Afinal, o que é Educação Integral?

Quando falamos em Educação Integral, a imagem que costuma vir à mente é a de uma escola funcionando o dia todo. Isso porque relacionamos integralidade à ampliação do período, ou seja, à Educação em tempo integral. Mas embora uma escola em período integral tenha mais tempo para desenvolver os alunos integralmente, a Educação Integral não é sinônimo de mais tempo na escola, mas sim a ideia de que todo ser humano é composto de múltiplas dimensões que merecem ser igualmente nutridas.

Uma Educação Integral é também um projeto coletivo que envolve não só a escola (e todos os seus atores), mas também famílias e comunidade. Não se aprende só na sala de aula ouvindo as explicações do professor, mas também em uma visita guiada ao museu; em um debate sobre um tema atual; em uma assembleia em que se acordam as regras de convívio da escola; cultivando uma horta coletiva; entrevistando a comunidade para tentar compreender as causas de um problema social ou ambiental; preparando uma apresentação de dança para a festa típica do bairro; registrando as receitas culinárias ou medicinais dos moradores mais antigos; engajando-se em um projeto para reformar a praça da cidade e assim por diante.

Estamos em constante aprendizado quando utilizamos experiências próprias para observar, questionar, levantar hipóteses, entender, agir e compartilhar. É papel da escola realizar esta “costura” entre os saberes locais e os conteúdos curriculares, de forma planejada e intencional, criando aprendizagens cada vez mais contextualizadas e significativas.

Por isso, o objetivo da Vivescer é que todos os professores do país se desenvolvam integralmente, ajudando a tornar a comunidade escolar ainda mais inspiradora e uma poderosa ferramenta para a melhora na qualidade da Educação no país.

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