Autonomia no Ensino Fundamental II: atividades práticas para a escola

Veja como incentivar a autonomia dos alunos do Ensino Fundamental II a partir de atividades práticas.

Autonomia no Ensino Fundamental II: atividades práticas para a escola

O dicionário Michaelis define autonomia como a “capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania; liberdade moral ou intelectual do indivíduo; independência pessoal; direito de tomar decisões livremente”.

Sabemos que ela é resultado de um processo contínuo de desenvolvimento. E, no Ensino Fundamental II, a autonomia está diretamente relacionada com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões, refletindo sobre as consequências e lidando com os próprios sentimentos, sobretudo com os extremos da frustração e da excitação.

Ao mesmo tempo, na adolescência, o cérebro humano está mais aberto a expandir, aprender coisas novas, experienciar e ampliar a visão de mundo. É uma etapa fundamental para a construção da identidade, para o exercício da autonomia e para a consolidação de diversas habilidades sociais. A escola deve ser um campo fértil para a isso!

Para te ajudar a trabalhar esse tema, a Vivescer preparou essa aula com atividades práticas para desenvolver a autonomia dos alunos.

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