenta a colaboração, amplia o desejo de investigação e aprimora as habilidades de comunicação. 

Já para os professores, nas palavras de Danielle, “o maior benefício é contribuir para a aprendizagem ativa e colaborativa”. Ela explica que a avaliação por pares permite um trabalho onde o estudante fica no centro do processo, já que tira a dependência exclusiva do professor. “A avaliação se torna um momento mais justo e transparente”, completa.  

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Respostas

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  1. Eu sempre faço esse tipo de avaliação com meu alunos, eles sentem valorizados e mais participativo. Sendo que o seu desempenho torma prazeroso e suas habilidades com autonomia fica cada dia melhor.

  2. Acho que é uma experiência positiva para o futuro profissional que serão os alunos, pois estará projetando-os às suas futuras responsabilidades.

  3. Ameiii a matéria! Acredito que a avaliação é um assunto que precisa ser reavaliada e também acredito que as crianças aprendem muito uma com as outras.

  4. Com certeza já usamos esse processo de aprendizagem em sala de aula há tempos, ao menos eu sim, só não tinha esse nome, usamos como monitoria, onde um colega que possui uma habilidade maior de absorção do que é explicado pelo professor (conhecimento) e compartilha o conhecimento que adquiriu com a exposição e explicação do conteúdo pela professora com um outro colega da sala que o processo de aprendizagem é mais lento e demorado.

  5. Desenvolver atividades em pares é de suma importância para a interação do conhecimento do aluno, na medida em que se interagem nas atividades propostas a tendência é maior para alcançar os resultados no planejamento do ensino.

  6. Penso que a possibilidade dessa interação leva os estudantes a entenderem o processo de avaliação, e possam, assim, desempenhar atividades que venham passar por avaliação, com mais critérios e participação.

  7. Gostei bastante desta forma de avaliar, é uma forma dos alunos agirem como monitores dos seus colegas. Ajuda bastante, pena que ainda tem muitos alunos que não demonstram o interesse pelo aprendizado.

  8. Gostei da ideia de trabalhar avaliações por pares . onde sentem valorizados e mais participativo e a criança leva pra casa um texto pequeno e treina a leitura e conta para os colegas a sua história tornando seu desempenho Forma prazeroso!

  9. Acredito que a avaliação por pares é uma dinâmica positiva na aprendizagem dos alunos pois, acrescenta no conhecimento da responsabilidade didática. Eles só precisam ser bem preparados para essa atividade.

  10. Excelente matéria!!
    Já desenvolvemos práticas bem semelhantes como a monitoria atividades
    colaborativas.