O que é a Vivescer

 

O mundo mudou e continua mudando muito rapidamente! Os desafios estão cada vez mais complexos e podemos sentir o reflexo disso em nossas salas de aula. A escola que nossos avós e pais estudaram parece não funcionar mais…

Mas qual seria a resposta para educar em um mundo em constante mudança? Muitos especialistas concordam que um caminho possível é a Educação Integral, que garante o desenvolvimento pleno dos indivíduos – não só cognitivo, mas emocional, físico, cultural e social – em um projeto coletivo que envolva a escola, as famílias e a comunidade. Uma escola viva, conectada com a realidade, que garanta aprendizagens significativas para todos.

 

Muitos autores importantes defenderam uma educação mais integral ao longo do tempo: Anísio Teixeira, Rubem Alves, Paulo Freire, Rosa Maria Torres, Maria Nilde Mascellani, Jaqueline Moll, John Dewey, Rudolf Steiner, Edgar Morin, Pierre Weil, Maria Montessori, entre outros.

Adicionalmente, a nova Base Nacional Comum Curricular afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a Educação Integral.

Mas pensemos juntos: se queremos desenvolver alunos integralmente, não deveríamos pensar também no desenvolvimento integral de professores?

Pois essa é a contribuição que a Vivescer deseja fazer a você, professor! Aqui você encontra uma comunidade onde é possível trocar experiências sobre a prática e 16 percursos de aprendizagem que colaboram para o seu desenvolvimento integral.

Como começou?

Nós, do Instituto Península, queríamos contribuir para a transformação da Educação em nosso país. Então, resolvemos fazer uma escola. Uma escola diferente, que ajudasse crianças a se desenvolverem integralmente, explorando seus múltiplos potenciais. Assim nasceu a Escola da Toca, uma escola experimental que criou uma abordagem pedagógica inovadora baseada em três princípios: inspiração na natureza, respeito e apreciação da cultura da infância e o desenvolvimento integral.

Nesses dez anos de existência, a escola beneficiou mais de uma centena de alunos, entre dois e seis anos de idade e trouxe inúmeros aprendizados, entre eles a certeza de que um novo modelo de escola é um sonho possível. Nesse período, a Escola da Toca foi reconhecida pelo Ministério da Educação como instituição de referência em inovação na Educação Básica e foi eleita por um júri de notáveis como uma das 20 escolas mais inovadoras do mundo.

Um segundo passo foi entender se esse modelo funcionaria em uma escola pública de ensino.

Então, iniciamos uma parceria com uma escola de período integral do município de Itirapina (mesmo município em que estava localizada a Escola da Toca, no interior do estado de São Paulo), vivendo um processo de inovação coletivo e compartilhado com a equipe de educadores dessa escola.

Nós aprendemos muito nesse processo. Aprendemos que o desenvolvimento integral não é só para crianças, mas também para os adultos que trabalham com elas. Aprendemos que cuidando não só da mente, mas do corpo e das emoções, guiados por um propósito forte, ganhamos potência para transformar as coisas ao nosso redor.

Então surgiu a Vivescer, uma forma dessas ideias alcançarem mais professores! Fruto de um processo de cocriação realizado com educadores de todo o Brasil que foram convidados a pensar uma solução digital que atendesse aos principais desafios enfrentados em sala de aula, e agora ela chega até você. Esperamos que possa ser uma ferramenta útil, que lhe ajude, acima de tudo, transformar a si mesmo.

O Instituto Península

A Vivescer é uma iniciativa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade.
Trabalha o desenvolvimento integral de docentes nas dimensões física, intelectual, emocional e social para que esses profissionais estejam melhor preparados para fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos.