Precisamos falar sobre a valorização dos professores

Pesquisa do Instituto Península irá escutar educadores de todo o Brasil. Valorização da carreira docente é essencial nas discussões sobre a Educação no país. 

Durante a pandemia, uma das frases mais populares de adultos responsáveis por crianças e adolescentes era: que saudade dos professores! Ficou mais evidente do que nunca que motivar e ajudar os alunos a aprenderem é uma tarefa complexa e desafiadora. 

Os professores tiveram que se desdobrar para adaptar os conteúdos, descobrir novas metodologias e novas ferramentas de ensino. Isso levanta uma importante discussão sobre a Educação no país: o reconhecimento e a valorização da carreira docente

Para além da questão financeira, valorizar também significa olhar para o indivíduo, para o cuidado físico, emocional e mental, de forma a preparar o professor para os desafios do dia a dia. 

Nesse sentido, a valorização da profissão também envolve a atratividade da carreira para os jovens, o respeito pelos profissionais, as condições de trabalho adequadas e a elaboração de políticas públicas que correspondam às reais demandas dos professores. 

Para Caroline Tavares, Gerente de Políticas Docentes no Movimento Profissão Docente, valorizar a profissão pressupõe parar de encará-la como um dom e enxergá-la como o exercício complexo de mediar aprendizados e vivências para crianças, jovens e adultos. 

E você, professor, o que pensa a respeito?

O Instituto Península está conduzindo uma nova pesquisa chamada “Valorização da Carreira Docente: um olhar dos professores”. 

O objetivo do estudo é entender como os profissionais da Educação se sentem valorizados e refletir ações que possam impactar a política pública no Brasil. 

Se você acha que essa é uma pauta importante no debate sobre a educação no Brasil, participe! Sua contribuição será muito valiosa para continuarmos defendendo a carreira docente. 

Clique AQUI para responder a pesquisa. 

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *