Autonomia na Educação Infantil: uma parceria entre escola e família

Conheça propostas práticas para auxiliar os seus alunos no desenvolvimento de sua autonomia e envolver familiares e responsáveis neste processo.

Autonomia na Educação Infantil: uma parceria entre escola e família

O dicionário Michaellis define autonomia como a “capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania; liberdade moral ou intelectual do indivíduo; independência pessoal; direito de tomar decisões livremente”.

Sabemos que ela é resultado de um processo contínuo de desenvolvimento. E, na Educação Infantil, a autonomia está muito ligada à capacidade de realizar tarefas e rotinas de autocuidado simples, bem como de fazer pequenas escolhas, refletindo sobre as possíveis consequências e lidando com os próprios sentimentos, sobretudo com a frustração.

Para que a escola tenha sucesso neste processo, deve contar com a parceria dos responsáveis e familiares. Muitas vezes, é necessário chamar as famílias para conversar sobre o tema e estabelecer alguns combinados visando o pleno desenvolvimento das crianças.

Nesta aula, você vai se aprofundar um pouco mais sobre o tema, conhecendo propostas práticas para auxiliar os seus alunos no desenvolvimento de sua autonomia e envolver familiares e responsáveis neste processo.

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