Bem-vindos ao
Portal de formação da
SEE-PE e da Vivescer
Aqui, você encontra cursos certificados com sugestões de atividades práticas para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Sobre a parceria
O retorno às aulas presenciais aguçou antigos desafios da educação, demandando ações para a recomposição de aprendizagens. Em relação aos estudantes, a volta foi acompanhada, muitas vezes, por medo, ansiedade e dificuldades de convivência.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, disponibiliza a formação continuada “Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula”.
O curso ocorrerá através da parceria entre a Vivescer, o Consed e a SEEPE/SEDE/GEIDH, visando contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que fortaleçam a cultura do acolhimento na escola, a partir de ferramentas como a escuta sensível e a construção coletiva de pontos de vista, possibilitando a criação de estratégias de ensino aprendizagens que respeitem as necessidades específicas de cada estudante.
O curso tem carga horária de 40 horas e, em seu término, é possível realizar uma pequena avaliação para obter um certificado, emitido pelo Instituto Singularidades.
Vamos começar?
Acolhimento e Bem-Estar na sala de aula
Clique aqui e conheça os detalhes do curso!
Como lidar com problemas de convivência na escola
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Recuperação de aprendizado com trabalhos em grupo
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Conheça os detalhes do curso!
Acolhimento e Bem-Estar na sala de aula
Objetivo:
Apoiar os professores em alguns dos principais desafios da volta às aulas presenciais, como a ansiedade e estresse dos alunos; as dificuldades de aprendizado; e o excesso de conflitos.
Contéudo:
São quatro módulos com atividades interativas em diversos formatos, como textos, fotos, infográficos e vídeos. A linguagem é objetiva e clara, e o conteúdo conectado com a realidade das escolas. Entre os temas abordados, estão ferramentas como rodas de conversa, feedback construtivo, diários de aprendizagem e assembleias escolares - sempre acompanhadas de um passo a passo para botar em prática.
Carga horária:
40h
Certificado:
Instituto Singularidades
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Como lidar com problemas de convivência na escola
Objetivo:
Ajudar os professores a lidarem com diferentes problemas de convivência que ocorrem no dia a dia da escola, como indisciplina, violência e bullying.
Conteúdo:
São dois módulos com atividades interativas em diversos formatos, como textos, fotos, infográficos e vídeos. A linguagem é objetiva e clara, e o conteúdo conectado com a realidade das escolas. Entre os temas abordados, há critérios para identificar e intervir nos problemas de convivência e o passo a passo de ferramentas para evitar e atenuar seus efeitos, como os círculos restaurativos e as assembleias escolares.
Conheça os detalhes do curso!
Recuperação de aprendizado com trabalhos em grupo
Objetivo:
Apoiar os professores na recuperação de aprendizado dos alunos utilizando a ferramenta do trabalho em grupo.
Conteúdo:
São dois módulos com atividades interativas em diversos formatos, como textos, fotos, infográficos e vídeos. A linguagem é objetiva e clara, e o conteúdo conectado com a realidade das escolas. O trabalho em grupo é discutido minuciosamente com passo a passo para implementá-lo, estratégias para alimentar sua dinâmica e exemplos da prática para inspirar os participantes do curso.
Você é coordenador pedagógico?
Conheça o material especial que preparamos para trabalhar o tema de acolhimento e bem-estar na sala de aula com a sua escola!
Entenda o Projeto Mapa Afetivo:
Trata-se de 4 encontros formativos online realizados no primeiro semestre de 2022 para 10 profissionais de cada GRE, que buscou desenvolver os três pilares das competências socioemocionais, contempladas no currículo de Pernambuco: o Eu, o Outro e Nós, considerando que na dimensão do eu estão o autoconhecimento, o autocuidado e a autogestão, na dimensão do outro estão a empatia, a cooperação e a gestão dos relacionamentos e na dimensão do nós estão a responsabilidade social, a cidadania e habilidade para convivências .
O foco principal foi formar multiplicadores para utilizarem-se de estratégias pedagógicas na ótica do acolhimento e do cuidado humano, na perspectiva da formação integral dos estudantes, possibilitando desenvolver a humanização da escola diante da atual conjuntura social.
Ficou com alguma dúvida?
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