Vivescer é uma palavra inventada pelo escritor brasileiro Guimarães Rosa. Ela combina duas palavras: “viver” e “ser” ou, na nossa interpretação poética, “viver sendo”, ou “viver em constante desenvolvimento”.

Sabemos que ser professor não é uma tarefa simples em um mundo complexo e em constante mudança como o nosso. Mas queremos honrar a escolha que você fez em algum momento da sua vida tornando a tarefa de educar uma fonte constante de energia e realização.

Por isso, a Vivescer criou uma parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo, a EFAPE , para levar aos educadores das redes municipal e estadual de São Paulo 4 cursos que colaboram para aperfeiçoar competências relacionadas a quatro grandes dimensões presentes em todos nós: Corpo, Emoções, Mente e Propósito.

Desenvolvidos pela Vivescer, esses cursos – ou jornadas de aprendizagem, como chamamos por aqui – são 100% gratuitos e certificados pelo Instituto Singularidades.

* O CERTIFICADO OFICIAL SERÁ DISPONIBILIZADO APÓS A HOMOLOGAÇÃO DO CURSO.

Nosso objetivo é nos desenvolvermos juntos!

Saiba mais sobre essas 4 jornadas no vídeo abaixo:

E então, vamos seguir essa jornada de conhecimento juntos?

Confira abaixo alguns conteúdos que serão abordados em nossas quatro jornadas de aprendizagem:

(cada jornada é composta por 4 percursos, cada um deles com 16 atividades)

Jornada Emoções (32 horas)

Nesta jornada, vamos conhecer o papel das emoções no ensino e na aprendizagem, aprendendo a regular nossas emoções e ajudando nossos alunos a desenvolverem sua própria capacidade de autorregulação. Também vamos refletir sobre diferentes estilos de aprendizagem e sobre como personalizar o ensino, além de desenvolver estratégias para criar um clima de conexão e abertura que favoreça o aprender e o ensinar. Ainda nesta jornada, pensaremos sobre como os diferentes sistemas nos quais estamos inseridos impactam a tarefa docente, aprendendo a trabalhar em redes.

Percurso 1 – Experiências Emocionais (8h)
Percurso 2 – Estilos de Aprendizagem (8h)
Percurso 3 – Conexão e Abertura (8h)
Percurso 4 – Sistemas (8h)

Jornada Mente (32 horas)

Nesta jornada vamos investigar nossa própria experiência cognitiva, entendendo como vieses cognitivos e modelos mentais podem impactar a forma de ensinar. Também navegaremos por diferentes estratégias de ensino, entendendo como potencializar a aprendizagem colocando os alunos em uma posição ativa. Por fim, pensaremos juntos sobre como múltiplas perspectivas podem enriquecer o processo de conhecer e entender o mundo e como as políticas públicas podem influenciar a prática pedagógica.

Percurso 1 – Experiências Cognitivas (8h)
Percurso 2 – Estratégias de Aprendizagem (8h)
Percurso 3 – Perspectivas Múltiplas (8h)
Percurso 4 – Políticas Públicas (8h)

Jornada Corpo (32 horas)

Nesta jornada, vamos pensar sobre a relação entre corpo e emoções, investigando nossa experiência somática em busca de equilíbrio e saúde. Também visitaremos nossas estratégias de ensino pensando em como incluir o corpo como uma ferramenta para aprender mais e melhor. Refletiremos ainda sobre as representações culturais do corpo e sobre como entender a natureza como o corpo de todos nós, aprendendo estratégias para alfabetizar ecologicamente nossos alunos.

Percurso 1 – Experiências Somáticas (8h)
Percurso 2 – Sentidos (8h)
Percurso 3 – Corpo e Cultura (8h)
Percurso 4 – Alfabetização Ecológica (8h)

Jornada Propósito (32 horas)

Nesta jornada, vamos pensar sobre o significado que a tarefa docente tem em nossas vidas e a relação com o nosso propósito de vida. Também conversaremos sobre como manter uma prática, profissional e pessoal, que guarde coerência com esse propósito, desenvolvendo uma ética profissional. Ainda neste percurso, pensaremos sobre a tarefa docente em uma perspectiva global, refletindo sobre as questões atuais que a Educação precisa endereçar.

Percurso 1 – Significado (8h)
Percurso 2 – Coerência (8h)
Percurso 3 – Ética (8h)
Percurso 4 – Perspectiva Global (8h)

*Para certificar-se é preciso concluir todas as atividades propostas!

Uma rede de troca de experiências

Além dos percursos de aprendizagem, a Vivescer busca trazer uma solução possível para uma das maiores queixas da profissão: a solidão. Em uma área exclusiva que permite a interação e a troca de experiências, você pode encontrar em outros professores apoio para os desafios do dia a dia, criando uma rede de suporte ágil e sempre disponível.

Veja o que alguns professores pensam sobre nós!

“Gostaria de deixar registrado a minha gratidão em relação ao que este curso me proporcionou. O curso foi muito prazeroso. Foi uma oportunidade maravilhosa.”

Patricia

“Acabei de realizar o percurso “corpo”. Nossa, que curso excepcional. Penso que cada professor se sentirá representado pelos percursos dessa jornada.”

José