Diários de aprendizagem ajudam estudantes a compreender relação entre emoções e aprendizado

Mais do que caderno e caneta na mão, o diário é uma ferramenta que envolve processos como rodas de conversa, troca entre pares e reflexão pessoal 

Uma ferramenta usada por muitas pessoas no dia a dia que tem uma aplicação prática na educação e ajuda estudantes a refletir sobre o próprio percurso de aprendizagem. Já sabe o que é? Aqui vai mais uma dica: essa atividade consegue trabalhar, ao mesmo tempo, leitura, produção escrita, oralidade, análise linguística e semiótica e ainda incentiva o desenvolvimento socioemocional dos alunos. E aí, adivinhou? 

São os Diários de Aprendizagem. A proposta, que pode ser integrada a diferentes conteúdos curriculares, principalmente os da área de linguagens, tem como objetivo usar a escrita como ferramenta reflexiva. Ou seja, a ideia é que, a partir dos diários, os estudantes consigam reconhecer o processo de aprender coisas novas e a forma como as emoções e sentimentos se relacionam com a aprendizagem cognitiva.

O conteúdo Diário de Aprendizagem, recém-lançado pela Vivescer, detalha o processo de realização dessa prática em sala de aula, que vai muito além de entregar caderno e caneta para cada estudante. 

Motivações

Para engajar os estudantes na atividade de registrar seu processo de aprendizagem, um passo que pode ser interessante é o professor contar sobre diários que ganharam fama mundial por conta de seus autores, como é o caso do Diário de Anne Frank. 

Também é válido que o educador responsável mostre o diário enquanto uma ferramenta individual e pessoal de cada estudante, que, diariamente, pode registrar suas conquistas, dificuldades, emoções e aspectos marcantes da aprendizagem. Se no início as crianças apenas relatam acontecimentos, é papel do educador incentivar que aprofundem o texto. 

Trecho da publicação da Vivescer explica que o diário de aprendizagem “funciona como um portfólio do aluno, mostrando a evolução da escrita e os momentos mais marcantes do aprendizado. Com produção diária, permite exercitar a precisão da linguagem e o estilo individual de escrita, além de ser uma memória que permite às crianças observar o progresso das suas produções ao longo do tempo: como eram meus textos no início do ano? Como estão agora? O quanto eu mudei?”. 

Montando um diário de aprendizagem

Para que cada criança sinta que o diário de aprendizagem pertence somente a ela, uma dica é incentivar a personalização: vale desde desenhos, colagens, fotos, montagens e figuras na capa para que os estudantes tenham no material os seus gostos pessoais e características. 

Além disso, considerando que o registro é sempre sobre o dia anterior, uma ideia é que o educador comece a atividade com uma roda de conversa para despertar as lembranças, ajudar que cada criança lembre os fatos que mais marcaram e, ainda, incentivar que a turma responda perguntas e apresente suas percepções sobre a atividade que será registrada. Trata-se de uma estratégia que pode ajudar sobretudo crianças menores a organizarem seu texto com uma escrita mais fluida. 

Cuidados importantes

Na hora de reservar um tempo para que os estudantes trabalhem em seus registros, é importante considerar que cada um tem um ritmo de produção escrita. Por isso, talvez seja interessante pensar em jogos e outras propostas para quem terminar primeiro enquanto aguarda os colegas. 

Além disso, utilizar cadernos com folhas sem linhas pode ser uma forma de permitir às crianças explorar e trabalhar sua criatividade e expressão. Por mais que a proposta geral do diário de aprendizagem seja trabalhar o texto, uma folha sem pauta permite a criação de desenhos, mapas mentais, esquemas e outros tipos válidos de registro. 

Revisão e avaliação

Para a revisão das produções, cada educador deve avaliar quais são as melhores estratégias para cada estudante, que podem variar a cada dia. Entre as possibilidades estão incentivar que cada um releia seu texto e promover a revisão entre pares. 

A realização de rodas periódicas de avaliação ao longo do ano conforme o diário de aprendizagem vai sendo desenvolvido também é uma opção para que as crianças apresentem suas percepções sobre a ferramenta, ou seja, o que está bom e o que pode melhorar. 

Existem, ainda, alguns critérios para avaliar e orientar as produções dos estudantes, como o envolvimento e abertura, estrutura do relato pessoal, produção de texto oral e organização das ideias e participação ativa e crítica. 

Fique por dentro

O PDF com o passo a passo para o Diário de Aprendizagem está disponível na íntegra neste link. Acesse e pratique com seus alunos!

Respostas

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  1. Roda de conversa, é importante que o Setembro Amarelo inspire conversas e propostas acolhedoras na escola e reafirme a necessidade de olhar de perto para cada um dos estudantes, oferecendo escuta e apoio.