Piper: curta-metragem para ver com a família e os alunos

piper curta metragem

Você já foi “capturado” por um livro infantil ou desenho animado? Pois assim são as boas obras: mesmo pensadas para crianças, são cheias de sentido também para os adultos.

E o curta-metragem Piper é ótimo exemplo disso! Disponível no YouTube, esta animação da Pixar, de 2016, escrita e realizada por Allan Barillaro, retrata a primeira experiência de um filhote de pássaro em conseguir comida por meios próprios. A mãe orienta Piper, mas sem tomar o seu protagonismo nessa jornada de crescimento. Afinal, errar, cair e levantar são processos naturais do desenvolvimento, mas é preciso ter liberdade e uma base de segurança e afeto para enfrentar os desafios de forma plena e saudável.

Este curta pode apoiar discussões sobre resiliência, criatividade, superação e equilíbrio entre cuidado e excesso de proteção. Ideal para adultos e crianças assistirem juntos e se divertirem, é um respiro inspirador para se conectar com a criatividade a partir da adversidade.

Pelos olhos do professor

Sabemos que quando se é professor, mesmo que estejamos em casa em uma situação de família, passeando em um fim de semana ou mesmo olhando pela janela, a prática de sala de aula sempre está presente. O olhar de professor consegue encontrar bons temas e oportunidades para se trabalhar com os alunos em diferentes lugares.

Ao assistir Piper, a vontade de compartilhar este curta-metragem com os alunos é praticamente irrecusável. Vejamos por quê:

Abre as portas para boas conversas

Com cerca de cinco minutos de duração, muitas são as emoções, aprendizados e descobertas de Piper, e nossas também. Por abordar temas complexos como resiliência, autonomia, medo, frustração e muitos outros, Piper abre as portas para boas conversas com os filhos e alunos. Costumamos dizer que as boas obras têm camadas de complexidade, por isso, tanto crianças, quanto jovens e adultos, encontram sentido nelas. São de certa forma, atemporais.

Assume diferentes pontos de vista

É uma ótima obra para se pensar nos diferentes pontos de vista. Como a situação é vivida pelo Piper? E por sua mãe? E pelos outros personagens que fazem parte da narrativa? Os alunos observam que há diversas interpretações sobre uma mesma situação.

Exercita a escuta atenta e aberta

Para ser uma conversa, é preciso colocar em prática dois papéis: o de falante e o de ouvinte. Piper ajuda a encontrar pontos comuns e diferentes entre as falas, ampliar as informações ou visão sobre o que foi colocado, trazer um novo ponto de vista. Essa situação não se refere a uma faixa etária específica, pois quem é que não conhece um adulto que não sabe conversar? Que “fala sozinho”? Conversar é algo que se aprende… ou não!

Aprendizado com os pares

Uma das maiores belezas desse curta-metragem é a forma como Piper supera seu medo. O encontro inesperado com o caramujinho em uma situação muito similar a dele e o que ele aprende nessa relação é inspirador. Aqui vale um lembrete muito importante para os professores – o quanto a troca entre os pares é fundamental para as construções de aprendizagem -, pois os desafios são muito próximos e aquilo que precisam dar conta ou resolver também é.

Apoio aos processos de aprendizagem

Como apoiar os aluns no desenvolvimento de sua autonomia? Qual o tamanho da ajuda para que eles “andem com as próprias pernas”? O que se passa com a mãe de Piper, em seu coração, pode não estar tão visível, mas que ela acredita e confia que ele consegue, isso é certo!

Temas muito pertinentes para o contexto que vivemos

Piper traz temas muito pertinentes no contexto atual que vivemos. E como se trata de uma história que acontece com um personagem, é mais fácil falar sobre medo, solidão, desamparo…

Personagem inspirador

Nunca é fora de hora para se inspirar em um personagem que, como todos nós, passa seus “perrengues”, e que ao superá-los, generosamente, oferece esse seu saber para o entorno… isso é para ser compartilhado, iluminado, validado, valorizado.

Quer assistir com seus filhos ou alunos?

Clique aqui e “curta” o curta-metragem Piper!

 

 

 

 

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *