Livro traz compilado de artigos sobre valorização dos professores no Brasil

No mês dos professores, a Vivescer apresenta livro do Instituto Península com 80 artigos sobre a importância da profissão docente para a construção de um futuro melhor

Aqui vai um desafio: tente pensar em uma profissão que, de alguma forma, tem relação com todas as outras e é imprescindível para o crescimento de um país. Adivinhou? No mês dos professores, nada mais justo do que falar sobre quão fundamental a profissão é na construção de um futuro melhor. 

Os professores formam os estudantes que amanhã serão médicos, advogados, economistas, engenheiros, arquitetos, jornalistas e também professores, ensinam valores humanos e conhecimentos, e incentivam que crianças e jovens desenvolvam, enxerguem e aproveitem sua potência. Sua importância é tanta, e, ao mesmo tempo, sua valorização, entretanto, está longe do ideal. 

Pensando na importância do momento político atual de tomada de decisões sobre o futuro do país, o Instituto Península, juntamente com o Movimento Profissão Docente – coalizão das instituições: Instituto Natura, Itaú Social, Instituto Unibanco, Todos pela Educação, Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo e Fundação Santillana –, idealizou e lançou o livro “Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil”. 

Trata-se de um compilado de 80 artigos sobre os desafios e a beleza da profissão, bem como experiências pessoais dos autores que ajudam a pintar o cenário atual da profissão docente no Brasil. 

Trecho da introdução do livro explica que ele nasceu a partir do “silêncio de elogios e com os frequentes ataques dirigidos, no Brasil, a estes importantes personagens da história social, econômica e política de toda nação.” Para Haroldo Rocha, coordenador geral do Movimento Profissão Docente, atualmente vivem-se tempos de excesso de informação, com a impressão de mais valorização de fatos negativos. Assim, a publicação representa uma faísca de esperança. 

“Além de exemplos de boas práticas de professores, traz experiências e memórias valiosas de diferentes personalidades, afinal, todos fomos alunos um dia, não é mesmo? A obra é uma homenagem aos educadores brasileiros porque todo dia mais de 2 milhões de professores garantem o acesso à educação de quase 50 milhões de crianças e adolescentes. Sem o vínculo entre educador e aluno o aprendizado não acontece.” 

Diferentes perspectivas 

O livro conta com a contribuição de nomes como Abilio Diniz, Ana Maria Diniz, Ministro Luís Roberto Barroso, Viviane Senna, Priscila Cruz, Paulo Hartung, Fernando Abrucio, Luciano Huck, jornalistas especialistas em educação, além de professoras e professores de diferentes regiões do país.  

Segundo Haroldo, a ideia foi falar sobre a importância da docência para o desenvolvimento do Brasil a partir de múltiplas perspectivas, possibilitando um mergulho no tema por meio  da relação entre esses diferentes pontos de vista. 

“Foram 80 perspectivas que reforçam a diversidade de visões sobre o tema. Os artigos tratam diferentes pontos de vista: um ponto de vista sistêmico – as leis, normas, avanços em políticas públicas –, um ponto de vista da escola como núcleo de desenvolvimento para esses profissionais, um terceiro ponto de vista do relacionamento entre pares, entre colegas, com sindicato, com as famílias e por fim, um quarto ponto de vista sobre experiências do indivíduo tanto professor como aluno, por isso contamos com a participação de professores e alunos”, explica. 

Variedade de temas 

A mesma multiplicidade de perspectivas aparece, consequentemente, nos temas abordados nos artigos. Alguns falam da importância da formação inicial de qualidade para garantir profissionais bem preparados em sala de aula, assim como a atração de jovens talentosos. Outros abordam o papel e impacto que tiveram professores de ensino básico no desenvolvimento dos próprios autores. 

O artigo de Bárbara Born, por exemplo, fala que ‘valorizar o professor é formá-lo bem’. As produções que trazem o tema da formação dos professores dividem-se em três aspectos fundamentais: o saber dar aula, saber o conteúdo e entender o contexto do aluno. 

“Há artigos que contam histórias de excelentes professores que fizeram a diferença na vida de seus alunos por compreender seu contexto e de outros, como o professor de matemática que com sua didática influenciou o estudo da astrofísica por um de nossos autores. Outros falam da carência que existe justamente em licenciandos de ciências exatas em comparação a uma abundância de pedagogos que não necessariamente dispõem do preparo para dar aula no ensino médio”, afirma Haroldo. 

Valorização profissional 

As produções também falam sobre como a valorização do profissional de educação vai além do aspecto salarial, e perpassa, por exemplo, por boas condições de trabalho. Haroldo defende que, apesar de mudanças importantes já estarem em curso, no Brasil ainda existem condições de trabalho mínimas que precisam ser garantidas. 

“Uma síntese das conclusões que podem ser tiradas a partir dos artigos do livro é que a valorização docente passa pelo reconhecimento que nós, enquanto sociedade, damos ao ofício de formar as futuras gerações.” 

Para o coordenador, o livro representa um chamamento não apenas para os tomadores de decisão do país, mas para que toda a sociedade compreenda a centralidade da profissão dos professores para a educação brasileira e tome conhecimento do quão importante é investir e valorizar a carreira docente. 

“Neste importante momento do país, é importante que eleitores e candidatos entendam a importância de termos professores bem preparados, com carreiras instigantes que permitam que estejam em constante desenvolvimento, atraindo jovens talentos e garantindo o direito de uma educação de qualidade para nossas futuras gerações.” 

Fique por dentro 

A lista de autores do livro “Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil” e os títulos de suas produções pode ser conferido neste link, onde a obra está disponível para download. Acesse.

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