O dicionário Michaelis define autonomia como a “capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania; liberdade moral ou intelectual do indivíduo; independência pessoal; direito de tomar decisões livremente”.
Sabemos que ela é resultado de um processo contínuo de desenvolvimento. E, no Ensino Fundamental I, embora ainda esteja ligada à realização de tarefas simples, a autonomia amplia-se para a capacidade de fazer escolhas, refletindo sobre as consequências e lidando com os próprios sentimentos, sobretudo com a frustração.
Nesta faixa etária, é essencial ressaltar que a autonomia das crianças deve ser trabalhada com calma,
respeitando os ritmos e limites de cada um. O objetivo é dar responsabilidade e liberdade para cada
aluno sem sobrecarregar, sem comparar e acolhendo os pedidos de ajuda.
Os responsáveis e a família podem ser aliados da escola nesse processo. Por isso, convide-os para conversar sobre o tema e estabelecer alguns combinados visando o pleno desenvolvimento das crianças.
Nesta aula, você vai conhecer propostas práticas para desenvolver a autonomia dos alunos.
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