Avaliação por pares: como criar um ambiente de colaboração na sala de aula
Conheça a Avaliação por pares e saiba como ela pode te ajudar a promover um ambiente colaborativo e respeitoso em sala de aula
Que tal envolver os estudantes no processo avaliativo? Com a abordagem da avaliação por pares, é possível construir um ambiente de colaboração e respeito na sala de aula.
A proposta é inspirada na Aprendizagem entre Pares (Peer Instruction), criada pelo professor de física Eric Mazur, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Além de aprender a partir de trocas com os colegas, os estudantes também são convidados a dar e receber feedbacks sobre o desempenho deles em projetos, atividades ou provas.
A avaliação por pares é também uma resposta às discussões atuais da educação, como ressalta a professora e consultora educacional Renata Salomone, fundadora da Mapa Metodologias Ativas. A ideia não é fazer apenas a “avaliação da aprendizagem”, mas “avaliar para aprendizagem”.
“Quando pensamos em avaliação para aprendizagem, enfatizamos que a avaliação não é apenas uma forma de mensurar resultados, mas também uma ferramenta que pode melhorar o aprendizado”, afirma.
Avaliação por pares na prática
Para trabalhar com a avaliação por pares, é importante que o professor organize previamente alguns critérios de avaliação a serem seguidos pelos estudantes, garantindo que as análises sejam construtivas e coerentes. Eles podem considerar desde aspectos socioemocionais até cognitivos, incluindo o nível de compreensão de um determinado conteúdo.
A professora de língua portuguesa Danielle Lima de Vasconcelos, que atua como consultora educacional na Geekie, conta que já aplicou a avaliação por pares nas suas aulas, envolvendo principalmente os alunos do 6º ano. Com base na sua experiência, ela recomenda a leitura do livro “Planejamento para a Compreensão”, de Grant Wiggins e Jay McTighe, que pode trazer referências e inspirar os educadores que desejam experimentar essa abordagem com as suas turmas.
Esse trabalho pode ser introduzido em todas as etapas de ensino, mas uma dica importante é começar com menos critérios de avaliação, de uma forma mais simples. Conforme os estudantes forem se desenvolvendo e aprimorando suas habilidades de análise, o professor pode adicionar outras camadas.
Contribuição para a aprendizagem inclusiva
A partir da sua experiência, Renata afirma que a avaliação por pares pode trazer diversos benefícios aos estudantes. No processo de dar e receber feedbacks de maneira respeitosa, eles desenvolvem uma visão mais crítica sobre seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos colegas.
“Ao analisarem seus pares, os estudantes precisam observar com clareza os pontos fortes e as áreas de melhoria, o que também estimula a autoconsciência”, diz Renata. Ela conta que este percurso ajuda a desenvolver autonomia, fomenta a colaboração, amplia o desejo de investigação e aprimora as habilidades de comunicação.
Já para os professores, nas palavras de Danielle, “o maior benefício é contribuir para a aprendizagem ativa e colaborativa”. Ela explica que a avaliação por pares permite um trabalho onde o estudante fica no centro do processo, já que tira a dependência exclusiva do professor. “A avaliação se torna um momento mais justo e transparente”, completa.
Gostei muito da ideia de trabalhar avaliações por pares,mas gostaria de algumas modelos ou exemplos de como fazer isso. Ficou meio vago a informação.
Desde já agradeço!
Acredito que seja um dos caminhos para uma aprendizagem significativa.
Eu sempre faço esse tipo de avaliação com meu alunos, eles sentem valorizados e mais participativo. Sendo que o seu desempenho torma prazeroso e suas habilidades com autonomia fica cada dia melhor.
Trabalhando o lúdico e pecinhas de teatro, fazendo de cada livro uma peça de Teatro.
Gostei
Eu gostei de trabalhar sarau. onde a criança leva pra casa um texto pequeno e treina a leitura e conta para os colegas a sua história.
Muito inovador e criativo muito bom
Sim.
Era justamente o que eu estava precisando, no momento. Excelente!
AMEIA A IDEIA!
Acho que é uma experiência positiva para o futuro profissional que serão os alunos, pois estará projetando-os às suas futuras responsabilidades.
Ameiii a matéria! Acredito que a avaliação é um assunto que precisa ser reavaliada e também acredito que as crianças aprendem muito uma com as outras.
Sim gostei muito. Quero solicitar se possível alguns exemplos de como fazer isso na prática.
Sirlenia
Com certeza já usamos esse processo de aprendizagem em sala de aula há tempos, ao menos eu sim, só não tinha esse nome, usamos como monitoria, onde um colega que possui uma habilidade maior de absorção do que é explicado pelo professor (conhecimento) e compartilha o conhecimento que adquiriu com a exposição e explicação do conteúdo pela professora com um outro colega da sala que o processo de aprendizagem é mais lento e demorado.
Desenvolver atividades em pares é de suma importância para a interação do conhecimento do aluno, na medida em que se interagem nas atividades propostas a tendência é maior para alcançar os resultados no planejamento do ensino.
anildogiacobbo@gmail.com
Penso que a possibilidade dessa interação leva os estudantes a entenderem o processo de avaliação, e possam, assim, desempenhar atividades que venham passar por avaliação, com mais critérios e participação.
Gostei bastante desta forma de avaliar, é uma forma dos alunos agirem como monitores dos seus colegas. Ajuda bastante, pena que ainda tem muitos alunos que não demonstram o interesse pelo aprendizado.
Gostei da ideia de trabalhar avaliações por pares . onde sentem valorizados e mais participativo e a criança leva pra casa um texto pequeno e treina a leitura e conta para os colegas a sua história tornando seu desempenho Forma prazeroso!
Importância para a interação do conhecimento do aluno é imprescíndivel. A comunicação é um elo para a realização.
Bem interessante a proposta, principalmente porque proporciona que o estudante possa refletir, seja crítico e obtenha autonomia.
A avaliação por pares é uma inovação que poderemos trabalhar de fôrma lúdica e acredito que será de um aprendizado muito grande para os alunos.
Muito bom!
maraclaudiah@gmail.com
Maravilhosa porque nos permite refletir sobre a função de uma avaliação volta para competências e habilidades.
Acredito que a avaliação por pares é uma dinâmica positiva na aprendizagem dos alunos pois, acrescenta no conhecimento da responsabilidade didática. Eles só precisam ser bem preparados para essa atividade.
Excelente matéria!!
Já desenvolvemos práticas bem semelhantes como a monitoria atividades
colaborativas.
Excelente estratégia, já comecei a prática com algumas turmas e os resultados são surpreendentes! Ajuda bastante no comprometimento e relacionamentos da turma.
Quais são os critérios que posso informar para os alunos usarem?
A informação não ficou muito clara.