Encontrar tempo para autocuidado é fundamental em meio à rotina de aulas remotas

Desenho de uma mulher cumprindo muitas tarefas

Faça o exercício de perguntar a um professor ou professora quantas funções ele acumulou desde que as aulas presenciais foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Muito provavelmente as novas tarefas não caberão nos dedos de uma mão.

Se antes da pandemia docentes já tinham suas vidas sobrecarregadas, a quarentena e a lógica das aulas remotas impuseram uma nova realidade: além de precisarem se adaptar a plataformas digitais – com as quais a maioria não tinha familiaridade –, os docentes tiveram que aprender a fazer roteiros, gravar e editar vídeos, lidar com demandas 24 horas por dia, tirar dúvidas por WhatsApp e Facebook, dar suporte às famílias e, somado a tudo isso, equilibrar tarefas domésticas e cuidados com os filhos. Nessa equação que parece não caber dentro de um dia, onde fica o cuidado consigo mesmo?

A primeira e a segunda etapa da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, realizada pelo Instituto Península, mostraram que os respondentes estão dedicando mais tempo a organizar a vida pessoal e familiar, incluindo questões do lar (71% no primeiro levantamento e 66% no segundo), e trabalhar nas atividades da(s) escola(s) (62%). Entretanto, se antes eram 30% os que afirmavam investir em momentos de autoconhecimento e autocuidado, como preces e meditação, o índice passou para 25%.

Falta tempo?

Silvia Breim, educadora, naturóloga, coordenadora de conteúdo da plataforma Vivescer e facilitadora da abordagem integral, afirma que existe uma soma de fatores que podem explicar a falta de dedicação a ações de autoconhecimento e autocuidado.

De um lado, professores ainda estão se adaptando ao universo online, muitas vezes tendo que buscar ativamente por novas ferramentas, tutoriais e treinamentos que o ajudem a preparar as novas aulas em ambientes virtuais. É um momento de exigência que soma-se à pressão imposta pela burocracia e à vontade de realmente ser bem-sucedido nessa nova função de educador à distância, ainda que temporariamente.

Do outro lado, a educadora defende que é necessário desconstruir a ideia de que ações de autocuidado demandam muito tempo. “Todos nós temos a sensação de que precisamos de muitas horas ou de que dez minutos não são suficiente para praticar o autocuidado.”

Por que investir nisso? 

À toda essa realidade de novos formatos de aula e interação com os estudantes, entram na equação demandas da casa e o cuidados com os filhos que, por sua vez, também estão aprendendo pelo ensino remoto e muitas vezes precisam de assistência. Então, em meio a tantas tarefas, por que deve-se separar um tempo para investir única e exclusivamente em você?

Para Silvia, essa ação é fundamental para que cada pessoa tenha mais recursos a sua disposição em momentos desafiadores, como o que está posto atualmente. Investir em autocuidado e autoconhecimento proporciona a sensação de que há algo a ser feito frente às adversidades que, muitas vezes, não podem ser controladas. “Conhecer diferentes recursos pode te ajudar a alcançar um estado de mais equilíbrio, plenitude, menos angústia e ansiedade. São ferramentas que podem ser usadas todas as vezes que você se perceber nessas situações.”

Além disso, um ser humano é composto de várias esferas: suas emoções, corpo físico, sua cidadania, trabalho, família, amigos e muitas outras, além de fazer parte de dimensões que são alteradas de acordo com as ações da população. Silvia explica que alterações em qualquer esfera ou dimensão produzem impactos sistêmicos nas outras. É intuitivo pensar que uma pessoa mais equilibrada, calma e estável provavelmente terá relações mais saudáveis do que uma pessoa irritadiça.

“O autoconhecimento e autocuidado são desafiadores, até porque não fomos ensinados sobre isso. A nossa educação é muito mais voltada para perceber o que se passa fora do que aquilo que se passa dentro. Mas há uma relação intrínseca entre o fora e o dentro.”

O que pode ser feito?

Para alcançar o equilíbrio entre tarefas pessoais e profissionais ou, ao menos, encaixar momentos de autocuidado na agenda, Silvia dá duas dicas.

– Entender qual é a sua rede de apoio

Silvia afirma que é necessário expandir a rede de apoio e compreender que essa vai além da avó que, no momento, está impossibilitada de ficar com os netos. Também compõem essa rede vizinhos e amigos para os quais é possível telefonar nem que seja para dividir as angústias.

“Podem ser coisas muito simples. Você pode combinar com um vizinho que, em um dia, ele vai cozinhar mais comida e deixar na sua porta, e no dia seguinte você faz o mesmo por ele. Cozinhar demanda tempo e esse tipo de iniciativa libera um tempo da agenda que você pode usar para você ou simplesmente para não fazer nada, já que a sobrecarga é tanta: temos que lidar com a casa, com a cozinha, com filho, trabalho, relacionamento. São muitas esferas ao mesmo tempo.”

– Separar intervalos de dez minutos durante o dia

Muitas pessoas passam mais de uma hora por dia empenhadas em rolar a linha do tempo nos inúmeros aplicativos de redes sociais, tempo que poderia ser melhor empregado em momentos de autoconhecimento e cuidado. Silvia indica e compartilha que ela mesma faz sua “lista do dez minutos”, ou seja, enumera ações que podem ser feitas nesse intervalo entre uma tarefa e outra, como tomar um banho, tomar uma xícara de chá ou sentar em frente à janela para dar um descanso de olhar telas o dia todo.

“Essas pausas são importantes para alternar entre estar fazendo alguma coisa e se cuidando. Se você conseguir encaixar mais de uma pausa por dia, ótimo. Mas eu indico começar com uma. Se inserirmos muita coisa, a tendência é que a gente não consiga fazer. Então deve-se começar com o que cabe na rotina, sem querer abraçar o mundo. Começar devagar faz com que possamos ganhar essa ‘musculatura’ e, quando ela está trabalhada, fica mais fácil de propor outras coisas.”

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É importante essa pausa para colocar a mente em ordem.

  2. Veio num bom momento esse texto: início de uma nova semana, hora de reorganizar – a si mesmo e ao ambiente externo – e rever as prioridades. Obrigada!

  3. Posso dizer que já valeu a pena criar meu Instagram (eu tinha aversao). Vcs são muito necessários. Indicarei aos meus colegas.

  4. Com o isolamento social, consequentemente a quarentena, que tem feito com que o nosso tempo seja potencializado em casa, é certo que muitas coisas mudaram. Uma delas é o uso do tempo. A dificuldade de se planejar diante de tantas tarefas todos os dias. Eu decidi, em meio a tantas coisas, tirar um tempo para ler a Bíblia e meditar. Também determinei que tiraria pelo menos uma hora por dia, de segunda a sexta, para fazer exercício físico. Isso tem me ajudado bastante. Cuidar do corpo, da alma e do espírito. Até Jesus passou por esse processo tríade de crescimento. “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2.52

  5. Encontrar um momento para nós sem sentir culpa.
    `As vezes quando paramos um momento para olhar para nós mesmos ou simplesmente para não fazer nada mesmo, dá uma sensação de culpa, parece que estamos desperdiçando um tempo preciosos para fazer coisas “mais úteis “.
    É preciso realmente um exercício diário para que esse momento, tão necessário, seja inserido em nossa rotina.

  6. Com esse período de pandemia, tenho trabalhado bastante em coisas diversas de trabalho, do lar e principalmente, estudo. Mas já incorporei o momento de meditação aprendido nas jornadas. Um momento só para mim, sem culpas, sem cobranças. Apenas o prazer de encontrar comigo mesma.

  7. As vezes esquecemos. De olhar pra dentro e de nós e e bem vdd que precisamos muito desse tempo de cuidado com nosso corpo mente pra manter um equilibrio e seguir a nossa rotina. Me sinto agradecida por participar desse momento vivencer.

  8. A pressão e o compromisso, muitas vezes esquecemos que para dar conta de tudo, simplesmente precisamos estar bem.
    Eu as vezes me sinto sufocada e sou obrigada a parar para não surtar, ainda assim, me sinto incomodada.

  9. Com esse período de pandemia mim dedico muito em fazer cursos online. Ler e fazer os serviços burocráticos da Escola em que trabalho.Precisamos estar com nossa mente bem.

  10. Pois é, eu estava esquecendo disso e comecei a sentir o peso de tantas atividades…aí separei um tempinho por dia e realmente esses 10 minutos fazem a diferença!

  11. Nesse confinamento , acabo confinando eu mesma sufocando-me de tantas tarefas . Percebi que é preciso me organizar pra sobrar um tempinho para mim mesma.

  12. Concordo que precisamos de um tempo para olharmos pra nós. Precisamos de um tempo para olhar pra dentro. Agora, dar um tempo pra mim mesma faz parte da minha rotina nesses tempos de quarentena.

  13. Estou aprendendo bastante com a vida, amadurecendo… Vivescer tbm tem sido de grande valia nesta quarentena… ainda preciso melhorar na questão do autoconhecimento e do autocuidado, mas já tomei consciência e tenho exercitado… as pausas são mesmo mt importantes. Tenho feito planejamentos e seguido a rotinas para alcançar minhas metas e priorisar este tempo de qualidade para mim mesma.

  14. Nesse isolamento social realmente é preciso buscar autoconhecimento. À vezes com tantas tarefas e afazeres me esqueço de mim. O tempo de pausa é fundamental e faz -se necessário no nosso dia a dia.

  15. Nossa. Falou comigo, profundo. Preciso reservar 10 minutos prá ontem, inserir na minha rotina já.

  16. É preciso diminuir nossas tarefas , para q assim tenhamos qualidade de vida , o corre corre não nós deixa ver o quanto somos sobrecarregadas ,se faz mas que necessário tirar um tempinho para nós

  17. Silvia, temos mais que 10 minutos para ficarmos com nós mesmas. Depende de cada um. Há sempre muitas coisas a fazer como cuidar de nós e daqueles que estão a nossa volta. Mas a rede social pode ficar um pouco a parte para que possamos parar e pensar em nós mesmas.
    Daí sim, nos propor a fazermos coisas que gostamos e sintamos prazer. Um exercício que deve ser diário e assim como você falou, esquentarmos os músculos da mente.

  18. Obrigada pelas dicas e incentivo, precisamos cuidar de nós e ter um olhar de carinho, para depois cuidar do outro!

  19. São dicas simples que passam despercebidas pela falta de tempo e cuidado com nosso corpo.

  20. Excelente, gostei muito do intervalo dos dez minutos. Com certeza fará diferença no final do dia, positivamente.

  21. Amei essa dica dos dez minutos !Vou utilizar na vida! Realmente temos que cuidar da nossa parte interior ela irá garantir a saída desse período conturbado.

  22. Realmente devemos cuidar!o nosso interior nos dará suporte para sairmos dessa pandemia.

  23. Vou usar na minha vida essa dica dos dez minutos! Irá me ajudar muito!

  24. Gostei dos dez minutos. Da mesma maneira que faço uma lista de leitura e música vou nesses dez minutos anotar minhas 4emoções.

  25. Nossa formação com a SEDU socioemocional fala da sinergia com o aprendizado
    o Cuidar.

  26. Gostei muito dessa pausa dos dez minutos entre uma atividade e outra porque sobrecarregamos muito envolvido nas tarefas do dia a dia
    e esquecemos de cuidar do nosso interior, de dar um descanso.